Listão 2021: Os melhores atores do ano


Abaixo, nossas escolhas nas categorias de interpretações masculinas para longas lançados comercialmente no Brasil, em cinemas ou streamings, durante o ano de 2021:


 Jovem ator do ano
Alan S. Kim como David 
Minari


O menino Alan S. Kim é uma das presenças mais marcantes do drama Minari, imprimindo na história o olhar infantil para a jornada da família de imigrantes coreanos nos EUA encabeçada pelo casal vivido por Steven Yeun e Ye-Ri Han. Kim cativa o público do filme tanto nos momentos em que deve trazer a ingenuidade e doçura da perspectiva infantil, quanto nas situações onde acaba sendo "cruel" com seus familiares, sobretudo os pais e a avó, A relação que o menino consegue estabelecer com a avó Soonja interpretada por Yuh-Jung Youn é um dos achados do longa. 


Vencedores de edições anteriores: Noah Jupe, O Preço do Talento (2020); Zain Al Rafeea, Cafarnaum (2019); Matvey Novikov, Sem Amor (2018); Alex R. Hibbert, Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017); Tom Holland, O Impossível (2012); Max Records, Onde os Monstros Vivem (2010); Kodi Smit-McPhee, Romulo, Meu Pai (2008).*

*Nos anos ausentes, a categoria foi compartilhada com jovens atrizes. 

Coadjuvantes

Em ordem alfabética


Eli Goree como Cassius Clay
Uma Noite em Miami...

Goree é parte de um elenco repleto de presenças marcantes no longa dirigido por Regina King. O lutador Muhammad Ali já foi interpretado no cinema por Will Smith em Ali (2001) de Michael Mann e aqui ganha uma simpática encarnação. Goree torna Cassius Clay um contraponto interessante às visões de Malcolm X de Kingsley Ben-Adir e do Sam Cooke de Leslie Odom Jr. sobre a sua própria representatividade no cenário estadunidense da época. 


Kodi Smit-McPhee como Peter Gordon
Ataque dos Cães

Smit-McPhee surgiu no nosso tradicional Listão com seu desempenho no drama Romulo, Meu Pai quando ainda era muito jovem. Em Ataque dos Cães, Smit-McPhee confirma nossas previsões sobre sua carreira criando um personagem que se destaca por desafiar os estereótipos de um ambiente marcado pela masculinidade tóxica. A presença de Smit-McPhee se destaca sobretudo pela silenciosa coragem como lida com a violência do seu principal opressor, o vaqueiro vivido por Benedict Cumberbatch. 


Nikolaj Lie Kaas como Otto
Loucos por Justiça

Nikolaj Lie Kaas compartilha a tela com a grande estrela de Mads Mikkelsen em Loucos por Justiça, mas garante uma presença marcante no longa. O ator consegue se destacar interpretando o hacker que recruta o protagonista para a missão principal do filme. O personagem de Kaas guarda as suas dores, mas consegue estabelecer laços mais estreitos de afeto com a filha do personagem de Mikkelsen, tornando o personagem uma figura ainda mais complexa do que o esperado para uma trama tão violenta de vingança ou busca por justiça. 


Richard E. Grant como Hugo Battersby
Todos Estão Falando sobre Jamie

No conto musical high school com inspirações na história de Cinderela, Richard E. Grant vive uma figura inspiracional para o protagonista Jamie New, interpretado por Max Harwood, rapaz que sonha se tornar uma famosa drag queen assim que completar o colegial. Grant está radiante no musical britânico com direito a um dos melhores números da produção, onde sua personagem narra todas as suas glórias do passado e tem reacendido o interesse de "se montar" novamente.


O melhor ator coadjuvante de 2021

Daniel Kaluuya como Fred Hampton 
Judas e o Messias Negro

Como um dos líderes do Pantera Negra, Daniel Kaluuya é responsável por uma interpretação cheia de fúria e presença de tela em Judas e o Messias Negro. Kaluuya constrói de maneira brilhante as dimensões afetivas e políticas do líder Fred Hampton, trazendo para a tela o carisma que foi responsável por transformá-lo em uma voz de destaque no partido. Não é à toa que Hampton foi tido pelo FBI como uma ameaça. Ele tinha magnetismo e, em seu desempenho em Judas e o Messias Negro, Kaluuya consegue dimensionar isso. 

Vencedores de edições anteriores: Willem Dafoe, O Farol (2020); Anthony Hopkins, Dois Papas (2019); Nahuel Pérez Biscayart, 120 Batimentos por Minuto (2018); Bill Skarsgaard, It: A Coisa (2017); Tom Hardy, O Regresso (2016); Mark Rylance, Ponte dos Espiões (2015); Jared Leto, Clube de Compras Dallas (2014); Philip Seymour Hoffman, O Mestre (2013); Ezra Miller, Precisamos falar sobre o Kevin (2012); Ben Mendelsohn, Reino Animal (2011); Luke Ford, Sei que vou te amar (2010); Christoph Waltz, Bastardos Inglórios (2009); Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Jackie Earle Haley, Pecados Íntimos (2007); Jack Nicholson, Os Infiltrados (2006). 

