Crítica: Câncer com ascendente em Virgem

 


Câncer com ascendente em Virgem preenche uma lacuna infelizmente poucas vezes ocupada pelo cinema nacional. O longa dirigido por Rosane Svartman (autora de telenovelas da Rede Globo como Vai na Fé, Bom Sucesso e Totalmente Demais) e co-roteirizado por Suzana Pires, intérprete da protagonista dessa história, é o denominado "filme médio", aquele tipo de obra que não tem pretensões de corresponder às expectativas dos nichos de apreciação dos festivais, deseja ser uma popular, mas não subestima a plateia, enquadrando-se como um entretenimento para adultos calibrado por boas atuações e um desenvolvimento sensível do seu roteiro.

O roteiro de Câncer com ascendente em Virgem é escrito a seis mãos (Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato) e buscou inspiração no blog "Estou com câncer, e daí?", no qual a autora Clélia Bessa falava honestamente sobre suas sessões de quimioterapia e todas as questões existenciais que surgiram do seu diagnóstico de câncer. O filme é protagonizado por Suzana Pires, que vive Clara, uma professora de matemática em ótimo momento na sua carreira depois que passou a ter êxito no YouTube com um canal voltado para a educação. Quando recebe o diagnóstico do câncer de mama, Clara passa a contar com uma rede de apoio de amigos e familiares que a fazem enfrentar a doença e ter uma outra visão sobre o que de fato é importante na vida. 

Apesar de inicialmente atravancar a relação do espectador com o filme com um certo apego que tem a alguns clichês das comédias, incluindo piadas bobas, Câncer com ascendente em Virgem encontra suas virtudes na forma como seus roteiristas abordam a doença que transforma a vida da sua protagonista. O longa dirigido sem firulas técnicas, mas direto no protagonismo das suas emoções, tem uma abordagem certeira ao equilibrar um approach "pé no chão" e leveza, tornando a jornada de Clara crível, mas repleta de humor, afeto e otimismo nada "Poliana moça", trazendo para o filme um tom motivacional que jamais cai no discurso oco de sentimentos artificiais e sensacionalistas. 

Parte do sucesso dessa mensagem deve ser creditado às ótimas atrizes que compõem esse elenco, a começar pela protagonista. Suzana Pires traz uma força impressionante para o drama de Clara ao mesmo tempo em que humaniza essa personagem, reforçando como a experiência da professora de matemática com o câncer é muito mais profunda do que o temor pela morte, passando para a consciência sobre como ela, de agora em diante, deve lidar com as questões da vida. Ao lado de Pires estão Marieta Severo, que comove e personifica o amparo maternal com Leda, e a jovem Nathália Costa. Juntas, as três atrizes compõem um clã familiar feminino interessante que sublinha outro valor que o filme deseja transmitir ao longo da projeção, a importância da sororidade diante do câncer de mama. Há momentos singelos e comoventes compartilhados por essas três atrizes de gerações tão distintas de mulheres e isso é muito bonito de ver em cena. 


Câncer com ascendente em Virgem não é um filme que gabarita tudo aquilo que é necessário para tornar uma experiência cinematográfica plena em suas virtudes técnicas e artísticas. A comédia dramática de Rosane Svartman é marcada por alguns cacoetes de especial televisivo (as piadas que parecem anacrônicas e movimentos simplistas do roteiro). Entretanto, o longa tem uma força inegável quando tudo é concentrado na força das suas atrizes principais, em especial Suzana Pires que se dedica bastante e consegue uma interpretação repleta de facetas, deixando comprovada a versatilidade dramática da atriz e a profundidade com a qual ela aborda sua protagonista nesse longa. É o tipo de produção que, independente das suas faltas, irá gerar identificação e sensibilizará o público de forma muito orgânica porque ele é muito honesto e eficiente na forma como conduz sua narrativa nesse intento.  

Obs.: O longa inclui em uma cena e nos seus créditos finais uma canção interpretada por Preta Gil, o que adiciona mais uma camada de emoção à experiência. 


Avaliação




Título original: Câncer com ascendente em Virgem
Ano: 2025
Duração: 100 minutos
Nos cinemas
Direção: Rosane Svartman
Roteiro: Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato 
Elenco: Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa, Fabiana Karla, Ângelo Paes Leme, Carla Cristina Cardoso, Julia Konrad, Mariana Costa, Maria Gal, Heitor Martinez. 

Assista ao trailer do filme:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,35,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,150,Resenhas,361,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Câncer com ascendente em Virgem
Crítica: Câncer com ascendente em Virgem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiypK51O7wofKz43EZBAatX54qrKf1JjGFglGFiF02Gv2dyDDEoyz7dQbqbKFVvbrUhz6lPAXFPtaIEpxa5wg8LM_N2W4PpWxTr56mIPw7PRwKPG3f1iB2X9hDVC3v5TMmkLez3Aa3JquOI6UDK75Ftgftp0oVK-t0VgFTU_ZM0D2qZ-j6NRdq70w39OQ2/s16000/cancer%20com%20ascendente%20em%20virgem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiypK51O7wofKz43EZBAatX54qrKf1JjGFglGFiF02Gv2dyDDEoyz7dQbqbKFVvbrUhz6lPAXFPtaIEpxa5wg8LM_N2W4PpWxTr56mIPw7PRwKPG3f1iB2X9hDVC3v5TMmkLez3Aa3JquOI6UDK75Ftgftp0oVK-t0VgFTU_ZM0D2qZ-j6NRdq70w39OQ2/s72-c/cancer%20com%20ascendente%20em%20virgem.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2025/03/critica-cancer-com-ascendente-em-virgem.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2025/03/critica-cancer-com-ascendente-em-virgem.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código