Crítica: A Grande Entrevista


A Grande Entrevista dramatiza os bastidores da desastrosa entrevista concedida pelo príncipe Andrew, o terceiro filho da rainha Elizabeth II, a um programa da BBC em 2019 na qual ele teve que prestar contas sobre o seu vínculo com o empresário Jeffrey Epstein, preso por tráfico sexual de menores naquele mesmo ano. Andrew não conseguiu responder às perguntas da jornalista Emily Maitlis e o caso lançou ainda mais problemas na já conturbada vida privada da família real. O monarca foi afastado da vida pública e perdeu o título honorífico de duque. 

A Grande Entrevista é uma produção original da Netflix e chega ao catálogo como longa-metragem dirigido por Philip Martin a partir do livro de Samantha McAlister, produtora de TV que foi a principal responsável por conseguir a entrevista com o príncipe Andrew. Philip Martin é "cria" da Netflix, pois dirigiu alguns episódios da série The Crown, um dos maiores sucessos do catálogo do serviço de streaming, uma série cujo mote era desvendar alguns meandros da biografia da família real em seis temporadas (a última foi disponibilizada no catálogo da Netflix no ano passado). A Grande Entrevista é então uma extensão temática no currículo do seu diretor.  


O grande mérito de A Grande Entrevista é oferecer de forma enérgica e didática os meandros da realização de uma entrevista, sendo um "prato cheio" para os estudiosos e curiosos pelo jornalismo. O filme percorre todas as etapas da concepção de um produto jornalístico complexo como uma entrevista dada nas circunstâncias em que o confronto com o príncipe Andrew ocorreu. Podemos ser levianos com a afirmação, mas é uma das primeiras lembranças que temos de alguma obra audiovisual abordando o papel de assessores e produtores, para além dos repórteres e editores de veículos de comunicação, problematizando, inclusive, como esses profissionais costumam ter os seus papéis subestimados pelos seus colegas e diminuídos pelo público. 

Parte do comando da narrativa é assumida pela produtora Samantha McAlister, interpretada muito bem pela atriz Billie Piper como uma profissional com preocupações reais e que é bem pouco valorizada  pelos seus colegas por fatores estúpidos como a sua aparência. Piper confere perspicácia a Samantha e também uma angústia pelo reconhecimento e por oportunidades que parecem não cair no seu colo por resistência de toda uma lógica da redação onde trabalhava. A sensação de desvalorização profissional de Samantha é compartilhada com a assessora do príncipe Andrew, interpretada muito bem por Keeley Hawes, uma mulher extremamente competente, mas que muitas vezes é ignorada pelo seu assessorado. Ambas fazem a gente pensar como o meio é injusto com o trabalho árduo desses profissionais que estão por trás de quem tem sua imagem exibida ou seu nome colocado em primeiro plano seja na tela da TV ou nas redes sociais. 

Para além dessa perspectiva original sobre o meio, um ótimo momento de A Grande Entrevista é quando Andrew enfim confronta as perguntas da jornalista Emily Maitlis. Este é o momento para os atores Gillian Anderson e Rufus Sewell brilharem em um confronte cheio de tensão que entrega muito sobre seus personagens em gestos, pausas e entonações de voz, uma aula de interpretação de ambos. Sewell transforma Andrew em uma figura que beira o patético com uma segurança estúpida que é típica de um homem que sempre teve muitos privilégios e quase nunca é confrontado ou sofre consequências pelos seus erros. Por sua vez, Anderson personifica toda a experiência, equilíbrio emocional e perspicácia de Emily Maitlis. Ambos travam um duelo que, sem dúvida, é um dos melhores momentos do filme e faz valer cada segundo.


A Grande Entrevista ainda acerta ao não ser "picado" pelo "bichinho" dos filmes sobre jornalismo que romantizam a profissão. Em um breve momento, a editora interpretada por Romola Garai chega a fazer um discurso motivacional para sua redação, mas fica evidente como isso está presente em A Grande Entrevista como um contraponto da visão de Samantha McAlister e de Amanda Thirsk, a assessora do príncipe Andrew. Antes de uma história sobre bravura, justiça e verdade, a rotina do jornalismo, uma profissão indubitavelmente importante como controladora de poderes em tempos do fenômeno destrutivo das fake news, existe o trabalho, muitas vezes não valorizado. Acima de tudo, o que está sendo frisado é um labor em sua importância social, mas também na necessidade de reconhecimento dos seus pares e do público quando ele é bem executado. 



Avaliação



Título original: Scoop
Ano: 2024
Duração: 102 minutos
Disponível na Netflix
Direção: Philip Martin
Roteiro: Peter Morffat e Geoff Bussetil
Elenco: Billie Piper, Gillian Anderson, Rufus Sewell, Keeley Hawes, Romola Garai, Connor Swindells, Lia Williams, Richard Goulding, Aoife Hinds, Paul Poppelwell. 

Assista ao trailer:







 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,107,Resenhas,276,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: A Grande Entrevista
Crítica: A Grande Entrevista
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkH6eF02m8EpnneLzAyiAC3WmfLsbF2oyd1nWfIVwCeUWL64WmC74icC4DVdoSCdqB5QUN6-mNF0LG7pQjmQkPXjL8vKNa9axMtQ81p05WXlYk6V65v1SSjhVMF7h7IhnRy06tsoF1-8SH4_BHgcE-0kHhDZLmLI7mmQkiND3OwSRnB3mUe_t2pUi2wFnC/s16000/scoop%20netflix.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkH6eF02m8EpnneLzAyiAC3WmfLsbF2oyd1nWfIVwCeUWL64WmC74icC4DVdoSCdqB5QUN6-mNF0LG7pQjmQkPXjL8vKNa9axMtQ81p05WXlYk6V65v1SSjhVMF7h7IhnRy06tsoF1-8SH4_BHgcE-0kHhDZLmLI7mmQkiND3OwSRnB3mUe_t2pUi2wFnC/s72-c/scoop%20netflix.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-grande-entrevista.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-grande-entrevista.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código