Listão 2021: Os melhores filmes do ano


Concluímos o ano elegendo nossos filmes favoritos de 2021. Incluímos na lista produções lançadas comercialmente nos cinemas ou em serviços de streaming ao longo do ano que passou. Além disso, destacamos algumas menções especiais a obras audiovisuais que fogem do formato preferencial aqui do site. 


10º lugar
Maligno
Dir.: James Wan

Há muitas referências em Maligno, praticamente toda a história do gênero horror no cinema. Porém, reduzir o mais recente trabalho de James Wan a um apanhado de citações é injusto. Wan é um dos criadores de maior fôlego do gênero em sua faceta mais comercial e cria aqui uma história que surpreende o espectador o tempo inteiro conforme revela os meandros do relacionamento entre sua heroína e o assassino Gabriel. 

Onde assistir: HBO Max

Assista ao trailer:




9º lugar
Minari
Dir.: Lee Isaac Chung

Em Minari, Lee Isaac Chung conta uma história de descendentes de imigrantes coreanos nos EUA dos anos de 1980. No filme, esse grupo de personagens se relaciona com suas tradições mesmo em diferentes contextos das suas origens. A história da família encabeçada pelos personagens dos atores Steven Yeun e Han Ye-ri é marcada pela sensibilidade com a qual seu diretor constrói o drama familiar e a dinâmica entre os atores. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

Assista ao trailer: 




8º lugar
Druk: Mais uma Rodada
Dir.: Thomas Vinterberg

Os professores do filme de Thomas Vinterberg propõem participar de um programa pedagógico regado a muitas doses de vinho para inspirá-los em sala de aula. O resultado dá certo até um dado momento, mas logo traz algumas questões com as quais os personagens têm que lidar. Em um ótimo momento da sua carreira, Vinterberg entrega uma história sobre adultos que tentam compreender para onde podem ir quando todas as suas ambições e expectativas foram frustradas pela realidade. 

Onde assistir: Telecine

Assista ao trailer:




7º lugar
 Raya e o Último Dragão
Dir.: Carlos López Estrada e Don Hall

Raya e o Último Dragão entrega muito com um clássico bem executado, tudo aquilo que projetos mais ambiciosos e badalados de animações em 2021 não conseguiram. O filme é um entretenimento do mais alto nível e uma história emocionalmente poderosa. A animação de Carlos López Estrada e Don Hall constrói um universo mágico fascinante formado por conflitos entre grupos rivais e um acerto de contas entre duas princesas. 

Onde assistir: Disney Plus

Assista ao trailer: 




6º lugar
Val
Dir.: Ting Poo e Leo Scott

Val é um inventário da carreira e vida do ator Val Kilmer e também um relato muito honesto sobre a maneira como ele tem conduzido tudo depois que foi diagnosticado com um câncer de garganta que o debilitou bastante. O documentário que consegue ser um relato emocionante, mas inventivo e bem humorado sobre seu biografado, humanizando seu estrelato com as peças que a vida surpreendentemente pregou em sua vida. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

Assista ao trailer:




5º lugar
Shiva Baby
Dir.: Emma Seligman

Emma Seligman transforma o temor da vida de qualquer jovem adulto, o reencontro com a família em uma ocasião "festiva" (por ironia do próprio filme, um velório), em uma comédia que nos proporciona a sensação de estarmos em uma sufocante história de horror. Inspirado em um curta da cineasta, Shiva Baby surpreende com sua execução original e uma completa imersão na experiência de participar de uma reunião social marcada por futricos, cobranças e julgamentos. 

Onde assistir: Mubi

Assista ao trailer:




4º lugar
Deserto Particular
Dir.: Aly Muritiba

Há várias histórias em Deserto Particular, de Aly Muritiba. No fim das contas, o longa é um romance  entre um policial militar e um jovem do interior da Bahia rejeitado pela família. Ao longo dessa jornada, o cineasta transforma e amadurece seus protagonistas de tal forma que tudo vira um processo de autodescoberta para ambos. O longa faz isso rasgando qualquer convenção de manual de roteiro, mas também se entregando a universalidade da sua história - e também a um romantismo rasgado.  

Onde assistir: Em cartaz nos cinemas (em breve nas plataformas digitais para locação)

Assista ao trailer:




3º lugar
Nomadland
Dir.: Chloé Zhao

A precarização do trabalho na contemporaneidade é uma das críticas mais fortes de Nomadland. Com seu filme, Chloé Zhao apresenta ao público a realidade dos nômades não apenas como um "estilo de vida", mas como um fio que nos conduz a fragilidades do capitalismo. Mesclando a realidade com a ficcionalização da mesma, como fez em outros dos seus trabalhos, Chloé Zhao faz ao lado da atriz Frances McDormand um mergulho profundo na personalidade de uma protagonista introspectiva na vastidão das paisagens que servem de cenário para esta história.

