Crítica: A Primeira Profecia

No cenário em que O Exorcista: O Devoto foi um dos títulos de terror mais decepcionantes de 2023, o resultado positivo de A Primeira Profecia é a grande surpresa de 2024. O longa retoma outra franquia bastante celebrada do gênero, A Profecia, cujo primeiro filme lançado em 1976 sob a direção de Richard Donner gerou continuações e remakes ao longo dos anos. 

A Primeira Profecia é uma prequela e narra eventos que antecederam os fatos abordados no filme de 1976 ao trazer as origens e o nascimento do garoto Damien, o anticristo adotado pelo casal de americanos vividos outrora por Gregory Peck e Lee Remick. Em A Primeira Profecia acompanhamos a chegada da noviça Margaret a um convento em Roma para iniciar sua trajetória religiosa. Nos primeiros dias da sua estadia, Margaret é surpreendida por estranhos acontecimentos no local, todos eles vinculados a uma jovem nascida no convento e mantida sob vigilância pelas freiras em virtude do seu comportamento arredio. 



A diretora Arkasha Stevenson, mais conhecida pelo seu trabalho na televisão com séries como Vingança sabor Cereja e Legião, faz um trabalho extraordinário de profundo conhecimento das engrenagens do gênero terror. Apoiada por um roteiro de sua co-autoria que desenvolve de maneira consistente a mitologia em torno do anticristo e toda uma trama conspiratória envolvendo a Igreja Católica e sua predisposição a usar o medo como forma de manter a instituição viva e relevante para seus fiéis, Stevenson faz um ótimo trabalho na construção de uma cenário de "gelar a espinha" da sua protagonista e do público. A Primeira Profecia mantém o espectador atento a tudo o que acontece no filme e surpreende o público com o desenrolar dos seus eventos e com as imagens que corajosamente exibe para um contexto do audiovisual estadunidense cada vez mais tendente a assepsia. 

Conforme mergulha nas tramoias engendradas pelos seus superiores, o cardeal interpretado por Bill Nighy e a madre superiora vivida por Sonia Braga, ambos ótimos e com grande destaque, a protagonista Margaret percorre um arco interessante de amadurecimento. Arkasha Stevenson realiza uma condução impecável, seja nos momentos em que deve ser sutil e não revelar muito para o espectador, seja nas passagens nas quais A Primeira Profecia flerta com o gore. Impossível, por exemplo, esquecer duas cenas de parto presentes na história, ambas apavorantes e de prender o fôlego. 

Existe em A Primeira Profecia um eco da geração da década de 1970, daquilo que aqueles diretores imprimiam a essas histórias e que elevou o status do horror. É evidente que em cada decisão artística de Stevenson ela "conversa" com trabalhos marcantes da década, como é o caso do próprio A Profecia, O Exosrcista e, uma década antes, O Bebê de Rosemary. A Primeira Profecia tem uma coragem em abraçar o gênero, em explorar as nuances sociológicas das suas histórias e o potencial imagético do horror. Isso está presente na trilha sonora, no uso da luz e da sombra, na forma como o filme representa figuras demoníacas etc. Quem celebra essa filmografia, certamente se sentirá contemplado por esse longa. 


A Primeira Profecia é prova de como Hollywood pode explorar suas principais marcas preocupando-se com a qualidade nessas empreitadas, não é algo muito difícil. A direção bem aplicada de Arkasha Stevenson nesse longa reverencia o clássico e toda uma base do cinema de horror, mas faz tudo isso de forma criativa, sabendo seguir os seus próprios caminhos e criando uma obra revigorante para quem gosta do gênero. Há boas lições a serem aprendidas com o resultado de A Primeira Profecia e Hollywood deveria tomar nota para que casos como este sejam mais frequentes do que desastres da proporção de O Exorcista: O Devoto. 


Avaliação


Título original: The First Omen
Ano: 2024
Duração: 120 minutos
Nos cinemas
Direção: Arkasha Stevenson
Roteiro: Arkasha Stevenson, Tim Smith e Keith Thomas
Elenco: Nell Tiger Free, Sonia Braga, Bill Nighy, Ralph Ineson, Charles Dance, Maria Caballero, Andrea Arcangeli, Ishtar Currie-Wilson, Nicole Sorace. 

Assista ao trailer:




 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,107,Resenhas,276,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: A Primeira Profecia
Crítica: A Primeira Profecia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqUv3DYwUw9yQFx6jNyI0qwhlvuNtEA2avVkbjN4gMopuVmiFA_9rJ1GGtAwyh3P4apG8WJ81s2mpYFYcDFs3VIfdeYOn-tOWdCB1QRF9qyb_j_4Y_2tXmkBj0tOKRQEf52V5dX_LaAdg9U41TlLqLraTfhHvX9X6ryDNX70U7vQY0g7d9dKw8YRMU0R2p/s16000/a%20primeira%20profecia%20critica%20filme.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqUv3DYwUw9yQFx6jNyI0qwhlvuNtEA2avVkbjN4gMopuVmiFA_9rJ1GGtAwyh3P4apG8WJ81s2mpYFYcDFs3VIfdeYOn-tOWdCB1QRF9qyb_j_4Y_2tXmkBj0tOKRQEf52V5dX_LaAdg9U41TlLqLraTfhHvX9X6ryDNX70U7vQY0g7d9dKw8YRMU0R2p/s72-c/a%20primeira%20profecia%20critica%20filme.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-primeira-profecia.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-primeira-profecia.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código