Crítica: O Pacto

 


A campanha militarista dos EUA no Afeganistão após o 11 de setembro de 2001 já foi explorada de todas as formas por produtos audiovisuais, ficcionais ou não. Porém, somente o distanciamento histórico (o tempo) conseguiu dar maturidade e complexidade ao olhar  dos realizadores para esse período particular na história do mundo. O Pacto de Guy Ritchie é fruto desse estado das coisas ao trazer a história de um afegão que se transforma em intérprete do exército estadunidense em troca da guarida que o governo ocidental pode dar a sua família após completar seus serviços. 

O principal conflito de O Pacto é deflagrado quando esse personagem salva um sargento estadunidense interpretado por Jake Gyllenhaal das investidas do talibã. Este homem consegue sair com vida, mas o seu protetor é deixado para trás, ficando vulnerável à perseguição do grupo extremista. É nesse momento que o personagem de Gyllenhaal deve retribuir a ajuda do companheiro retornando ao Afeganistão para resgatá-lo da perseguição do talibã. 

É claro que no "frigir dos ovos", ainda que Guy Ritchie suavize qualquer tom patriótico ou representação idealizada sobre o exército estadunidense, a ética deste não chega a ser "borrada" em O Pacto. Sem estridência e com mais sutilizas, os arquétipos não deixam de estar bem definidos. A diferença é que o filme nos apresenta a relação entre o exército dos EUA e esse grupo de dissidentes afegãos. Existe em O Pacto um esforço de demonstrar como anos depois da invasão estadunidense ao país a resposta para os conflitos bélicos pode ser representada por essa relação de confiança e lealdade estabelecida entre um soldado americano e um afegão. 

Guy Ritchie tem um trabalho fundamental para estabelecer uma atmosfera de tensão nas cenas de perseguição no deserto e também por não explorar de maneira sensacionalista os temas delicados que tangenciam o seu filme. O diretor também tem um ótimo trabalho na realização das suas cenas de ação, sempre orquestradas de maneira inspirada. O realizador ainda conta com uma excelente dupla de protagonistas, Jake Gyllenhaal e Dar Salim. 


O Pacto talvez tropece na estrutura do seu roteiro que demora a apresentar o estopim do seu conflito, o incidente que lesiona o personagem de Jake Gyllenhaal no Afeganistão. Ao mesmo tempo em que demora também para trazer o protagonista de volta ao país com a missão de resgatar o seu salvador do talibã, apresentando ainda um desenrolar rápido demais para uma ação tão complicada quanto sair com vida da zona de risco representada por aquele país. Ainda assim, é um filme que enfrenta de maneira minimamente sóbria conflitos geopolíticos e a história do mundo e explora o tema central da dívida de honra do seu protagonista sem as afetações que esse tipo de material costuma convocar. 



Avaliação


Título original: The Covenant
Ano: 2023
Duração: 123 minutos
Disponível no Amazon Prime Video
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Guy Ritchie, Ivan Atkinson e Marn Davies 
Elenco: Jake Gyllenhaal, Dar Salim, Emily Beecham, Jonny Lee Miller, Alexander Ludwig, Antony Starr, Christian Ochoa Lavernia, Bobby Schofield, Sean Sagar, Reza Diako. 


Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,101,Resenhas,253,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Pacto
Crítica: O Pacto
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ5Y5DtGYs5QVJpmxpvjjWfRzwXHwO09Q53cPUdLPPffN_kX7iXAdnX9ZyZq3a_Mkt2KUmqYwDUERboej8mfimGlC7H0VPM97MUiq4qIBEoaCVoRx6ce96rKoT4w62lTfJTPVzfXB0kacbkvkhMcx6HadT5py4PVvrg0GT0rf89WbMw5sGMxf2gFckUc1m/s16000/o%20pacto%20amazon%20prime%20video.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ5Y5DtGYs5QVJpmxpvjjWfRzwXHwO09Q53cPUdLPPffN_kX7iXAdnX9ZyZq3a_Mkt2KUmqYwDUERboej8mfimGlC7H0VPM97MUiq4qIBEoaCVoRx6ce96rKoT4w62lTfJTPVzfXB0kacbkvkhMcx6HadT5py4PVvrg0GT0rf89WbMw5sGMxf2gFckUc1m/s72-c/o%20pacto%20amazon%20prime%20video.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2023/06/critica-o-pacto.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2023/06/critica-o-pacto.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código