Crítica: Aumenta que é Rock'n'Roll




Na década de 1980, um grupo de jovens cariocas liderados pelo jornalista Luiz Antônio Mello é responsável por um movimento cultural no país. O ano era 1982 e Luiz Antonio recebeu a tarefa de gerir uma rádio em crise na época, a Fluminense FM. Mello e sua equipe fez história ao criar a primeira rádio brasileira com uma programação dedicada exclusivamente ao rock. Apelidada de "Maldita" pelos seus fãs, logo a Fluminense FM se transforma em um fenômeno nacional e é abraçada por uma geração de jovens que acompanhava os últimos anos da ditadura e o princípio da redemocratização do país. 

É a história da Fluminense FM, a "Maldita", que o longa Aumenta que é Rock'n Roll quer contar, adotando a perspectiva do seu criador, Luiz Antonio Mello, interpretado por Johnny Massaro. Sob a direção de Tomás Portella, da série Impuros e da comédia Qualquer Gato Vira-Lata, e o roteiro de L.G. Bayão, de A Porta ao Lado e O Doutrinador, o filme consegue contextualizar o cenário cultural da época e dimensionar a importância da rádio para o cenário artístico e político, como porta-voz de uma geração, ainda que se perca ocasionalmente no enlace amoroso do seu protagonista com a locutora Alice, interpretada por Marina Provenzzano. 


Aumenta que é Rock'n Roll sabe captar o lado bem-humorado dessa história incorporando em sua estrutura narrativa crônicas da biografia da "Maldita", como o episódio do concurso das camisetas que envolvia formigas ou do dia em que o equipamento da rádio quebrou e captou conversas íntimas da sua equipe ou ainda o envolvimento da rádio na primeira edição do Rock in Rio. É muito divertido acompanhar esse tipo de história que dá uma outra dimensão do sucesso de uma rádio que chegou a ocupar o segundo lugar na audiência das emissoras cariocas, uma perspectiva nada glamurosa dessa história que capta sobretudo o espírito da juventude de uma época. 

O filme também ganha bastante por ter Johnny Massaro na pele de Luiz Antonio Mello. O ator consegue carregar a veia apaixonada, romântica e idealizadora do personagem pelo projeto da "Maldita", mas também o aguçado senso de responsabilidade e profissionalismo do jornalista na condução daquela rádio. O longa de Tomás Portella só perde pontos com o espectador quando deixa de lado o  bem-humorado registro histórico para dar atenção ao romance envolvendo Luiz Antonio Mello e a locutora Alice, trazendo para Aumenta que é Rock'n Roll um tom novelesco próximo de uma temporada da Malhação para capturar audiências mais jovens, algo que aqui é completamente dispensável dadas as pretensões do filme. 


Aumenta que é Rock'n Roll acerta ao narrar de maneira leve a trajetória da Fluminense FM. É um filme mais exitoso quando entende que o potencial dessa história está nos elementos que envolvem o entorno da rádio, sobretudo o retrato que faz da juventude brasileira dos anos de 1980. O longa infelizmente perde tempo com frivolidades que em nada acrescentam aos pontos fortes da obra, mas, ainda assim, as qualidades prevalecem e  o filme deixa uma impressão bem positiva nas plateias ao final da sessão. 


Avaliação


Título original: Boy Aumenta que é Rock'n'Roll
Ano: 2024
Duração: 113 minutos
Nos cinemas
Direção: Tomás Portella
Roteiro: L. G. Bayão
Elenco: Johnny Massaro, Marina Provenzzano, Jorge Sauma, João Vítor Silva, Orã Figueiredo, Silvio Guindane, Adriano Garib, Raoni Seixas, Charles Fricks.

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,107,Resenhas,276,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Aumenta que é Rock'n'Roll
Crítica: Aumenta que é Rock'n'Roll
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBNGDKdyDGMpNuPUfqyZr4wymv7PtPPbw0_X1thHQbASm-12JyyuXvIUBFMBjt6mEcn1uroTb9Qz2unBU0cnd64Q6HyZavor3WFucmOPbHSR6c8Mn03ZkDOePrk_cyr6aSD8GJIem7WFLDoxVsjLmIdms4uZThepcNCF2o5bpjBDitjqwWCBAibSmcbzbS/w640-h350/aumenta%20que%20e%20rockn%20roll%20critica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBNGDKdyDGMpNuPUfqyZr4wymv7PtPPbw0_X1thHQbASm-12JyyuXvIUBFMBjt6mEcn1uroTb9Qz2unBU0cnd64Q6HyZavor3WFucmOPbHSR6c8Mn03ZkDOePrk_cyr6aSD8GJIem7WFLDoxVsjLmIdms4uZThepcNCF2o5bpjBDitjqwWCBAibSmcbzbS/s72-w640-c-h350/aumenta%20que%20e%20rockn%20roll%20critica.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-aumenta-que-e-rockn-roll.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2024/04/critica-aumenta-que-e-rockn-roll.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código