Crítica: As Aventuras de uma francesa na Coreia


As Aventuras de uma francesa na Coreia marca o reencontro da atriz Isabelle Huppert com o cineasta coreano Hong Sang-soo, com quem ela já havia trabalhado em A Visitante Francesa de 2012 e A Câmera de Claire de 2017. Desta vez, a atriz interpreta Iris, uma francesa que ganha algum dinheiro ensinando francês por intermédio de um método peculiar na Coreia do Sul. Ela usa cartões que, após um encontro trivial com seus alunos, destacam situações vivenciadas nessas aulas. Iris cria uma curiosa conexão com um rapaz com quem divide um apartamento e para quem também dá lições sobre sua língua nativa. 

Com a assinatura peculiar de um cinema do cotidiano Hang Sang-soo faz de As Aventuras de uma francesa na Coreia um filme sobre a comunicação. Temos uma protagonista francesa ensinando francês a personagens coreanos. Com muita frequência, esses personagens conversam em inglês, língua universal. Além disso, elementos culturais fazem parte da história e integram a linguagem, os modos de ser e interagir, os hábitos. Sem falar da presença da música. Com êxito ou não no seu uso, todos esses recursos são apresentados pelo filme como pontes que um personagem tenta estabelecer com o outro a fim de possibilitar encontros, extrair informações ou estabelecer vinculos afetivos. 

Em alguns casos, os ruídos naturais serão determinantes para reforçar algumas barreiras (as aulas de Iris), em outros serão irrelevantes na construção de alguns laços (a relação da protagonista com o jovem coreano Inhuk), frisando o caráter dúbio, maleável e complexo da linguagem. A barreira linguística é um desafio e inviabiliza determinadas relações, há situações intraduzíveis para Iris, como os modos de ser do coreano ou os poemas inscritos em toda a cidade de Seul. No entanto, o mesmo obstáculo comunicativo, apesar de presente, não é determinante para que Inhuk tenha completa identificação com Iris, uma intimidade que jamais demonstra ter com a própria mãe, alguém com quem ele compartilha toda uma cultura. 

Com sua narrativa minimalista e dada a repetições do cotidiano, Hong Sang-soo traz um tratamento complexo, bem-humorado e sensível sobre os temas que esse filme convoca. O diretor tece considerações sobre aquilo que aproxima e dificulta o contato humano e como o aprendizado da língua está apenas na superfície desse "acesso ao outro". 

As Aventuras de uma francesa na Coreia ainda é um registro solar da presença de Isabelle Huppert nas telas. Conhecida por personagens densas, como nos filmes A Professora de Piano e Elle, Huppert expõe aqui uma faceta mais leve, flertando até mesmo com um humor físico, na forma como sua personagem caminha desengonçada ou como reage sem traquejo às ações de quem a interpela. 

Em As Aventuras de uma francesa na Coreia, Hong Sang-soo faz um longa repleto de camadas e humor sobre o mais básico dos instintos humanos, o esforço de estabelecer conexão com um outro indivíduo, a curiosidade e o desejo de entender e se aproximar de um modo de ser diferente do seu, lançando um olhar especial para personagens que não temem ao chamado desses instintos. Como convém ao cineasta, ele realiza um filme que não chama a atenção para si, aparenta ser banal ou enigmático, mas que, no fim das contas, é muito evidente e simples com aquilo que tem a dizer para o seu espectador. 



Avaliação


Título original: Yeohaengjaui Pilyo 
Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Nos cinemas
Direção: Hong Sang-soo
Roteiro: Hong Sang-soo
Elenco: Isabelle Huppert, Ha Seong-guk, Lee Hye-yeong, Kwon Hae-hyo, Cho Yun-hee, Jo Yoon-Hee, Kim Seung-yun. 

Assista ao trailer do filme:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,35,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,150,Resenhas,361,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: As Aventuras de uma francesa na Coreia
Crítica: As Aventuras de uma francesa na Coreia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5n38YugXQL_YCSUHbfI8FDzVfcjTwJVlGOxR9bOVTf_QSRKFFGVpJGK6Rp9iIa8SgACBzuQerPlQnOEGvyBjLhD32V_7m6-bylA_TlGhW2Bgk3Z52a8FrPQh-4Hv05Q_oR7TasSgY7n3xdiEo1eyWHfEPhc3EheoxXaTbcqOu-yT18ufrUmAhRlCh9H3E/s16000/as%20aventuras%20de%20uma%20francesa%20na%20coreia%20critica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5n38YugXQL_YCSUHbfI8FDzVfcjTwJVlGOxR9bOVTf_QSRKFFGVpJGK6Rp9iIa8SgACBzuQerPlQnOEGvyBjLhD32V_7m6-bylA_TlGhW2Bgk3Z52a8FrPQh-4Hv05Q_oR7TasSgY7n3xdiEo1eyWHfEPhc3EheoxXaTbcqOu-yT18ufrUmAhRlCh9H3E/s72-c/as%20aventuras%20de%20uma%20francesa%20na%20coreia%20critica.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2025/04/critica-as-aventuras-de-uma-francesa-na.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2025/04/critica-as-aventuras-de-uma-francesa-na.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código