Crítica: O Sequestro do Voo 375

 
O Sequestro do Voo 375 narra um episódio verídico ocorrido no Brasil em 1988 quando um maranhense fez passageiros e  tripulação de um voo da Vasp para o Rio de Janeiro reféns a fim de fazer o avião atingir o Palácio do Planalto em Brasília e matar o então presidente José Sarney. O filme de Marcos Baldini (o mesmo diretor de Bruna Surfistinha) é uma produção Star que chega aos cinemas com ambições de ser o Voo United 93 brasileiro. A comparação é curiosa porque, como o próprio filme de Baldini contextualiza antes dos seus créditos finais, o caso do sequestro do avião da Vasp foi uma das inspirações de Osama Bin Laden no ataque ao World Trade Center em 2001. 


No intuito de ser um genuíno thriller, O Sequestro do Voo 375 é um longa extremamente bem executado, sobretudo do ponto de vista técnico. Baldini também consegue ser objetivo ao desenvolver a trama e distribui muito bem a sua atenção pelo mosaico de personagens envolvidos no caso, administrando o estado de nervos elevados que toma conta de espaços diversos como a cabine onde estão o piloto e o sequestrador, as interações da tripulação e dos passageiros e a torre de controle onde as comunicações com o voo, e consequentemente a negociação, foram feitas. Todas essas múltiplas frentes de ação do filme são bem ritmadas pelo diretor que faz um trabalho muito competente no gênero. Narrativamente, O Sequestro do Voo 375 prende o espectador e, do ponto de vista técnico, o filme exibe toda a sua ação com bastante credibilidade. 

A condução do roteiro de autoria de Lusa Silvestri e Mikael de Albuquerque também é certeira por contextualizar muito bem o sequestro e suas raízes na situação do país, sendo extremamente cuidadoso no tratamento dos seus personagens, evitando, por exemplo, vilanizar a figura de Nonato, o sequestrador do voo. Ainda que vez ou outra exagere no tom grandiloquente e na personificação do heroísmo representado pelo piloto Murilo, o filme evita qualquer abordagem rasa do episódio. O Sequestro do Voo 375 tem seus melhores momentos quando aproxima a realidade das suas três figuras centrais, o piloto Murilo, Nonato e a negociadora Luzia, entendendo o episódio como uma consequência do caldeirão de problemas estruturais da sociedade brasileira, afinal o que motiva o sequestro é o descontentamento com as promessas não cumpridas pelo governo federal de Sarney. . 

Além do trabalho excepcional de Baldini, dos seus roteiristas e de toda a equipe técnica, cabe destacar o desempenho comprometido dos integrantes do elenco do filme. Danilo Grangheia tem ótimos momentos como o piloto Murilo, administrando muito bem o medo e o senso de responsabilidade do personagem diante daquela situação. Grangheia tem ótimas cenas com Jorge Paz, intérprete de Nonato, outro destaque do elenco. Paz segue as orientações do projeto e evita vilanizar o personagem Nonato, transformando-o em um sujeito que se transforma em alguém perigoso por força de circunstâncias. Também cabe destacar o trabalho de Roberta Gualda como Luzia, assumindo com profissionalismo e empatia toda a negociação com Nonato. 


O Sequestro do Voo 375 acerta por ser um filme repleto de tensão, mas que não explora de maneira sensacionalista o episódio que retrata. Marcus Baldini sabe contextualizar o sequestro do voo da Vasp na década de 1980 e ainda reserva um olhar humano para suas personagens, sem que para isso carregue em um melodrama, que, no caso, não seria bem-vindo. Nesse sentido, mais que um acerto técnico, como anda sendo "vendido", O Sequestro do Voo 375 sabe alicerçar o seu drama em bases histórico-sociais muito sólidas, garantindo uma experiência surpreendente para quem esperava muito pouco do longa. 



Avaliação





Título original: O Sequestro do Voo 375
Ano: 2023
Duração: 100 minutos
Nos cinemas
Direção: Marcus Baldini
Roteiro: Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque
Elenco: Danilo Grangheia, Jorge Paz, Roberta Gualda, Cesar Mello, Juliana Alves, Adriano Garib, Claudio Jaborandy, Gabriel Godoy, Wagner Santisteban, Arianne Botelho. 


Assista ao trailer:





COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,107,Resenhas,276,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Sequestro do Voo 375
Crítica: O Sequestro do Voo 375
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnZVPv2RvuWv41nC3FRBI639TSX3fa2NqoN5sUnDvYn6bfJ8ts7i4n0kwYGrfitylaKGlWJ8kyz_skUc0eXcswg84-I8mjGoVKaKB9jbmeVhdB5wRTCf4Vu7Jcfxo9KhABU_py_uWM-qTSZvQgFh9KolRuCs4w-3RkhrnvkuSZZCTGVH54ttSQQmBNtuQt/s16000/o%20sequestro%20do%20voo%20375.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnZVPv2RvuWv41nC3FRBI639TSX3fa2NqoN5sUnDvYn6bfJ8ts7i4n0kwYGrfitylaKGlWJ8kyz_skUc0eXcswg84-I8mjGoVKaKB9jbmeVhdB5wRTCf4Vu7Jcfxo9KhABU_py_uWM-qTSZvQgFh9KolRuCs4w-3RkhrnvkuSZZCTGVH54ttSQQmBNtuQt/s72-c/o%20sequestro%20do%20voo%20375.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2023/12/critica-o-sequestro-do-voo-375.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2023/12/critica-o-sequestro-do-voo-375.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código