Listão: Os 10 piores filmes de 2019


Nossa primeira lista de final de ano no Chovendo Sapos traz os títulos que consideramos representar aquilo que de pior surgiu como longa-metragem em 2019. São títulos que chegaram ao Brasil no corrente ano seja através do circuito comercial cinematográfico ou por serviços de streaming e locação online e que foram vistos pelo editor do site, claro. Assim, é uma lista pessoal na qual só foram incluídas as obras que tive o (des) prazer (???) de assistir e é bem possível que outros filmes bem piores não tenham sido incluídos. Aproveite então para deixar na barra de comentários suas possíveis sugestões de inclusão na lista! 

Vamos aos filmes:


10º lugar
The Dirt: Confissões do Mötley Crüe
Dir.: Jeff Tremaine

Iniciamos 2019 com a premiação de Bohemian Rhapsody no Globo de Ouro, SAG e Oscar em algumas das principais categorias. Se você acha que a cinebiografia de Freddie Mercury e do Queen pode ser considerada como uma dos piores ou mais hiperestimados filmes do gênero é porque não assistiu ainda The Dirt: Confissões do Mötley Crüe. Ao narrar a trajetória do Mötley Crüe, Tremaine perde a oportunidade de dar a volta no próprio teor trash da banda e fazer uma obra repleta de ironia. O longa reveste-se de seriedade, assumindo um tom artificial e maneirista de cinebiografia do Lifetime e tem performances constrangedoras do seu elenco principal. 


Disponível na Netflix


9º lugar
Contato Visceral
Dir.: Babak Anvari

Contato Visceral é o tipo de filme que daqui alguns anos possivelmente será objeto de reivindicação de revisão pela cibercinefilia - na verdade, é bem possível que nesse mesmo ano encontremos defensores do longa. O título de Babak Anvari que sucedeu o cultuado Sob a Sombra é o tipo de obra que aparente ter inúmeros simbolismos em uma trama que mistura as relações mediadas pelo universo digital com a história de um barman interpretado por Armie Hammer. A questão é que, particularmente, não acho que o caso de Anvari em Contato Visceral se assemelha a Justin Kelly em Donnie Darko, por exemplo. 


Disponível na Netflix


8º lugar
Hellboy
Dir.: Neil Marshall

Hellboy foi anunciado como a interpretação do clássico personagem da Dark Horse mais próxima dos quadrinhos que o público veria nas telas, assimilando inclusive no seu roteiro passagens de algumas das suas mais celebradas histórias. O filme de Neil Marshall entretanto é um trabalho frio e protocolar cujos acontecimentos não fazem muito sentido como unidade. Para completar, a obra sugere um humor que soa mais como aquele repertório de tio chato que te conta piadas sem a menor graça e acha que está "abafando". David Harbour até convence como o personagem e as cenas de ação exageradas dialogam com o contexto, mas a saudade de Guillermo del Toro e sua visão para universo do personagem nos anos 2000 bate forte. 

Obs.: Não fizemos crítica sobre o longa no site. 

Disponível no Net Now e em outras plataformas de locação online


7º lugar
Obsessão Secreta
Dir.: Peter Sullivan

A cota "suspense nível Supercine" do ano fica por conta de Obsessão Secreta, produção original da Netflix. Incorrendo num erro comum de filmes do gênero feito à toque de caixa, a produção trata como surpreendente a solução que encontra para o principal mistério da história. Acontece que o twist é evidente para o espectador desde o primeiro momento da trama. Como acontece com parte das produções originais da gigante dos streamings, ganhou um buzz na rede que não condiz com o seu resultado.  


Disponível na Netflix


6º lugar
After
Dir.: Jenny Gage

After é o representante do fenômeno Wattpad em 2019. A plataforma voltada para o lançamento de fanfics lançou esse romance de Anna Todd, que se inspirou no cantor Harry Styles para criar a sua história de amor. O filme apresenta aquela série de estereótipos preconceituosos sobre o universo adolescente que já não cabem mais em 2019, como a representação da mocinha como uma garota virginal cujo dilema central é sua primeira experiência sexual, os vilões como jovens tatuados, com piercings e bissexuais etc. Não chega a ser tão ruim quanto A Barraca do Beijo da Netflix, que teve origem parecida, mas transita naquilo que de mais constrangedor existia em Cinquenta Tons de Cinza e a saga Crepúsculo


Disponível no Net Now e em outras plataformas de locação online. 


5º lugar
Kings: Los Angeles em Chamas
Dir.: Deniz Gamze Ergüven

Halle Berry não tem dado muita sorte há anos. A única negra a vencer o Oscar de melhor atriz (2002 por A Última Ceia) não consegue encontrar o projeto certo para um comeback. É certo que ela esteve no elenco de um dos maiores sucessos do ano, John Wick 3 (e arrasou como uma kick-ass heroína de ação ao lado de Keanu Reeves), mas em seu solo com Kings: Los Angeles em Chamas a decepção foi gigantesca. Kings: Los Angeles em Chamas foi o primeiro filme nos EUA da diretora Deniz Gamze Ergüven após ter sido indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro por Cinco Graças e contava a história de uma família liderada pela personagem de Berry durante os protestos pelo julgamento de Rodney King, caso em alta após a minissérie American Crime Story: O Povo contra O.J. Simpson. O longa teve a pior repercussão possível no Festival de Toronto e chegou para o público com um corte duvidoso de apenas uma hora e trinta minutos de duração.