Protagonistas

Em ordem alfabética


Anthony Hopkins como Anthony
Meu Pai

Hopkins venceu o seu segundo Oscar pelo papel de um homem que gradualmente cede para a demência. O filme de Florian Zeller faz uma tocante transição para o grave estado de saúde do personagem e o veterano costura tudo isso com muita sensibilidade e com uma rara riqueza de detalhes. Quando menos percebemos, o personagem do ator está em uma condição de vida diametralmente oposta daquela que ele começa a história. 


Antonio Saboia como Daniel
Deserto Particular

No drama de Aly Muritiba, Antonio Saboia interpreta um policial que reage violentamente aos seus próprios impulsos. Ao mesmo tempo, o personagem do ator é capaz de empreender uma viagem de carro do Paraná até o interior da Bahia para encontrar um grande amor e nessa jornada se reconstrói por completo. Saboia mescla o protótipo de um modelo de masculinidade e surpreende o espectador com a insegurança e a desorientação desse protagonista com a condução da sua própria vida.  


Benedict Cumberbatch como Phil Burbank
Ataque dos Cães

Ainda no quesito "personagens com masculinidades frágeis", Benedict Cumberbatch também teve que lidar com um protagonista que atravessa o tema. O ator transforma o vaqueiro Phil Burbank em uma figura cruel cujo suposto prazer é espezinhar pessoas que estão na margem da sua sociedade, como as personagens de Kirsten Dunst e Kodi Smit-McPhee. Cumberbatch domina o filme na medida em que constrói a manifestação da violência desse personagem, relacionando-a com questões mal resolvidas da sua própria identidade.  


Leonardo Sbaraglia como Santiago
Coração Errante

Sbaraglia esbanja juventude ao interpretar Santiago em Coração Errante. O jeito inconsequente e imersivo com o qual o personagem adentra em relacionamentos, estáveis ou não, faz o ator construir um homem apaixonante, mas autodestrutivo. Ao longo do drama, Santiago comete diversas faltas com as pessoas que ama, sobretudo sua filha. Nem por isso, Sbaraglia faz o público abandonar a sua mão ao longo do filme. 


O melhor ator de 2021

Pedro Fasanaro como Robson/Sara
Deserto Particular

É raro encontrar uma interpretação que consiga lidar de maneira tão fluida com gêneros na tela. Pedro Fasanaro soube construir isso de forma sensível ao dar corpo a Robson e Sara em Deserto Particular. O jovem ator demonstra presença em cena, mesmo que só seja apresentado para o espectador na segunda hora do filme e quando chega na tela compartilha o protagonismo da história com seu colega de cena Antonio Saboia. Quando sua personagem é apresentada em Deserto Particular, Fasanaro preenche a tela com vitalidade, maturidade e doçura contagiantes. 

Vencedores em edições anteriores: Adam Sandler, Joias Brutas (2020); Joaquin Phoenix, Coringa (2019); Timothée Chalamet, Me Chame pelo seu Nome (2018); James McAvoy, Fragmentado (2017); Jacob Tremblay, O Quarto de Jack (2016); Channing Tatum, Foxcatcher (2015); Jake Gyllenhaal, O Abutre (2014); Joaquin Phoenix, O Mestre (2013); Ryan Gosling, Drive (2012); Brad Pitt, A Árvore da Vida (2011); Leonardo DiCaprio, Ilha do Medo (2010); Ryan Gosling, A Garota Ideal (2009); Daniel Day-Lewis, Sangue Negro (2008); Gerard Butler, 300 (2007); Philip Seymour Hoffman, Capote (2006)

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão 2021: Os melhores atores do ano
Listão 2021: Os melhores atores do ano
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi6KBoGeUZKzKjrh51Bic6GSWXPKX9ogQxUmB0fZ8p5LTK7GHw0eUZWmS1N692ZtQy3j5s_9Fk9beGaR_wGOCCie1eKj3fV0iglftOp2C2kN4OPY2h5Mgdy9KZBDH59x9ggMIBevxTTa5T-wP2y3pTJFX8P3pYeRA7VneRD9viskkfAhd0UJBPXhGNxdg=w400-h225
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi6KBoGeUZKzKjrh51Bic6GSWXPKX9ogQxUmB0fZ8p5LTK7GHw0eUZWmS1N692ZtQy3j5s_9Fk9beGaR_wGOCCie1eKj3fV0iglftOp2C2kN4OPY2h5Mgdy9KZBDH59x9ggMIBevxTTa5T-wP2y3pTJFX8P3pYeRA7VneRD9viskkfAhd0UJBPXhGNxdg=s72-w400-c-h225
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/01/listao-2021-os-melhores-atores-do-ano.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/01/listao-2021-os-melhores-atores-do-ano.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código