Crítica: A Sala dos Professores

 


A Sala dos Professores contraria expectativas sobre a representação do ambiente escolar no cinema. No lugar da construção edificante do processo de aprendizagem e de uma relação entre alunos e professores marcada pela inspiração e toda sorte de sentimentos positivos, típica de uma tradição hollywoodiana, por sinal, o filme de Ilker Çatak, indicado ao Oscar de melhor longa internacional, exibe uma micro-sociedade em combustão, caracterizada por relações repletas de atritos e desgaste mental. Ao menos, esta é a experiência particular da professora Carla Nowak interpretada por Leonie Benesch depois que, com a melhor das intenções, ela acusa uma das funcionárias da escola de cometer furtos. 

A suspeita das ações criminosas em A Sala dos Professores é a Sra. Kuhn, uma imigrante que trabalha na secretaria. Carla acusa a mulher de ser autora dos furtos depois que consegue filmar o momento em que uma pessoa pratica a ação criminosa e percebe que ela está utilizando a mesma roupa que Kuhn usa no dia do ato. Quando Carla percebe que está fazendo uma acusação precipitada, é tarde demais. O caso circula pelos corredores da escola e o filho de Kuhn, um dos alunos do colégio, que já era vítima de xenofobia, passa a ser ainda mais hostilizado pelos colegas. A situação acaba também  dificultando o dia-a-dia da professora na instituição, já que ela passa a ter dificuldade para controlar as diversas manifestações de violência que tomam conta da sua sala de aula. 


Ilker Çatak administra com precisão o estado de tensão crescente que toma conta do filme. Inicialmente, a protagonista sofre pressões para encontrar a solução mais justa para os problemas que surgem com seus alunos, para logo em seguida ser cobrada pelas crianças para quem dá aula e pelos seus colegas de trabalho, os demais professores. Com isso, o filme faz um retrato preciso e nada romantizado sobre a docência como uma atividade na qual o professor tem que mediar conflitos da forma mais justa e rápida possível, o que nem sempre conduz às melhores soluções, enfrentando ainda, no meio de todo esse processo, o próprio desgaste emocional. Assim, atuar em sala de aula, como enfatizado por A Sala dos Professores, vai além da preparação pedagógica e do domínio de conteúdos, sobretudo em uma sociedade convulsionada pela postura bélica como a que vivenciamos nos últimos anos, marcada pela intolerância e pelos julgamentos apressados das redes sociais. 

Leonie Benesch segura muito bem a tensão de uma história que basicamente tem como modus operandi deixar que uma câmera acompanhe todos os passos da sua personagem, levando a professora Carla a um nível de exaustão que beira o insuportável. A atriz consegue dimensionar todo o desgaste mental da personagem para o espectador, passando com precisão a sensação gradual de encurralamento sentida por aquela mulher diante de tantas cobranças. O filme também oferece ótimos momentos para Eva Löbau, atriz que vive a Sra Kuhn, a funcionária acusada de furto, e também para o garoto Leonard Stettnisch, intérprete do menino Oskar. 


A Sala dos Professores é um thriller eficiente que consegue fazer um retrato cruel e pertinente sobre as tensões do ambiente educacional contemporâneo, que são reflexos da própria experiência de viver em sociedade atualmente. Xenofobia, bullying, desgaste mental e a destruição de reputações por tribunais informais são temáticas que "atravessam" a experiência da protagonista do filme de Ilker Çatak e que dão a temperatura dos desafios atuais da sala de aula. O filme é um grande exercício de gênero cinematográfico, mas também uma análise social bastante perspicaz. 


Avaliação


Título original: Das Lehrerzimmer
Ano: 2024
Duração: 98 minutos
Disponível no Max
Direção: Ilker Çatak
Roteiro: Ilker Çatak
Elenco: Leonie Benesch, Eva Löbau, Leonard Stettnisch, Anne Kathrin-Gummich, Rafael Stachowiak, Michael Klammer, Canan Samadi. 

Assista ao trailer do filme:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,120,Resenhas,309,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: A Sala dos Professores
Crítica: A Sala dos Professores
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQB5661_7EO88PD8sonioLYjVdtRmj0xKwZ43kT-Fq7ogOlun4e0RxwHHIpz33u3klh2_DWduKoPcRLl4Xoqpi5nNa5S0qtzYf15HZqk-IFRbmVn8UL1iem3UKFRbtjQGVRFTIEq7oi8bUXERgM_qk6__dTFQldqNNK6417FVkpa_OXd1HIR80d6_FcSLG/s16000/a%20sala%20dos%20professores%20critica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQB5661_7EO88PD8sonioLYjVdtRmj0xKwZ43kT-Fq7ogOlun4e0RxwHHIpz33u3klh2_DWduKoPcRLl4Xoqpi5nNa5S0qtzYf15HZqk-IFRbmVn8UL1iem3UKFRbtjQGVRFTIEq7oi8bUXERgM_qk6__dTFQldqNNK6417FVkpa_OXd1HIR80d6_FcSLG/s72-c/a%20sala%20dos%20professores%20critica.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/08/critica-sala-dos-professores.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/08/critica-sala-dos-professores.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código