Crítica: Paloma


Casa de boneca

Em Paloma, Marcelo Gomes traça a jornada de uma mulher transgênero que sonha se casar de véu e grinalda. 

 

A protagonista de Paloma nutre um grande sonho desde que passou a viver "amigada", como ela mesma diz, com José: se casar na igreja de véu e grinalda com as bençãos de um padre. Isso está presente desde os primeiros minutos de Paloma, quando ela confessa a uma cliente do salão suas aspirações pessoais ou quando brinca de boneca com a filha. 

Dirigido por Marcelo Gomes, destacado cineasta pernambucano de filmes como Era uma vez eu, Verônica e Cinema, Aspirinas e Urubu, Paloma é um longa que provoca várias instituições brasileiras através da situação que traça para sua personagem principal. Entre elas estão os dogmas da Igreja Católica e a família tradicional cristã heteronormativa, alguns dos pilares mais defendidos por parcela da população em tempos de uma extrema direita que usa intensamente a religião como pretexto para a segregação social. 

A personagem que dá título à Paloma é empenhada na sustentação do seu papel de esposa e mãe cristã. Ela trabalha como cabelereira e como agricultora, cuida da casa, da filha que teve em um primeiro relacionamento, do futuro marido, cumpre com todas as suas obrigações religiosas... E ela não faz nada disso como obrigação, mas porque ela genuinamente gosta dessa vida. Paloma é o exemplo de uma mãe de família. A barreira que impede a protagonista de sacramentar esse sonho da família de comercial de margarina é o fato dela ser uma mulher trans.  


Ao mesmo tempo em que Marcelo Gomes desestabiliza a ideia preconceituosa de que somente mulheres cis podem ser relacionadas com o tipo de vida que Paloma constrói para si, o cineasta também escancara as barreiras sociais que diluem as oportunidades para uma pessoa trans no Brasil. Por mais que a protagonista se esforce para convencer a Igreja Católica a realizar seu casamento como manda o protocolo, escrevendo até mesmo uma carta para o papa, fica reiteradamente evidente na trajetória da personagem que o que a impede de realizar o seu sonho é a transfobia da sociedade. 

Até mesmo o ideal da família perfeita de Paloma é desestabilizado pelo filme na medida em que o desfecho da história rui o castelo de princesa da protagonista. A personagem principal lida com frustrações em torno da postura do seu companheiro quando a união dos dois ganha manchetes no noticiário nacional. Como outras mulheres, Paloma também é iludida por um ideal de vida matrimonial perfeita, sustentado pela mídia e pela fé, e, no seu caso específico, sabotado pelas mesmas instituições que incutiram esse sonho no seu imaginário. 


As camadas que Marcelo Gomes injeta em Paloma tornam o filme complexo na abordagem dos seus diversos temas, entre eles, a própria representação de pessoas trans nas telas. Basta perceber como o realizador desenvolve a expressão da sexualidade de sua protagonista, sempre quebrando com o estigma de que uma mulher trans ocupa um lugar passivo no ato sexual, por exemplo, ou mesmo não escondendo a nudez da sua protagonista não operada. Tudo isso sublinha que o que torna Paloma uma mulher não são os estereótipos fincados por uma heteronormatividade para as identidades masculinas e femininas, mas sim a forma como uma pessoa trans se reconhece no mundo e isso fica claro nos primeiros instantes do filme, a personagem principal é uma mulher.  

O filme ganha bastante com a condução do diretor, que tem um olhar humano para a realidade da protagonista, construindo a personagem como uma mulher genuinamente boa, digna, mas repleta de contradições, como qualquer ser humano - e são justamente esses escorregões que aproximam tanto Paloma da realidade de outras mulheres cis (ela chega a cometer adultério e se sentir culpada por isso, quando esse fato em sua trajetória não anula em nada os seus sonhos de casamento). Além disso, Gomes conta com o desempenho formidável de Kika Sena, que consegue conferir todas essas nuances para a personagem, uma mulher que deseja se encaixar em padrões comportamentais, mas não se conforma com uma postura submissa a partir do momento em que questiona as orientações da igreja e luta por alguma mudança. 

Em Paloma, Marcelo Gomes reflete sobre algo próximo daquilo que Sebastián Lelio pensava em Uma Mulher Fantástica. Paloma é um filme que traz uma personagem na luta pelo respeito a sua identidade, sua dignidade e seus sonhor. Temos uma protagonista que até o último segundo do longa resiste à marginalidade social que a transfobia lhe relega. 


Avaliação


Título original: Paloma
Ano: 2022
Duração: 104 minutos
Nos cinemas
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes
Elenco: Kika Sena, Ridson Reis, Samya De Lavor, Suzy Lopes, Nash Laila, Ana Maria Marinho, Buda Lira, Wescla Vasconcellos.

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,254,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Paloma
Crítica: Paloma
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpsu-2FEZSLzaVv3mfhwHsIiKT-hhm8YOD76ah5rOlEIVyw_1kWGPZg_PgPux_U_niwNLwM-xdq1W06-bfz5PGR0MPTlgx47X3yIYPyeQnBld_3ipKhvnL_XWXL3KZEOiiHf4145HMTwmPEiDjk3MJMwmFfNz9_Bxidp31FgCIQIwT0s7GqfBgbqutIA/s16000/Paloma_58.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpsu-2FEZSLzaVv3mfhwHsIiKT-hhm8YOD76ah5rOlEIVyw_1kWGPZg_PgPux_U_niwNLwM-xdq1W06-bfz5PGR0MPTlgx47X3yIYPyeQnBld_3ipKhvnL_XWXL3KZEOiiHf4145HMTwmPEiDjk3MJMwmFfNz9_Bxidp31FgCIQIwT0s7GqfBgbqutIA/s72-c/Paloma_58.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/11/critica-paloma.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/11/critica-paloma.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código