Disponível no Net Now e em outras plataformas de locação online


4º lugar
Calmaria
Dir.: Steven Knight

Calmaria tem o roteiro mais "what the fuck?" de 2019. A trama do filme tem ecos de cinema noir ambientada em uma cidade pesqueira no litoral dos EUA. O diretor e roteirista Steven Knight (de Locke) "deu uma pirada" e assinou uma obra que nos lembra Christopher Nolan e M. Night Shyamalan nos seus piores dias. As reviravoltas de Calmaria envolvem paternidade mal resolvida, abusos domésticos e um twist inesperado (na pior acepção que o adjetivo possa ter). Atores como Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Diane Lane fazem o que podem, mas a culpa é toda do "delírio" criativo de Knight. Sabe-se lá porque, o cineasta acreditou que Calmaria continha uma reviravolta brilhante. Não tem, ela é apenas estapafúrdia.


Disponível no Net Now e em plataformas de locação online 


3º lugar
Sai de Baixo: O Filme
Dir.: Cris D'Amato

Tudo o que o sitcom Sai de Baixo tinha como traço de identidade se perde em Sai de Baixo: O Filme. Saindo dos palcos e, consequentemente, perdendo sua plateia, o filme deixa para trás parte importante da fórmula de sucesso do produto televisivo. O público das apresentações "ao vivo" do Sai de Baixo era combustível para a interpretação do seu ótimo elenco, inclusive. O filme é uma série de esquetes sem graça, a maioria protagonizadas por um Tom Cavalcante que parece querer compensar os anos que passou longe de Vavá e cia. É verdade que tem uma das cenas mais inusitadas da história do cinema nacional - e que envolve Aracy Balabanian e seu irretocável "cabeção" -, mas até chegar nesse ponto... 

Obs.: Não fizemos crítica sobre o longa no site. 

Disponível no Net Now e em plataformas de locação online


2º lugar
Cópias: De Volta à Vida
Dir.: Jeffrey Nachmanoff

2019 foi o ano no qual as pessoas manifestaram todo seu amor por Keanu Reeves. O keanuísmo esteve em alta.  Com o sucesso de John Wick 3 e o anunciado retorno de Matrix e Bill e Ted, Reeves foi um dos principais nomes do ano. No entanto, nem só de glórias vive um artista. Reeves protagonizou a vexatória ficção-científica Cópias: De Volta à Vida, que narra a história de um cientista tentando trazer sua família de volta à vida após um grave acidente de carro. Tudo em Cópias é constrangedor, dos seus efeitos visuais precários, sua trama desenvolvida sem o menor nexo científico, até a interpretação apática de Reeves que, definitivamente, não se encaixa em qualquer papel. 


Disponível na Netflix


1º lugar
O Massacre da Família Manson
Dir.: Andrew Jones

O assassinato de Sharon Tate pela família Manson voltou a ser tópico de discussão em obras como Era uma vez em... Hollywood de Quentin Tarantino e a segunda temporada de Mindhunter. Nos dois casos, o tratamento do tema foi marcado pela lucidez e sensibilidade. O mesmo não pode ser dito do infame O Massacre da Família Manson de Andrew Jones, que explorou o caso para fazer uma história infame sobre uma cantora que se hospeda na casa em que Tate e seus amigos foram assassinados e passa a ser atormentada pelos espíritos dos mortos após se consultar com uma mediúnica. Mais assustador ainda é ler nos créditos finais as notas de respeito de Jones às vítimas do caso, isso depois de assistir sua reconstituição caricata sobre os eventos. 


Disponível no Net Now e em outras plataformas de locação online

Em anos anteriores: João de Deus: O Silêncio é uma Prece (2018); Os Guardiões (2017); Truque de Mestre: O 2º Ato (2016); Terceira Pessoa (2015); Invasão à Casa Branca (2013) e Gamer (2009). 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão: Os 10 piores filmes de 2019
Listão: Os 10 piores filmes de 2019
https://1.bp.blogspot.com/-CAMh5r0wFyc/XcBGxcecwoI/AAAAAAAAdHo/-Qa9udb64UEuE8g88hAoOXPT4aTxNKaWgCLcBGAsYHQ/s400/Copias%2BKeanu%2BReeves.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-CAMh5r0wFyc/XcBGxcecwoI/AAAAAAAAdHo/-Qa9udb64UEuE8g88hAoOXPT4aTxNKaWgCLcBGAsYHQ/s72-c/Copias%2BKeanu%2BReeves.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/listao-os-10-piores-filmes-de-2019.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/listao-os-10-piores-filmes-de-2019.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código