Crítica: Dungeons & Dragons - Honra entre Rebeldes

 
Concebido na década de 1970, Dungeons & Dragons revolucionou a cultura pop cimentando no cotidiano de gerações nerds o RPG, o jogo de interpretação de papéis. Volta e meia, as tramas medievais fantásticas giram em torno de um grupo de personagens de origens diversas com habilidades distintas com uma missão a cumprir. Os jogos já ganharam versões para diversas mídias, a mais famosa delas é a série animada Caverna do Dragão (até homenageada em um breve momento desse novo filme), além do longa Dungeons & Dragons: A aventura começa agora de 2000 e dois filmes para a TV, um em 2005 e outro em 2012. 

Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes talvez seja a incursão mais bem sucedida do jogo para mídias audiovisuais desde Caverna do Dragão. Talvez não com o mesmo impacto cultural da animação dos anos 1980, mas atingindo no alvo um traço fundamental para fazer um filme baseado em jogos de RPG darem minimamente certo: o senso apurado para o entretenimento que não se leva a sério, mas que também não subestima a inteligência e a sensibilidade do público.  


Na trama, acompanhamos um ladrão e sua amiga se juntando a outros aventureiros para recuperar uma relíquia perdida. O maior desejo do protagonista interpretado por Chris Pine é se juntar novamente a sua filha, ludibriada por um perigoso companheiro de jornada. A direção de Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes é da dupla John Francis Daley e Jonathan Goldstein das comédias Férias Frustradas e A Noite do Jogo. A dupla também assume o roteiro da produção. Em Honra entre Rebeldes, Daley e Gokdstein se apropriam muito bem de suas experiências com a comédia para preencher essa aventura com bom humor e a sensibilidade de jamais se levarem muito a sério, o que torna o filme uma experiência leve. 

Os efeitos visuais são bem aplicados, a direção de ação é correta e o elenco de ótimos atores não transforma o filme em uma experiência aborrecida. Sobre o último tópico, mesmo que estrelas como Chris Pine, Michelle Rodriguez e Hugh Grant interpretem arquétipos que lhes são comuns em suas carreiras - o herói charmoso (Pine), a heroína bad ass (Rodriguez) e o trapaceiro cínico (Grant) -, todos eles o fazem com graça, carisma e humanidade, tornando a jornada desse Dungeons & Dragons ainda mais prazerosa para o espectador. 



Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes não vai oferecer uma trama complexa, nem mesmo uma construção densa sobre a psicologia dos seus protagonistas. A experiência do filme é de puro escapismo e ele o faz na medida certa, sem subestimar as plateias, repleto de respeito por aquele universo e pela atenção que o público dedicará àquela história. É daquele tipo de filme que agrada tranquilamente a todas as faixas etárias, repertórios cinematográficos e gostos narrativos. Ninguém sai perdendo. 



Avaliação


Título original: Dungeons & Dragons: Honor among Thieves
Ano: 2023
Duração: 134 minutos
Nos cinemas
Direção: John Francis Daley e Jonathan Goldstein
Roteiro: John Francis Daley, Jonathan Goldstein e Michael Gilio
Vozes de: Chris Pine, Michelle Rodriguez, Hugh Grant, Regé-Jean Page, Justice Smith, Sophia Lillis, Chloe Coleman, Daisy Head, Kyle Hixon, Spencer Wilding.

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,255,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Dungeons & Dragons - Honra entre Rebeldes
Crítica: Dungeons & Dragons - Honra entre Rebeldes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh02EK-37ZNw23X1Wg4s9a9jBxy9mBhtXyQ49mAD6uK9ORM-8hE6Laq8SAhajKOVy1Ayo44J2C_leh1OT0IdwreJlW7s27B17GL5TYP2GYEZR2MK0XpY0fYb3FPpeU4salsHd75EeVMTnt5DOXBcop4kDAQosCTpps3Z0vQRw6hBCAwAkP4SHm9w5czAA/s16000/dungeons-and-dragons-honor-among-thieves-review.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh02EK-37ZNw23X1Wg4s9a9jBxy9mBhtXyQ49mAD6uK9ORM-8hE6Laq8SAhajKOVy1Ayo44J2C_leh1OT0IdwreJlW7s27B17GL5TYP2GYEZR2MK0XpY0fYb3FPpeU4salsHd75EeVMTnt5DOXBcop4kDAQosCTpps3Z0vQRw6hBCAwAkP4SHm9w5czAA/s72-c/dungeons-and-dragons-honor-among-thieves-review.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2023/04/critica-dungeons-dragons-honra-entre.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2023/04/critica-dungeons-dragons-honra-entre.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código