Crítica: Desconhecidos

 


Logo no começo de Desconhecidos o espectador é tomado por uma sequência protagonizada pelos atores Willa Fitzgerald e Kyle Gallner na qual ele a persegue com um rifle. Imediatamente, tomamos a situação a partir do contexto habitual que esse tipo de cena costuma representar em filmes do gênero. A personagem de Fitzgerald está representando a mocinha em fuga, tentando sair da mira de um perigoso psicopata vivido por Gallner. A partir das próximas linhas, será inevitável entregar alguns spoilers de Desconhecidos, já que é difícil tecer qualquer consideração ou interpretação sobre o instigante longa de JT Mollner sem entregar detalhes da sua trama. 

Dividido em seis capítulos, Desconhecidos apresenta seus personagens principais como "the lady" e "the demon", apelidos que são representações dos jogos sexuais empreendidos pelos protagonistas. Os personagens de Fitzgerald e Gallner têm práticas de dominação e submissão e, aos poucos, o espectador vai tomando proporção de que a dinâmica do casal nesse território é extrema, levando a uma confusão entre realidade e fantasia. 


Desconhecidos apresenta uma estrutura narrativa que intriga. Os seis capítulos do filme apresentam a história sem linearidade para o espectador. Ainda assim, o embaralhamento dos atos do longa faz total sentido da forma como é apresentado, gerando uma experiência mais intrigante para o público na medida em que direção e roteiro conseguem manter uma constância no suspense. 

O casal de protagonistas de Desconhecidos é dúbio, sobretudo a personagem feminina interpretada com entrega por Willa Fitzgerald, cujo trabalho de maior destaque até então é a primeita temporada da série Reacher. O longa consegue enganar o espectador a respeito da índole dessa personagem, "brincando" com arquétipos desse gênero de filme ao revelá-la como uma grande psicopata que busca sobrevivência diante de uma ação criminosa mal engendrada, enquanto o seu parceiro interpretado por Kyle Gallner é a vítima que procura o revide. 


Apesar de impressionar bastante pelo seu domínio narrativo, por apresentar boas interpretações da sua dupla de atores principais, Desconhecidos tem a suas faltas. A subversão de expectativas gerada pelo longa proporciona uma interpretação "rebote" que pode colocar Desconhecidos em uma "saia justa", na medida que o longa pode ser visto como um discurso punitivista ou patologizante sobre a sexualidade das suas personagens principais. Além disso, o longa apresenta um epílogo que acrescenta muito pouco às ideias centrais do cineasta, só reforçando desnecessariamente tudo que já foi apreendido pelo espectador.

No final das contas, Desconhecidos é um projeto intrigante e repleto de virtudes, mas que não está imune a seus principais problemas. JT Mollner quase alcança um resultado perfeito, apresentando uma direção eficiente, com um roteiro que oferece uma estrutura narrativa singular e muito bem executada, centrado em duas interpretações afiadas, mas "peca" por não estar atento a armadilhas que enfraquecem um pouco o resultado dos seus esforços. 


Avaliação


Título original: Strange Darling
Ano: 2023
Duração: 97 minutos
Nos cinemas
Direção: JT Mollner
Roteiro: JT Mollner 
Elenco: Willa Fitzgerald, Kyle Gallner, Ed Begley Jr., Barbara Hershey, Madisen Beaty, Bianca A. Santos, Steven Michael Quezada, Denise Grayson. 

Assista ao trailer do filme:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,35,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,150,Resenhas,361,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Desconhecidos
Crítica: Desconhecidos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjacJSzihstMlUGdjA7YCIhXOA31xthpUt6ior6pOxZUOJ00ZvmxgSP9Pk7PIeBBxxwZZd76FnfQIm3S0ZCzg_6QZmVbHj_U4Wu2JG1mqVu1bVUuVLs67T91wC1Gql1Z9Fld8WIISy0hyX1fwhyoXziND-SIv9dkD6w-4rws5rneBsHtN3hwupaWN5CBEU8/s16000/desconhecidos%20critica%20filme.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjacJSzihstMlUGdjA7YCIhXOA31xthpUt6ior6pOxZUOJ00ZvmxgSP9Pk7PIeBBxxwZZd76FnfQIm3S0ZCzg_6QZmVbHj_U4Wu2JG1mqVu1bVUuVLs67T91wC1Gql1Z9Fld8WIISy0hyX1fwhyoXziND-SIv9dkD6w-4rws5rneBsHtN3hwupaWN5CBEU8/s72-c/desconhecidos%20critica%20filme.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2025/04/critica-desconhecidos.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2025/04/critica-desconhecidos.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código