Crítica: Bottoms

 



Depois do curioso Shiva Baby, comédia que abordava os costumes da comunidade judaíca estadunidense pela perspectiva de uma jovem integrante do grupo, a diretora e roteirista Emma Seligman aposta na comédia high school com o simpático Bottoms. O filme é mais uma parceria de Seligman com a atriz Rachel Sennott, estrela de Shiva Baby, que aqui além de protagonista é co-responsável  pelo roteiro e pela produção do longa junto com a cineasta. 

Seligman e Sennott contam a história das amigas PJ (Sennott) e Rosie (Ayo Edebiri, da série The Bear). Ambas fundam na escola um clube de luta para meninas. O intuito do clube alardeado pelas duas é propiciar às garotas do colégio recursos para se defenderem de potenciais agressores, mas, na verdade, na sua origem, PJ e Rosie conceberam o grupo como desculpa para flertar com outras garotas. O clube acaba reunindo meninas de diferentes segmentos da escola, das excluídas às líderes de torcida, transmitindo para suas integrantes importantes lições sobre a sororidade na prática. 




Bottoms é um título que reúne parte das principais marcas narrativas das comédias high school, um gênero extremamente popular dos anos 1980 e 1990, revisitando pontos que possam soar anacrônicos no século XXI. O filme tem um enfoque muito evidente em personagens LGBT, sendo extremamente interessante observá-lo comparativamente com títulos do mesmo gênero no passado pois figuras que antes estavam à margem nessas histórias aqui assumem um protagonismo, no caso, as "heroínas" PJ e Rosie. As garotas interpretadas por Sennott e Edeberi têm conflitos críveis a suas respectivas orientações sexuais, com direito a interesses amorosos e tudo. Quando que isso seria possível em um filme do gênero nos anos 1980? 

Bottoms é um filme extremamente divertido com pitadas pontuais de ironia a respeito das ainda excludentes dinâmicas sociais entre adolescentes nos corredores de um colégio convencional. A maneira como o longa aborda a fluidez da sexualidade de suas personagens é bem executada e orgânica. A ideia de sororidade também é trabalhada de maneira muito efetiva pela obra, sem que para isso a diretora caia em redundâncias ou tratamentos superficiais e já defasados sobre a temática. É interessante sobretudo como o filme se permite "brincar" com essas pautas, optando por uma abordagem afirmativa sobre o assunto, porém mais aderente à realidade da maioria das pessoas, bem distante da superficialidade das redes sociais ou da excessiva gravidade empregada nas discussões acadêmicas. 

As mulheres e personagens LGBTs de Bottoms tem propósitos afirmativos e empoderadores, mas possuem personalidade e demandam questões particulares às suas realidades. A vivência de uma LGBT branca como PJ, por exemplo, é bem diferente de Rosie, uma garota negra. Com tratamento semelhante, a comunidade LGBT em Bottoms tem diferentes matizes, encarando suas respectivas sexualidades de maneira variada e, muitas vezes, fluida, evitando estereotipar essas personagens. Também é interessante perceber como o filme evita transformar essas personagens em figuras perfeitas, todas as meninas de Bottoms têm pontos falhos (algumas até falhas de caráter), conflitos entre si, afastando-as daquela visão ingênua de que a representação LGBT ou feminina no cinema para ser positiva para essas comunidades tem que necessariamente prezar pela construção de modelos irretocáveis de conduta. Não, aqui a complexidade é muito bem-vinda e faz muito bem à história.




O elenco do filme também é um ponto alto da obra. Rachel Sennott e Ayo Edebiri são as protagonistas perfeitas para a história, há ótimos momentos para o professor interpretado por Marshawn Lynch e Nicholas Galitzine tem boas cenas como o hétero "mais popular" do colégio, o jogador de futebol americano Jeff. 

Divertido, mas compromissado e incisivo com as causas que assumidamente defende, Bottoms é um ótimo exemplar para a comédia high school na atualidade, um passo que definitivamente não esperávamos ver a diretora de Shiva Baby seguir, mas que demonstra total coerência com a condução da sua carreira até aqui. Com Bottoms, Emma Seligman firma parceria com Rachel Sennott como nomes a se destacar na comédia, usando o gênero para construir histórias compromissadas com a originalidade no tratamento da narrativa e com o revisionismo da representação de grupos sociais nessas tramas. 



Avaliação




Título original: Bottoms
Ano: 2023
Duração: 93 minutos
Disponível no Amazon Prime Video
Direção: Emma Seligman 
Roteiro:  Emma Seligman e Rachel Sennott
Elenco: Rachel Sennott, Ayo Edebiri, Ruby Cruz, Havana Rose Liu, Kaia Gerber, Nicholas Galitzine, Miles Fowler, Marshawn Lynch, Summer Joy Campbell, Virginia Tucker. 


Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,110,Resenhas,286,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Bottoms
Crítica: Bottoms
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPqyygyKkuZggD08NarF2e5_6aSJdjtXxY_p-Ehf_8FHkZhBD6HmcpVv-Y9f9r219bNCpe1fy-Sb4G346jXPvas8PdoBExvJ9u6g9EXWbeoz9TXmhq6ZkO9xpIDtfTK8K5HOhp_-iHaPDxq3yk1HhmuBlaovcd8vIStEUmbaZDAmSXS2lWDVlTLDSO1_Se/s16000/clube%20da%20luta%20para%20meninas%20bottoms.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPqyygyKkuZggD08NarF2e5_6aSJdjtXxY_p-Ehf_8FHkZhBD6HmcpVv-Y9f9r219bNCpe1fy-Sb4G346jXPvas8PdoBExvJ9u6g9EXWbeoz9TXmhq6ZkO9xpIDtfTK8K5HOhp_-iHaPDxq3yk1HhmuBlaovcd8vIStEUmbaZDAmSXS2lWDVlTLDSO1_Se/s72-c/clube%20da%20luta%20para%20meninas%20bottoms.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2023/11/critica-bottoms.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2023/11/critica-bottoms.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código