Crítica: O Mal que nos Habita

 


O Mal que nos Habita tem uma trajetória que "desestabiliza" a circulação dominante de obras audiovisuais ao colocar o terror argentino no centro das discussões sobre um gênero cinematográfico ainda dominado por produções estadunidenses. Sem o menor pudor em se assumir enquanto filme de terror, inclinando-se para o gore e não furtando-se de recursos como os famosos jump scare, O Mal que nos Habita Demián Rugna teve uma grande popularidade fora do país e promete ver sua fama aumentar no Brasil com a sua chegada ao catálogo da Netflix após uma breve passagem pelas salas de cinema. 


O longa conta a história de uma comunidade rural argentina amaldiçoada por um espírito maligno que contamina tudo aquilo que toca a partir do instante em que um homem infectado pelo demônio não foi liberto dessa maldição. A partir desse evento, estranhas situações acontecem na região, o que incluem animais aparentemente dóceis atacando violentamente as pessoas e cidadãos dados como mortos surgindo como zumbis vagando pelas estradas. 

Um dos maiores méritos de O Mal que nos Habita é a direção de Damián Rugna. O diretor consegue sustentar a atmosfera de inebriante temor que toma conta do público e dos personagens. Há uma sensação constante de imprevisibilidade pelo destino dos protagonistas e Rugna não poupa o espectador de imagens que chocam pela brutalidade, funcionando todas para dimensionar uma situação que foge ao controle dos seus personagens humanos, é como se todos descessem a um inferno e ficassem à mercê de forças poderosas que estão além da intervenção humana. Há uma atmosfera febril de pânico e sufocante horror que inebria a história em ascendente.

O longa também é marcado por um ótimo trabalho em departamentos técnicos e artísticos exemplares em áreas como efeitos visuais e maquiagem, contribuindo bastante para a imersão do espectador em uma trama cujo horror se alastra em uma crescente. Há destaques como o camponês possuído pelo demônio que tem sobrepeso e um corpo cheio de feridas ou mesmo todas as sequências que envolvem ações violentas como o cão que ataca algumas personagens da história ou a mãe-zumbi que devora um corpo. Tudo isso é tão bem aplicado e serve tão bem à história - e não à vaidade dos seus realizadores- , só eleva o êxito de O Mal que nos Habita. 

O Mal que nos Habita é uma amostra de como as cinematografias fora do eixo-hollywoodiano podem expandir suas possibilidades para além do drama e ter resultados superiores a tantos enlatados estadunidenses que ganham popularidade em nosso país com pouquíssima resistência, mas que muitas vezes não merecem a bilheteria que têm. Demián Rugna demonstra extrema habilidade no domínio das marcas do gênero e faz um filme que sabe gerar calafrios e não tem receio de ser extremo em suas decisões. 



Avaliação


Título original: Cuando acecha la maldad
Ano: 2023
Duração: 109 minutos
Na Netflix
Direção: Damián Rugna
Roteiro: Damián Rugna
Elenco: Ezequiel Rodríguez, Demián Salomon, Silvina Sabater, Luiz Ziembrowski, Marcelo Michinaux, Emilio Vodanovich, Virginia Garófalo, Paula Rubinsztein. 

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,113,Resenhas,293,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Mal que nos Habita
Crítica: O Mal que nos Habita
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmeF0lsAX8rSfv25Ql8w3Af_RiLe9F7UwkEbqZq43Ocv59tcplivKD7hVwtXeYuE9IILRAmt_ZuN_ehQUOVJEOJ-UKIXhRX5VaunAhMhedHF4x5GOLur4bSmG7XtCxS4LXaG-YvfH9doXSUVu65KbqDgm2hVyAg7pEmXMA872IVrml_Pj-MqKisyfAS9PB/s16000/O%20Mal%20que%20nos%20habita.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmeF0lsAX8rSfv25Ql8w3Af_RiLe9F7UwkEbqZq43Ocv59tcplivKD7hVwtXeYuE9IILRAmt_ZuN_ehQUOVJEOJ-UKIXhRX5VaunAhMhedHF4x5GOLur4bSmG7XtCxS4LXaG-YvfH9doXSUVu65KbqDgm2hVyAg7pEmXMA872IVrml_Pj-MqKisyfAS9PB/s72-c/O%20Mal%20que%20nos%20habita.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/06/critica-o-mal-que-nos-habita.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/06/critica-o-mal-que-nos-habita.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código