5 filmes dos anos 80 lançados pela Obras-primas (vídeo) + Entrevista


Nesse mês, preparamos para nossa estreia no YouTube uma lista com nossos cinco filmes preferidos dos anos de 1980 lançados pela distribuidora Obras-Primas nas coleções Sessão Anos 80 e Sessão Terror Anos 80. Confira o resultado na íntegra abaixo. Aproveite e se inscreva no nosso canal no YouTube e não deixe de dar like, comentar e compartilhar nossos conteúdos por lá. Isso tudo é muito importante para nós.


Mas não vá embora! Temos um material bônus!

Depois de termos conversado com Fernando Brito, o curador da Versátil, no nosso segundo podcast (confira aqui a conversa na íntegra), batemos um papo com Rodrigo Lima, um dos curadores da distribuidora Obras-prima. Confira nossa entrevista:

Chovendo Sapos: Como percebem o mercado de DVDs e Blu-Rays no Brasil atualmente? Acham que esse segmento das descobertas (filmes nunca lançados antes em mercado doméstico), das raridades, dos clássicos é o caminho? Por que isso tem acontecido e por que a Obras-primas passou a investir bastante nesse segmento?
 
Rodrigo Lima: O mercado hoje em dia se fechou bastante, mas isso não é uma coisa ruim em sua totalidade. Os colecionadores são muito fiéis e dedicados. O mercado hoje, não nos permite ousar nos lançamentos como cinco, dez anos atrás, mas procuramos dentro desse cenário, sempre inovar e sempre trazer coisas que façam os colecionadores se sentirem especiais. Passamos a investir nesse segmento, justamente pela dificuldade em encontrar as obras para apreciação. É muito difícil você ver algum serviço de streaming que se dedique a filmes mudos, a clássicos da década de 30, filmes cults, entre outros. Mesmo com o mercado encolhido, há uma demanda razoável de pessoas que se interessam por esse tipo de material e temos que colocar nesse patamar os estudantes e apreciadores de cinema.
 
 
Chovendo Sapos: Como é feito o processo de escolha dos filmes que irão compor cada volume lançado em cada coleção? Existe uma curadoria para isso?  

Rodrigo Lima: Existe sim uma curadoria pra isso. Ela é composta pelo Thiago, que está na empresa desde o início e por mim que estou há quatro anos. A curadoria se baseia em sugestões de seguidores, cinéfilos e até mesmo por ideias próprias, tanto minha, quanto do Thiago. Tanto o Thiago, quanto eu, estamos sempre em busca de novas ideias para lançamentos. O Thiago se especializou em filmes de terror e filmes cults, enquanto eu foquei no cinema mudo e nos filmes clássicos das décadas de 30 a 50, mas não é a regra, ás vezes um invade o campo do outro e isso é muito bom. Existem casos em que nós dois nos unimos e montamos um lançamento, como foi no caso da caixa das Pioneiras do Cinema e da caixa Lendas do Faroeste.
 
Chovendo Sapos: A coleção Sessão Anos 80 tem sido um carro-chefe da Obras-primas. Nesse sentido, vocês se surpreenderam com a receptividade ou sabiam que esse poderia ser um nicho a ser explorado? Como nasceu a ideia dessa coleção específica?

Rodrigo Lima: Essa resposta vai ser um pouco pessoal e passional, pois a Sessão Anos 80 foi ideia minha. Eu nasci em 86, mas peguei muitos filmes exibidos na Sessão da Tarde, então alguns me marcaram muito, como por exemplo Deu a Louca nos Monstros, que esteve no primeiro volume. E esses filmes não marcaram só a mim, com certeza. Eu sempre acreditei no potencial dessa coleção e foi uma ideia iluminada, já que no mercado não havia nada parecido com isso. A repercussão me surpreendeu, pois eu sabia que faria sucesso, mas acabou superando todas as minhas expectativas  e mesmo no décimo volume, continua sendo um sucesso e o melhor: os colecionadores não se desgastaram com tantos volumes e sempre mostram-se receptivos a um novo volume. E graças a Sessão Anos 80, surgiu a Sessão de Terror Anos 80, uma ideia maravilhosa do Thiago.
 
Chovendo Sapos: Vocês têm dados sociodemográficos sobre o público que mais têm consumido essas coleções? 
 
Rodrigo Lima: São pessoas entre os 30 e 60 anos em sua maioria, mas temos também pessoas fora dessa faixa, principalmente jovens entre 18 e 25 anos que amam clássicos e isso nos deixa muito felizes.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,269,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 5 filmes dos anos 80 lançados pela Obras-primas (vídeo) + Entrevista
5 filmes dos anos 80 lançados pela Obras-primas (vídeo) + Entrevista
https://1.bp.blogspot.com/-H3ziCavMiuw/XxEEdc6YJpI/AAAAAAAAevc/KZO2IQYvhIUkho3vWJzwmv4Ki8Uc0sHSgCLcBGAsYHQ/w400-h229/9-to-5-sequel.png
https://1.bp.blogspot.com/-H3ziCavMiuw/XxEEdc6YJpI/AAAAAAAAevc/KZO2IQYvhIUkho3vWJzwmv4Ki8Uc0sHSgCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h229/9-to-5-sequel.png
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2020/08/5-filmes-dos-anos-80-lancados-pela.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2020/08/5-filmes-dos-anos-80-lancados-pela.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código