Crítica: Flora e Filho - Música em Família

 


Responsável por filmes como Apenas uma Vez, Mesmo se nada der certo e Sing Street, o irlandês John Carney sabe como aliar suas tramas à música. Seus filmes são sempre obras singelas, que conseguem proporcionar conforto e "aquecer o coração" do espectador, tornando a experiência de assisti-los e de conviver com seus personagens afetivamente recompensadora. Flora e Filho: Música em Família não seria diferente. 

O mais recente trabalho de Carney traz como protagonista uma jovem que se torna mãe muito cedo na vida aos 17 anos. Apesar de compartilhar a guarda do filho com o pai e ter com ele uma relação amistosa, todo o trabalho duro fica sob a responsabilidade dela. Flora deixou para trás uma série de sonhos e expectativas da juventude, atendendo a demandas mecânicas da sobrevivência (trabalhar, cuidar da casa, dar suporte ao filho Max etc.). As coisas mudam quando a personagem passa a ter aulas online via vídeo-chamada com um professor de violão dos EUA, uma experiência que lhe dá uma injeção de ânimo. 


Em Flora e Filho, Carney fala de uma juventude cujas perspectivas foram castradas pela responsabilidade que tiveram que arcar muito cedo. A relação entre Flora e o filho Max é bem interessante. A dinâmica entre os personagens é mais próxima daquela que se estabelece na maioria das vezes entre irmãos e não são típicas daquelas que percebemos entre mães e filhos: eles se implicam o tempo todo e exibem até mesmo uma aspereza no tratamento, que, nesse caso, jamais pode ser sinônimo de falta de afeto. A questão é que a maternidade em Flora e Filho está longe de corresponder a visões romantizadas sobre o tema, a protagonista ama o filho, é evidente, mas o garoto não deixa de ser uma espécie de atestado dos pontos mais problemáticos da sua vida, uma lembrança de que talvez algo não tenha dado muito certo no meio do caminho. 

A música surge na vida de Flora e, por tabela, do seu filho, como uma espécie de restaurador de elos, recobrando uma humanidade e esperança sempre ameaçadas de se dissolver pelas provas de resistência diárias da vida. É muito sensível a maneira como Carney insere a música em suas tramas e aqui não seria diferente. A expressão artística em Flora e Filho resgata os seus personagens não para oferecer qualquer jornada de fama e sucesso na indústria do entretenimento, mas no significado elementar da arte em nossas vidas: ela é elemento de socialização, de humanização, agregador e até um recurso para nos reconectarmos conosco. No caso de Flora e Max, a música fortalece laços de afeto sempre testados, mas nunca rompidos.  



A sensibilidade de Carney para tratar esse tema já torna Flora e Filho um filme que merece a atenção do espectador. O diretor conduz tudo de maneira extremamente delicada, sem apelar para o dramalhão fácil, mas construindo personagens carismáticos e admiráveis através de atores que conseguem sustentar esse aproach do diretor, da protagonista Eve Hewson ao menino Orén Kinlan, passando ainda por Jack Reynor que interpreta o ex de Flora e pai da Max até Joseph Gordon-Levitt que vive o professor de música. 


Avaliação




Título original: Flora and Son
Ano: 2023
Duração: 97 minutos
Disponível no Apple TV Plus
Direção: John Carney
Roteiro: John Carney
Elenco: Eve Hewson, Jack Reynor, Orén Kinlan, Joseph Gordon-Levitt, Marcella Plunkett, Paul Reid, Amy Huberman, Sophie Vavasseur, Harvey Hutchinson.  


Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,107,Resenhas,276,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Flora e Filho - Música em Família
Crítica: Flora e Filho - Música em Família
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQIWrnNhYWVCg1d14uVZUpxPl7hTLNSip0zktCykKa9w_3LIBbjfNmUaUsd2ig015MuFebO0dopLkDo0F2ZeOTNOFIhyj2mZZLaP7MsZNYeqPfRwf7Eaa068AR5A4XBmDSgY6LWgSETMYxeLC-VoV6vGdsgtK2guUtx3tD1jRuDXxGJPA7wqobsEgy5k07/s16000/Flora_and_Son_Photo_0102.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQIWrnNhYWVCg1d14uVZUpxPl7hTLNSip0zktCykKa9w_3LIBbjfNmUaUsd2ig015MuFebO0dopLkDo0F2ZeOTNOFIhyj2mZZLaP7MsZNYeqPfRwf7Eaa068AR5A4XBmDSgY6LWgSETMYxeLC-VoV6vGdsgtK2guUtx3tD1jRuDXxGJPA7wqobsEgy5k07/s72-c/Flora_and_Son_Photo_0102.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2023/11/critica-flora-e-filho-musica-em-familia.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2023/11/critica-flora-e-filho-musica-em-familia.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código