Crítica: Thor - Amor e Trovão

O melhor Thor

Taika Waititi enfim encontra o caminho ideal para o personagem de Chris Hemsworth na Marvel. 


Apesar de não ser muito fã do uso da palavra "hiperestimado" na expressão de juízos sobre filmes, o adjetivo cai como uma luva para Thor: Ragnarok (2017), terceira incursão nas telas do deus do trovão interpretado pelo australiano Chris Hemsworth na Marvel. Com um humor adolescente típico do estúdio anabolizado na enésima potência, algo que beirava o insuportável (sei que é um gosto pessoal também), o filme de Taika Waititi descaracterizou o super-herói, transformando-o em um difusor incansável de piadas desprovido de qualquer personalidade. Thor: Amor e Trovão faz ajustes que são mais do que bem-vindos diante do destempero do seu antecessor. 

A história de Thor: Amor e Trovão é basicamente a seguinte: Jane Foster (Natalie Portman) surpreende Thor (Chris Hemsworth) ao assumir a identidade da Poderosa Thor e controlar o Mjolnir. Ela se junta ao antigo namorado, Valquíria (Tessa Thompson) e Korg (voz do próprio Taika Waititi) para conter a ameaça representada por Gorr (papel de Christian Bale), uma entidade cujo objetivo é a aniquilação de todos os deuses. 

Com o retorno de Jane Foster para a franquia, Thor: Amor e Trovão encontra o fio da meada para humanizar o personagem de Hmesworth, tornando-o alguém com propósito, relações de afeto e dramas palpáveis e não o comediante de stand-up descontrolado de Thor: Ragnarok que foi replicado nos Avengers que o sucederam. É claro que Waititi segue com seu propósito de fazer dos filmes do personagem uma espécie de incursão tresloucada da Mavel na comédia. Algumas piadas seguem sem graça e aleatórias, mas, diferente de Ragnarok, Amor e Trovão traz um contexto dramático passível de conectar o público com os eventos e os personagens. Há figuras humanas e jornadas consistentes e as situações esdrúxulas e as piadas são localizadas. Trata-se de uma mudança de curso que, inclusive, não banaliza as sacadas de humor da produção. 


Há que se destacar que um traço bem-vindo de Ragnarok replicado e até explorado com mais liberdade em Amor e Trovão é a estética de cores berrantes, até cafonas, associadas harmonicamente com a comédia hiperbólica e até vulgar de Waititi. Além disso, é interessante como cenários e personagens interagem constantemente nessa lógica do exagero que rompe inclusive com qualquer realismo ou leis da física. Muitas vezes o filme funde cenários e personagens em cenas de batalhas bem curiosas, como é o caso do confronto entre o grupo de heróis liderado por Thor e o vilão Gorr em uma dimensão marcada pela ausência de cores. 

Além de Chris Hemsworth, bem mais aceitável em seu timing cômico quando consegue diluí-lo em uma versão de Thor com um mínimo de personalidade, há presenças marcantes no elenco. Por mais que sua química com o deus do trovão siga insossa (praticamente nula), Natalie Portman finalmente tem algo a oferecer em um filme da franquia, um arco dramático consistente que ao menos justifica a escalação da atriz no projeto. No entanto, não há presença mais marcante que a de Christian Bale (talvez uma dupla de cabras escandalosas que dão as caras pontualmente na história roubem a cena). Bale destoa do tom festivo conferido aos filmes de super-herói do estúdio e vive uma figura atormentada e assustadora, carregando consigo uma atmosfera sombria e ameaçadora que leva o longa a lugares bem originais.   


Thor: Amor e Paixão é o longa que enfim encontra o "meio do caminho" adequado para o seu personagem-título. Nem a personificação sóbria ou sisuda da nobreza de Thor (2011) e Thor: O Mundo Sombrio (2013), nem o brucutu piadista de Thor: Ragnarok (2017). A junção de doses moderadas dessas duas versões do personagem sempre foi o ideal para moldar sua personalidade e fazer com que o público percebesse de fato um protagonista cujas histórias valem a pena acompanhar. Thor: Amor e Trovão vai ao ponto. 


Avaliação

Título original: Thor- Love and Thunder
Ano: 2022
Duração: 119 minutos
Nos cinemas
Direção: Taika Waititi
Roteiro: Taika Waititi e Jennifer Kaytin Robinson
Elenco: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale, Tessa Thompson, Taika Waititi, Russell Crowe, Jamie Alexander, Chris Pratt, Dave Bautista, Karen Gillian, Pom Klementieff, Sean Gunn.

Assista ao trailer:

 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Thor - Amor e Trovão
Crítica: Thor - Amor e Trovão
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6ODhrqSjI8aH2VpzGutwS2Zh8eqg3GSY1M5_nojvbVIa-d0s5SeF0D-GfseeHVjfkxL5WOW6w7x3pfDWezC45FVLPPkyuXe-Vve8bkPiDki2znv6JUdI_Dz5EhG_Jrgt6UDDvMl596-5rdUhKf9z8Ukj-al-iKb5x0xA2XJzPOwEtYnzPgZeF3L7P4Q/s16000/Thor%20Amor%20e%20Trov%C3%A3o.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6ODhrqSjI8aH2VpzGutwS2Zh8eqg3GSY1M5_nojvbVIa-d0s5SeF0D-GfseeHVjfkxL5WOW6w7x3pfDWezC45FVLPPkyuXe-Vve8bkPiDki2znv6JUdI_Dz5EhG_Jrgt6UDDvMl596-5rdUhKf9z8Ukj-al-iKb5x0xA2XJzPOwEtYnzPgZeF3L7P4Q/s72-c/Thor%20Amor%20e%20Trov%C3%A3o.png
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/07/critica-thor-amor-e-trovao.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/07/critica-thor-amor-e-trovao.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código