Crítica: Meu Sangue Ferve por Você

 


Depois do documentário Me Chama que Eu Vou (crítica aqui), parte da trajetória do cantor Sidney Magal é explorada na forma de uma ficção, Meu Sangue ferve por Você de Paulo Machline, diretor indicado ao Oscar de melhor curta-metragem em 1998 por Uma História de Futebol e que também fez longas como Trinta e O Filho Eterno. Machline opta por uma abordagem diferente para esse filme sobre parte da trajetória de Magal. No lugar de uma cinebiografia tradicional, contando todos os passos da extensa vida de um dos maiores pop stars brasileiros da década de 1980, Machline decide concentrar suas atenções no romance que o cantor viveu com sua esposa Magali. Por um lado, a decisão do realizador é acertada, mas, por outro, o filme parece ter dificuldades para sustentar suas corajosas e pouco convencionais escolhas criativas.

Em Meu Sangue ferve por Você, Sidney Magal já é um grande astro da música nacional interpretado por Filipe Bragança (da novela Elas por Elas). Em turnê pela Bahia, Magal conhece Magali, uma jovem estudante filha de mãe solteira que o ajuda a fugir de algumas fãs. Mais tarde, Magal e Magali se reencontram em um concurso de beleza televisionado do qual ela acaba concorrendo e ele entregará o prêmio para a grande vencedora. Magali acaba vencendo o concurso e, dali em diante, o casal enfrenta uma série de obstáculos para ficar junto, entre eles, a resistência da mãe de Magali ao relacionamento e os planos do empresário de Magal para a carreira do astro. 


Quem tiver interesse em saber de fato sobre a trajetória de Sidney Magal, inclusive seu relacionamento com Magali, talvez o documentário Me Chama que Eu Vou de Joana Mariani seja uma fonte mais acurada do que Meu Sangue Ferve por Você. Sem nenhum demérito na escolha da proposta de Paulo Machline, pelo contrário, trata-se de um caminho criativo até inusitado e bem-vindo, Meu Sangue Ferve por Você tem uma pretensão muito clara de ficcionalizar eventos reais. 

Até certo ponto, é interessante como na história de amor de Magal e Magali o diretor apele para tantos chavões novelescos, como os encontros e desencontros do casal e a presença de vilões quase caricatos que se dão mal no final. Em algumas situações, esta chave de comunicação com o público funciona, afinal, estamos falando da história de amor de um cantor que ficou pejorativamente estigmatizado como "brega" e que sempre falava em suas canções sobre conquistas amorosas. Por outro lado, algumas situações criadas pelo filme são difíceis de defender mesmo por esse prisma, algo que não melhora quando o longa resolve dialogar com o cinema musical. 

Existe uma imprecisão de Meu Sangue ferve por Você no território do cinema musical. O longa de Machline não abraça completamente o gênero, mas ele está lá. Em algumas situações, é interessante como o diretor o utiliza, como na grande cena final da reconciliação entre Magal e Magali, mas em outros momentos, alguns números musicais são mal executados, como é o caso do número protagonizado pelo empresário de Magal interpretado por Caco Ciocler. Esses exemplos, mais uma vez, provam como Meu Sangue ferve por Você tem ideias genuinamente originais a respeito de como a história de Magal e Magali deve ser contada, mas peca consideravelmente na execução de todas elas. 


Filipe Bragança tem bons momentos como Magal no início do filme, modulando bem a voz de trovão do cantor, mas parece perder o fio da meada nessa composição quando o longa se aproxima do fim, esquecendo-se até desse detalhe na caracterização do personagem. O ator faz um casal muito bonito na tela com Giovana Cordeiro, que interpreta Magali na chave da mocinha de novela, mas que se beneficia em comparação com Bragança por não viver alguém tão midiaticamente conhecido quanto Magal. Veteranos como Caco Ciocler e Emanuelle Araújo também vão para os extremos do empresário picareta e da mãe zelosa. No elenco, Sidney Santiago é quem tem as melhores cenas como Renan, o tio de Magali.  

É uma pena que Meu Sangue ferve por Você não seja tão bom quanto poderia ser dado o frescor das ideias de Paulo Machline para uma cinebiografia. Machline traz uma abordagem pouco convencional em nossa cinematografia e bastante arriscada. Meu Sangue ferve por Você merecia uma melhor lapidação dessas ideias, talvez resultasse em uma experiência bem singular no circuito. 



Avaliação


Título original: Meu Sangue ferve por Você
Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Nos cinemas
Direção: Paulo Machline
Roteiro: Paulo Machline e Thiago Dottori
Elenco: Filipe Bragança, Giovana Cordeiro, Emanuelle Araújo, Caco Ciocler, Sidney Santiago, Pablo Marais, Julia Konrad, Tânia Toko, Sol Menezes.

Assista ao trailer:





COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,110,Resenhas,286,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Meu Sangue Ferve por Você
Crítica: Meu Sangue Ferve por Você
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifybzEIvoW2wTQFqAfyj1dma1d5c6O3Hsd5CrLNA35hGKY_nltbCiHdv9y6EARb72CQTzhtJPOyyDhfESEahVCl8DfRlYvHbgaBtS1mSRyZ4ACNF8yr4oJxpgaFGzqIrVSNL56co6JEdq-r-24PfufvCzl4ZFJrymXuJp3HfWEeiPl-TUUFohgXH92nBG4/s16000/meu%20sangue%20ferve.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifybzEIvoW2wTQFqAfyj1dma1d5c6O3Hsd5CrLNA35hGKY_nltbCiHdv9y6EARb72CQTzhtJPOyyDhfESEahVCl8DfRlYvHbgaBtS1mSRyZ4ACNF8yr4oJxpgaFGzqIrVSNL56co6JEdq-r-24PfufvCzl4ZFJrymXuJp3HfWEeiPl-TUUFohgXH92nBG4/s72-c/meu%20sangue%20ferve.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/06/critica-meu-sangue-ferve-por-voce.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/06/critica-meu-sangue-ferve-por-voce.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código