Crítica: O Menu


Jantar para onze

O Menu faz uma crítica assertiva ao uso da gastronomia como status social. 



A explosão da gastronomia nos últimos anos motiva os mecanismos da crítica social desenvolvida em O Menu. O filme de Mark Mylod (de alguns episódios de séries como Game of Thrones Succession) traz um grupo de convidados de um renomado chef interpretado por Ralph Fiennes para degustar um cardápio exclusivo preparado por ele em um restaurante cuja cozinha administra e está localizado em uma ilha particular. Na lista, onze convidados: um jovem apaixonado por gastronomia e sua namorada, uma crítica gastronômica e seu editor, um casal de ricaços em crise matrimonial, um astro de Hollywood decadente e sua namorada e um grupo de três sócios de uma grande empresa. Ao longo da degustação, os convidados percebem que foram atraídos por uma armadilha do chef. 


O Menu é movido por um humor ácido e cerca o grupo de visitantes da ilha com um estado de apreensão deixado pelo personagem de Ralph Fiennes. A partir dos primeiros sinais de que aquela não é uma degustação comum e de que todos estão na mira de um chef psicótico, os personagens do filme passam a antever como tudo aquilo tende a piorar e resultar em tragédia. O chef Slowik ultrapassa fronteiras e vai em uma escalada surpreendente de sadismo que colabora com o crescente suspense do longa. 

A crítica do filme é localizada e evidente. Através do grupo de vítimas selecionadas por Slowik - críticos, a alta sociedade, celebridades e entusiastas alienados da alta gastronomia - , o longa fala sobre o estado das coisas na área. Em tempos de hype midiático dos chefs de cozinha, O Menu escancara o caráter utilitarista da gastronomia, evidenciando como o ramo da alimentação entrou na arena da luta de classes: a prevalência de conceitos em prejuízo do paladar, o uso de termos pomposos para a descrição de sabores, o status social que a gastronomia confere àqueles que performam sua apreciação etc.


No final das contas, o objetivo da prática acaba sendo esvaziado no meio de tanta pompa. Como o próprio desfecho da personagem de Anya Taylor-Joy denuncia, a relação entre clientes e chefs deveria ser baseada em dinâmicas muito simples, o prazer de comer algo bem-feito e que agrada espontaneamente um paladar e a retribuição pecuniária por esse trabalho bem executado na cozinha.

A maneira certeira como o filme analisa os principais problemas em torno do seu tema e como apresenta personagens interessantíssimos, do chef psicologicamente destruído, mas obstinado em seus objetivos interpretado por Ralph Fiennes à deslocada convidada vivida por Anya-Taylor Joy, passando pelo egocêntrico e obcecado fã representado por Nicholas Hoult e a crítica prolixa de Janet McTeer, todos têm um grande momento no filme. O Menu é um filme de elenco, mas que apresenta direção e roteiro maduros no desenvolvimento da sua crítica.   
 

Avaliação


Título original: The Menu
Ano: 2022
Duração: 107 minutos
Nos cinemas
Direção: Mark Mylod 
Roteiro: Seth Reiss e Will Tracy
Elenco: Ralph Fiennes, Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult, Janet McTeer, Judith Light, John Leguizamo, Hong Chau, Paul Adelstein, Aimee Carrero, Reed Birney, Rebecca Coon, Rob Yang, Arturo Castro, Mark St. Cyr. 

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: O Menu
Crítica: O Menu
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF8glkhVhpcqaSSY9QrjU3i7dm3NTs1dnde6pmyEgSc2KkQd53nPeF0nx7KZEzKlKRiFhm_xvph3By86XlqPSFBX8YZhKfmg-ag7C56mZnPUpr0mbH7Vw7g4kF3j86lMMWKntibR10PyTgZl57LpjGNYtW1A2v9I0KU0zcXr103QZtqqtBSyvBTjhlKQ/s16000/O%20Menu.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF8glkhVhpcqaSSY9QrjU3i7dm3NTs1dnde6pmyEgSc2KkQd53nPeF0nx7KZEzKlKRiFhm_xvph3By86XlqPSFBX8YZhKfmg-ag7C56mZnPUpr0mbH7Vw7g4kF3j86lMMWKntibR10PyTgZl57LpjGNYtW1A2v9I0KU0zcXr103QZtqqtBSyvBTjhlKQ/s72-c/O%20Menu.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/12/critica-o-menu.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/12/critica-o-menu.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código