Onde assistir: Telecine

Assista ao trailer:




2º lugar
Identidade
Dir.: Rebecca Hall

Estreando como diretora, Rebecca Hall surpreende com a maturidade do seu olhar para uma história sobre o colorismo. Na sua temática, Identidade revela ainda outras camadas de leitura sobre processos diversos de autoaceitação. Todas as escolhas de Hall na direção desse filme foram certeiras, da belíssima direção em preto e branco, que serve, inclusive, como elemento poético de construção da sua própria história, passando pela direção dos seus atores até a sutileza com a qual ela roteiriza o romance de Nella Larsen. Identidade é um grande debut de Rebecca Hall como cineasta. 

Onde assistir: Netflix

Assista ao trailer:




1º lugar
Ataque dos Cães
Dir.: Jane Campion

Não é de hoje que Jane Campion nos surpreende com seus filmes: O Piano, Retratos de uma Mulher, O Brilho de uma Paixão... Com Ataque dos Cães, a realizadora faz um primor de western revisando de maneira profunda um ideário de masculinidade que devasta vidas e como uma dessas vítimas procura resolver de forma drástica essa questão. Revisando o gênero, Campion cria uma obra cheia de fôlego e substância, com personagens que desenvolvem trajetórias sólidas e complexas e faz tudo isso com o esmero estético e a elegância que lhe são típicos. 

Onde assistir: Netflix

Assista ao trailer: 


Vencedores de edições passadas: Retrato de uma Jovem em Chamas (2020); Era uma vez em Hollywood... (2019); Me Chame pelo seu Nome (2018); mãe! (2017); Elle (2016); Foxcatcher (2015); Sob a Pele (2014); Amor (2013); Drive (2012); A Árvores da Vida (2011); A Rede Social (2010); Avatar (2009); Amantes (2009); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Pecados Íntimos (2007); Filhos da Esperança (2006). 

Menção especial a obras audiovisuais em outros formatos

Em ordem alfabética


Bo Burnham Inside
Dir.: Bo Burnham

Foi difícil digerir incursões da ficção no universo da pandemia, sobretudo porque a maioria delas construíam histórias com prazo de validade. Em seu especial para a Netflix, Bo Burnham amplia os horizontes da "história sobre a pandemia" - se é que podemos falar da existência de um "gênero" assim -, para fazer uma obra que investiga o lugar da comédia nesse processo. Nesse estudo, o comediante e compositor Bo Burnham atravessa diversos temas urgentes: depressão, fobia social, a vida nas redes sociais etc.

Onde assistir: Netflix

Assista ao trailer: 




O Caso Evandro
Dir.: Aly Muritiba e Michelle Chevrand

Baseado no podcast do jornalista Ivan Mizanzuki, O Caso Evandro foi a série documental da Globoplay que potencializou a produção de true crime pelos streamings brasileiros. Os diretores Aly Muritiba e Michelle Chevrand reconstituem em ordem cronológica os surpreendentes desdobramentos do caso de um garotinho que desaparece no interior do Paraná. A série é surpreendente e sintomática do país que vivemos, incluindo no seu caldeirão de temas o oportunismo político, os resquícios da ditadura militar, o preconceito contra religiões de matrizes africanas e a violência contra crianças. 

Onde assistir: Globoplay

Assista ao trailer:



Mare of Easttown
Criador: Brad Ingelsby
Dir.: Craig Zobel

Kate Winslet tem um dos melhores desempenhos da sua carreira na pele de uma policial que  investiga a morte de uma jovem no interior dos EUA. Brad Ingelsby e Craig Zobel desenvolvem uma minissérie de fôlego com atuações primosas (além de Winslet, cabe destacar Julianne Nicholson e Jean Smart). Sem pretensão de desenvolver grandes temas, Mare of Easttown entrega um bom desenvolvimento de personagens e uma trama policial engajante. Mare of Easttown foi um dos grandes feitos da TV e dos streamings no ano passado. 

Onde assistir: HBO Max

Assista ao trailer: 


Gostou?

Confere também as nossas listas de atrizes e atores de 2021. 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão 2021: Os melhores filmes do ano
Listão 2021: Os melhores filmes do ano
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhXQU-9EMdgvGS0Fjr990e9C4RESEWy3yEbhlkY67QE9HuZTo-cftX4ZlfeV7pXgqersOyVGAVijc4XKqsLS6uiBwa8QZBi6igxS20sY1Ekcbitx7V4_VFkbm6d3WmPeQwUSpsrpUZ-YXKb4FSAGjkY4yzq2RaGUFkpJlaqFQbp-AhAJam-57Oo33R19w=w400-h221
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhXQU-9EMdgvGS0Fjr990e9C4RESEWy3yEbhlkY67QE9HuZTo-cftX4ZlfeV7pXgqersOyVGAVijc4XKqsLS6uiBwa8QZBi6igxS20sY1Ekcbitx7V4_VFkbm6d3WmPeQwUSpsrpUZ-YXKb4FSAGjkY4yzq2RaGUFkpJlaqFQbp-AhAJam-57Oo33R19w=s72-w400-c-h221
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/01/listao-2021-os-melhores-filmes-do-ano.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/01/listao-2021-os-melhores-filmes-do-ano.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código