Ambientado em uma cidade do interior da Irlanda nos anos 1980, o drama Pequenas Coisas como Estas traz Cillian Murphy como um vendedor de carvão às voltas com o seu passado. Enquanto testemunha a triste situação de meninas que são levadas para as chamadas Lavanderias Madalenas por estarem em "desacordo" com as normas sociais, Bill Furlong lembra a história de sua mãe.
O filme de Tim Mielants (de alguns episódios de Peaky Blinders) é uma adaptação do romance homônimo de Claire Keegan e denuncia os abusos da Igreja Católica, que manipula toda a população da cidade do longa a partir dos seus dogmas. Na verdade, a crítica social é um intento tangencial do filme que, no fundo, tem um enfoque maior na perspectiva do personagem de Murphy.
O longa de Mielants acaba adentrando na crise existencial do protagonista tornando-se mais um veículo para o vencedor do Oscar de melhor ator de 2024 exibir toda densidade dramática que consegue trazer para seus personagens. Na maior parte de Pequenas Coisas como Estas, Murphy surge introspectivo, realizando um exame de consciência sobre o seu passado, dando sinais de estar perplexo com a corrupção moral do sistema que o rodeia. Bill Furlong "mergulha" em uma depressão e se encontra desnorteado no que tange a suas ações com um pensamento constante que o atormenta: o que ele pode fazer para não repetir histórias como as da sua mãe?
COMENTÁRIOS