Crítica: O Sabor da Vida


Já foram realizados muitos filmes sobre gastronomia, mas possivelmente poucos oferecem a experiência que O Sabor da Vida proporciona, independente das suas impressões finais sobre o drama de Tran Anh Hung - e as nossas não foram completamente positivas. Hung dedica parte da sua obra a registros quase que em tempo real dos personagens de Juliette Binoche e Benoit Magimel na cozinha concebendo os mais diferentes tipos de pratos. 

O longa venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 2023 e conta a história do dono de uma grande propriedade rural e sua cozinheira que por cerca de 20 proporcionam verdadeiros banquetes para os mais diferentes convidados. Eugenie (Binoche) e Dodin (Magimel) criam afeição um pelo outro, algo que ultrapassa a relação de patrão e empregada e, apesar dele constantemente pedi-la em casamento, ela recusa a todo momento a mudança de status dos dois. O "casal" é surpreendido quando ela é diagnosticada com uma doença em estágio terminal. 


O prêmio de direção dado em Cannes a O Sabor da Vida não deixa de ser merecido pois o filme tem diversos méritos nesse departamento. Hung dirige de forma muito interessante o passo a passo da criação dos pratos pelo casal de protagonistas, dimensionando não só o caráter laboral (braçal, precisamente) da gastronomia (o encontro de ingredientes nos recipientes, o barulho das colheres em cada mexida de panela etc.), mas também a paixão daqueles personagens por aquela atividade. Existe algo de prático e mágico no cotidiano de Eugenie e Dodin captado pelo som, pela ação na execução dos pratos e por uma direção de fotografia que valoriza tonalidades do decorrer do dia com o auxílio de elementos naturais como a luz que bate na janela, reflete nos utensílios domésticos e móveis da cozinha e produz um efeito estético, mas também dimensiona o tempo que os personagens levam se dedicando àquela atividade. 

O longa tem grandes problemas na construção do roteiro. O Sabor da Vida romantiza excessivamente a condição de Eugenie, como se o amor justificasse as horas árduas dedicadas por aquela mulher à cozinha, lidando praticamente sozinha com  a parte mais difícil daquele trabalho. Ao final, o cineasta ainda cria um diálogo entre Eugenie e Dodin em que a primeira dá a entender que a condição de cozinheira na vida do seu parceiro é superior a de esposa. Será ou isso é apenas retórica do filme?


O Sabor da Vida entende a relação dos protagonistas como algo que vai além das panelas e do fogão. Para o diretor, é o amor que Eugenie e Didon sentem um pelo outro que dá sentido aquela vida dedicada exclusivamente à comida. Esta linha de raciocínio possui algumas armadilhas se pensarmos na trajetória de Eugenie, que, sim, é lindamente interpretada por Juliette Binoche, mas passa longe de ter as melhores recompensas por cerca de 20 anos de dedicação.  A impressão que fica é que o realizador deseja fazer um grande exercício de convencimento a respeito de algo que não é tão "perfeito" assim, envolvendo o cotidiano da cozinha com uma beleza que muitas vezes mascara a disparidade de experiências entre os dois personagens. 


Avaliação


Título original: Le passion de Dodin Bouffant
Ano: 2023
Duração: 135 minutos
Disponível no Amazon Prime Video
Direção: Anh Hung Tran
Roteiro: Anh Hung Tran e Marcel Rouff
Elenco: Benoit Magimel, Juliette Binoche, Emmanuel Salinger, Patrick D'Assumpção, Galatéa Bellugi, Jan Hammenecker, Frédérick Fisbach, Sarah Adler. 

Assista ao trailer do filme:




 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,35,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,139,Resenhas,340,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Sabor da Vida
Crítica: O Sabor da Vida
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidVEdUMlkPyJOmN3PILDls6aMGv6BOc6tWFfKfEre5b0zrxQCGrhx_5JImxk-GALRHlEjrdt_t5ubxPp1nnQOGO0umySvJI3k_kkpsVHCrwx4VsLPk0Mj9x-ADLPdoUWUAYftpXihyLn2G0ferZQacSs50W1C0GkURVtYHOaduX-NoqdhNhjGMAJeC4qdz/s16000/o%20sabor%20da%20vida%20juliette.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidVEdUMlkPyJOmN3PILDls6aMGv6BOc6tWFfKfEre5b0zrxQCGrhx_5JImxk-GALRHlEjrdt_t5ubxPp1nnQOGO0umySvJI3k_kkpsVHCrwx4VsLPk0Mj9x-ADLPdoUWUAYftpXihyLn2G0ferZQacSs50W1C0GkURVtYHOaduX-NoqdhNhjGMAJeC4qdz/s72-c/o%20sabor%20da%20vida%20juliette.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/07/critica-o-sabor-da-vida.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/07/critica-o-sabor-da-vida.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código