O mexicano Guillermo del Toro venceu a acirrada disputa pela estatueta do Oscar de melhor filme em 2018 com A Forma da Água. O romance entre uma faxineira muda de um laboratório americano nos anos de 1960 e uma criatura marinha saiu da premiação com um total de quatro estatuetas (melhor filme, direção, trilha sonora e direção de arte ou design de produção). O realizador se une à lista de recentes vencedores do prêmio de melhor direção vindos do México, composta pelos realizadores da sua geração, os amigos Alfonso Cuarón (Gravidade, 2014) e Alejandro González Iñárritu (Birdman, 2015, e O Regresso, 2016). O segundo filme com o maior número de estatuetas da noite foi o drama de guerra Dunkirk, de Christopher Nolan, que levou três prêmios para casa (melhor edição, edição de som e mixagem de som).
Completam o ranking, Três Anúncios para um Crime, O Destino de uma Nação, Blade Runner 2049 e Viva: A Vida é uma Festa, cada um com duas estatuetas. Três Anúncios para um Crime levou os Oscars de melhor atriz (Frances McDormand, em discurso inspiradíssimo que convocou todas as mulheres indicadas na edição) e melhor ator coadjuvante (Sam Rockwell). O Destino de uma Nação trouxe para Gary Oldman o Oscar de melhor ator e também ganhou o prêmio de melhor maquiagem, nada mais merecido, afinal, parte do êxito na composição de Winston Churchill deve ser atribuído ao trabalho dos artistas. Já Blade Runner 2049, que nem indicado a melhor filme foi, passou a "perna" em Planeta dos Macacos: A Guerra e venceu o prêmio de melhores efeitos especiais, além da estatueta de melhor fotografia, uma vitória celebrada tendo em vista que o laureado foi Roger Deakins, cultuado diretor de fotografia que há anos espera um Oscar. Viva: A Vida é uma Festa da Pixar, também não indicado ao prêmio de melhor filme, faturou os Oscars de melhor longa de animação e melhor canção para "Remember Me".
A lista de vencedores também tem como destaque os premiados nas categorias de roteiro. Dois dos filmes mais cultuados da temporada, Me Chame pelo seu Nome e Corra!, não saíram sem levar nada para casa. James Ivory recebeu o prêmio de melhor roteiro adaptado por Me Chame pelo seu Nome e Jordan Peele conquistou a estatueta de melhor roteiro original por Corra!.
Veja abaixo a lista completa de vencedores da 90ª edição do Oscar:
Melhor Filme: A Forma da Água
Melhor Direção: Guillermo del Toro, A Forma da Água
Melhor Roteiro Original: Corra!, Jordan Peele
Melhor Roteiro Adaptado: Me Chame pelo seu Nome, James Ivory
Melhor Edição: Dunkirk, Lee Smith
Melhor Atriz: Frances McDormand, Três Anúncios para um Crime
Melhor Ator: Gary Oldman, O Destino de uma Nação
Melhor Atriz Coadjuvante: Allison Janney, Eu, Tonya
Melhor Ator Coadjuvante: Sam Rockwell, Três Anúncios para um Crime
Melhor Fotografia: Roger Deakins, Blade Runner 2049
Melhor Trilha Sonora Original: Alexander Desplat, A Forma da Água
Melhor Longa de Animação: Viva: A Vida é uma Festa
Melhor Longa Documentário: Ícaro
Melhor Filme Estrangeiro: Uma Mulher Fantástica (Chile)
Melhores Efeitos Especiais: Blade Runner 2049
Melhor Direção de Arte: A Forma da Água
Melhor Figurino: Trama Fantasma
Melhor Edição de Som: Dunkirk
Melhor Mixagem de Som: Dunkirk
Melhor Maquiagem: O Destino de uma Nação
Melhor Canção Original: "Remember Me", Viva: A Vida é uma Festa
Melhor Curta de Animação: Dear Basketball
Melhor Curta Documentário: Heaven is a Traffic Jam on the 405
Melhor Curta Live Action: The Silent Child
COMENTÁRIOS