Crítica: O Corvo


Lançado em 1994, O Corvo é daqueles filmes que infelizmente é mais lembrado pela trágica história dos seus bastidores do que pelas qualidades da obra. Não é para menos, próximo do final das filmagens do longa de Alex Proyas, o ator Brandon Lee foi atingido por uma arma nos sets, vindo a falecer logo em seguida, motivo pelo qual não acompanhou a boa repercussão do projeto quando estreou nas salas de cinema de todo o mundo. 

Toda a mítica em torno do filme de 1994 costuma ser mais forte do que outras informações igualmente relevantes sobre o projeto. O Corvo era uma adaptação de uma série de HQ de terror gótico dos anos 1980 de autoria de James O'Barr e contava a história de Eric Draven. O personagem e sua namorada são brutalmente assassinados por um grupo criminoso. Eric consegue retornar dos mortos e resolve se vingar de todos aqueles que destruíram sua felicidade. 


Agora pelas mãos do britânico Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador), um diretor bem menos interessante que Alex Proyas (do filme de 1994), O Corvo ganha nova vida com Bill Skarsgaard (It: A Coisa) interpretando o protagonista melancólico outrora vivido por Brandon Lee. O resultado não chega a ser catastrófico como anunciado por muitos, mas é completamente apático. 

O Corvo de 2024 é um filme que se arrasta em busca de algum tipo de carisma que consiga sustentar o interesse do público pela história que é contada na tela. Sanders, que lidou de forma correta com um universo fantástico em Branca de Neve e o Caçador, confere uma estética excessivamente sóbria e realista para um longa que flerta bastante com o sobrenatural. As passagens de Eric na realidade paralela que lhe confere poderes sobre-humanos é criada com total falta de imaginação pela equipe de design de produção desta versão de O Corvo. 

Os sinais da condução protocolar do projeto também estão no tratamento morno que Sanders confere a seus personagens. Heróis e vilões são construídos sem o menor traço de humor ou humanidade, parecem corpos que simplesmente perambulam e existem naquele universo para sua própria infelicidade (e do espectador também). O casal protagonista interpretado por Bill Skarsgaard e por FKA Twigs tem um romance que não inspira torcida, o que é grave, já que, na essência, O Corvo é um romance trágico e seria fundamental que o filme inspirasse algum tipo de engajamento do público na jornada de vingança de Eric Draven. Além disso, o vilão interpretado por Danny Huston (escalação bastante óbvia, por sinal) também apresenta o mesmo tom burocrático dos heróis da história, não inspirando qualquer tipo de sentimento no espectador, como raiva ou temor.   


A sensação que O Corvo de 2024 passa é a de ser um projeto sem "alma", que existe apenas porque o estúdio achou que fosse uma boa ideia explorar um projeto que possui algum tipo de valor afetivo para o público. Dirigida no automático por um diretor que não exibe a menor energia em cada movimento da sua história, a sensação que causa é de completa indiferença. O Corvo é um longa que nunca parece mover esforços para conquistar a plateia, apenas existe. 


Avaliação



Título original: The Crow
Ano: 2024
Duração: 111 minutos
Nos cinemas
Direção: Rupert Sanders
Roteiro: Zach Baylin e William Joseph Schneider
Elenco: Bill Skarsgaard, FKA Twigs, Danny Huston, Josette Simon, Laura Birn, Sami Bouajila, Karel Dobry, Jordan Bolger, Sebastian Orozco. 

Assista ao trailer: 




 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,133,Resenhas,332,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Corvo
Crítica: O Corvo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV2xIozWLqHYgF0QmmVC7s9g_KAjDO-zFNHDlENL1liSZWyfNlrFdxZ6SBVxWsD24XfNJ0mWXcQxhzNov3y_kEamqSejAQk_HEUDZ1jPBEjYg8b7cHaxsuAwZVEz5edca7wfwmYDMgcBBxEPy5WrPvUOx1c03aIE4Y86beeYKo8kf7cLVhInr9b_3Jx3P2/s16000/o%20corvo%20critica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV2xIozWLqHYgF0QmmVC7s9g_KAjDO-zFNHDlENL1liSZWyfNlrFdxZ6SBVxWsD24XfNJ0mWXcQxhzNov3y_kEamqSejAQk_HEUDZ1jPBEjYg8b7cHaxsuAwZVEz5edca7wfwmYDMgcBBxEPy5WrPvUOx1c03aIE4Y86beeYKo8kf7cLVhInr9b_3Jx3P2/s72-c/o%20corvo%20critica.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/08/critica-o-corvo.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/08/critica-o-corvo.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código