Tente desvendar as alegorias de 'Contato Visceral' (ou nem se dê ao trabalho)


Em 2016, o cineasta iraniano Babak Anvari conquistou a atenção internacional com o longa de terror Sob a Sombra, que explorava alguns elementos da história do país pós-revolução para conduzir um conto sobre o sobrenatural. O sucesso desse filme de Anvari permitiu que ele tivesse uma trajetória semelhante a de tantos outros realizadores fora do circuito de língua inglesa, ou seja, ser cooptado pelos produtores desses principais centros de realização cinematográfica. Contato Visceral é o primeiro longa de Anvari nessa empreitada e ele conseguiu um relativo controle criativo no projeto, dirigindo um roteiro de sua própria autoria baseado em um romance de Nathan Ballingrud. 

O filme acompanha a vida de um barman logo depois que um dos seus clientes passa a ser vítima de estranhos eventos. Logo, a vida do protagonista fica "de cabeça para baixo" afetando seu rendimento no trabalho e suas relações, sobretudo com sua namorada, uma jovem que está desenvolvendo uma tese. 


Em Contato Visceral, Anvari é bem menos "legível" do que ele é em Sob a Sombra. Ainda que não seja tão fã do longa anterior como a maior parte de cinefilia atual, reconheço os méritos daquela produção em construir uma alegoria tão eficiente sobre a situação social do Irã. No caso de Contato Visceral, Anvari parece fazer o extremo oposto, apresentando uma história que parece ter o prazer de se apresentar indecifrável ao espectador. A gente consegue entender em alguns momentos que o longa aborda o uso de aparelhos digitais e, sobretudo, as redes sociais intermediadas por eles como aspecto nevrálgico da crítica, mas não é uma associação tão bem construída assim. 

O protagonista interpretado por Armie Hammer é acometido por uma espécie de ira que gradualmente transforma a sua personalidade. Situações bizarras que envolvem chagas que aparecem no corpo do personagem, o ambiente doentio da sociabilidade digital e insistentes baratas que se proliferam na casa e no ambiente de trabalho do protagonista tomam conta da narrativa sugerindo alguma concatenação semiótica que nunca é muito precisa. Não que o longa precisasse ser didático em suas simbologias, mas se está apresentando essa proposta ao espectador que, ao menos, o faça de maneira que dê alguma oportunidade a ele de estabelecer links lógicos entre os signos. 

Com uma estrutura narrativa que não captura em momento algum a atenção do espectador, Contato Visceral parece um amontoado de impressões vagas sobre eventos que envolvem personagens que sequer são apresentados com alguma consistência na tela. Adotando no automático a chave da apresentação de "bizarrices" visuais por segundo, o filme exibe um certo pedantismo de um cineasta a quem talvez tenha sido dado crédito cedo demais em sua carreira. 


Wounds, 2019. Direção: Babak Anvari. Roteiro: Babak Anvari. Elenco: Armie Hammer, Dakota Johnson, Zazie Beetz, Karl Glusman, Christin Rankins, Brad William Henke, Ben Sanders, Alexander Biglane, Luke Hawx. Disponível na Netflix, 95 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Tente desvendar as alegorias de 'Contato Visceral' (ou nem se dê ao trabalho)
Tente desvendar as alegorias de 'Contato Visceral' (ou nem se dê ao trabalho)
https://1.bp.blogspot.com/-rlcaB-2dL_g/XZwR9Rxv5CI/AAAAAAAAc-A/2fhvgUvi6F05QiGsQ6t9mF5n6zNULfuWwCLcBGAsYHQ/s400/Contato%2BVisceral.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-rlcaB-2dL_g/XZwR9Rxv5CI/AAAAAAAAc-A/2fhvgUvi6F05QiGsQ6t9mF5n6zNULfuWwCLcBGAsYHQ/s72-c/Contato%2BVisceral.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/10/contato-visceral.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/10/contato-visceral.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código