Crítica: O Macaco



Após o sucesso de  Longlegs: Vínculo Mortal, o diretor Osgood Perkins aposta em uma adaptação de Stephen King para a produtora Atomic Monster de James Wan (criador da franquia Invocação do Mal). O Macaco é o mais recente longa do realizador a partir de um roteiro que adapta um conto de King. 

O longa conta a história de Hal e Bill, gêmeos de temperamento opostos que acabam atraindo um rastro de sangue quando ainda pequenos herdam do pai um macaco de brinquedo amaldiçoado. Após eventos traumáticos, os garotos resolvem enterrar o boneco, mas anos depois, já adultos, a maldição volta a se manifestar. 


Perkins acerta ao não levar tão a sério um conto sobre um macaco de brinquedo amaldiçoado. Do início ao fim, O Macaco é um longa que ri de si próprio, sendo marcado por muita ironia e por cenas inventivas para as mortes das principais vítimas do brinquedo. É uma pena que, lá pelas tantas, as sequência absurdas criadas por Perkins parecem não ser o suficiente para segurar o espectador na trama pois entra em questão o fator humano no drama central da sua narrativa. 

Ao escalar o ator Theo James para os protagonistas da história, Perkins perde a oportunidade de fazer um filme consistente. James não consegue acompanhar o senso de humor do projeto, nem consegue dar conta do desafio de interpretar dois personagens distintos na história. Na pele de Hal, o ator está mecânico quando deveria inspirar densidade dramática, não trazendo o menor senso de importância para os conflitos centrais da história - o acerto de contas entre irmãos e o ajuste da sua relação com o filho. Da mesma forma preguiçosa, Theo James transforma Bill em um vilão unidimensional óbvio que sequer diverte o espectador e sustenta a ironia do roteiro. 


Por vezes, é exagerado creditar o insucesso de algum projeto a algum ator, mas no caso de O Macaco o erro de escalação parece fundamental para que parte dos esforços do filme deixem de funcionar em dado momento e o longa perca fôlego. Só para dimensionar como a escalação de Theo James coloca o filme em maus lençóis, basta fazermos um paralelo com a experiência que temos com O Macaco quando o menino Christian Convery interpreta os mesmos personagens do ator na infância, dando mais camadas e reforçando a dualidade de temperamento dos gêmeos com muito mais credibilidade. É no momento em que James entra em cena que um certo desarranjo no tom irônico de O Macaco fica evidente e a experiência de assistir ao longa torna-se cansativa, uma piada dissonante reiterada a todo momento pelo simples efeito do absurdo. 


Avaliação


Título original: The Monkey
Ano: 2025
Duração: 98 minutos
Nos cinemas
Direção: Osgood Perkins
Roteiro: Osgood Perkins
Elenco: Theo James, Tatiana Maslany, Christian Convery, Colin O'Brien, Elijah Wood, Brian Campbell, Sarah Levy, Osgood Perkins, Danica Dreyer, Tess Degenstein. 

Assista ao trailer do filme:





COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,35,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,148,Resenhas,357,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Macaco
Crítica: O Macaco
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitPztZ0X_ETAUtpc71nX0KNU7SP1TBHyjW5nDZSwXERmiUEt1J-LWuECcCD0gMrKh85Pppg56L0vCtSYcg8MJk8Ze_FjNLNFCmhu579iI3XJY93gjuRxuOR-ccwN_jKOEwnLOq4GU5C6XixEBUx-v5fU6EZN4VdbAjgxbdK-BF3EJtqW9d7Zfg-1udPmhb/s16000/o%20macaco%20critica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitPztZ0X_ETAUtpc71nX0KNU7SP1TBHyjW5nDZSwXERmiUEt1J-LWuECcCD0gMrKh85Pppg56L0vCtSYcg8MJk8Ze_FjNLNFCmhu579iI3XJY93gjuRxuOR-ccwN_jKOEwnLOq4GU5C6XixEBUx-v5fU6EZN4VdbAjgxbdK-BF3EJtqW9d7Zfg-1udPmhb/s72-c/o%20macaco%20critica.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2025/03/critica-o-macaco.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2025/03/critica-o-macaco.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código