Crítica: Concorrência Oficial

É cada um por si

Concorrência Oficial desconstrói qualquer romantismo sobre o processo de realização no cinema com sua sátira sobre a criação no set.


Concorrência Oficial coloca em rota de colisão três personagens que estão imersos no processo da realização de um filme: a diretora Lola Cuevas, papel de Penélope Cruz, e os atores Félix Rivero e Iván Torres, vividos por Antonio Banderas e Oscar Martínez, respectivamente. Com sua sátira sobre o processo de realização de uma obra cinematográfica, os cineastas argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat querem desmistificar qualquer pré-concepção romântica sobre a criação nas artes, especificamente, no cinema, abordando sobretudo a disputa de egos nos bastidores que conduzem a realização de um filme. 

No longa, Cuevas é uma cineasta renomada cujo próximo projeto é financiado por um empresário que em dado momento da vida decide que seu legado não pode ficar restrito aos lucros da sua empresa. Ele decide investir no cinema e o start do mecenas é a adaptação de um romance cujos direitos acaba de adquirir. Lola Cuevas quer, no entanto, fazer uma obra arrojada e chama dois atores de linhas de trabalho completamente opostas para interpretar os personagens principais desta obra. O que se vê em Concorrência Oficial é todo o processo de ensaio e pré-produção da diretora e das suas duas estrelas. 


Disposto a ultrapassar os limites no tom ácido do seu olhar para o próprio ofício, Concorrência Oficial é centrado na disputa de forças entre os três artistas, a cineasta e seus atores. Lola Cuevas é uma diretora arrojada, a típica enfant terrible que no set propõe uma série de joguinhos com seus atores, demonstrando até um ar de deboche e de superioridade na sua relação com Félix e Iván. Iván é um ator compenetrado, apegado a métodos que se levam a sério demais, entendendo o star system como distrativo para a sua profissão, aparentemente um profissional completamente low profile. Já Félix é a estrela de cinema internacional apegada à própria imagem, optando por preguiça ou decisão artística por uma abordagem mais intuitiva na composição das suas personagens e ocupando-se nos bastidores da sua imagem pública em sua conta no Instagram. É uma mistura altamente inflamável, como podem perceber, e inspiradora para Cohn e Duprat.  

A comédia choca o interesse dos seus distintos personagens. Em dado momento, Lola, Félix e Iván transformam o set em uma verdadeira arena de gladiadores. No empenho pela excelência artística e pelo controle criativo da obra, os três passam a medir forças em uma competição interna sobre quem é o mais talentoso, quem tem o melhor método... No final das contas, disputa-se quem tem o controle sobre os caminhos criativos daquela obra e, consequentemente, quem colherá os louros daquele trabalho. 

A personagem de Penélope Cruz tem as ideias mais absurdas para tirar os protagonistas do seu filme dos eixos, o que proporciona a atriz momentos de descontração únicos em sua carreira. Raras vezes vemos Penélope se divertir tanto em uma produção como em Concorrência Oficial. A título de exemplo, em dado momento, a diretora interpretada por Cruz coloca seus atores debaixo de uma rocha presa por um guindaste de segurança nada confiável a fim de que eles extraiam o melhor de um diálogo dramático. Em outra circunstância, Lola tritura todos os prêmios dos atores enquanto eles assistem ao ato imobilizados por fitas adesivas na plateia. Segundo a cineasta, trata-se de um exercício sobre o ego. 

É interessante perceber como Concorrência Oficial desenha a trajetória de suas personagens ao longo do filme. Nesse momento inicial, enquanto Cuevas demonstra excitação com a obra que está nascendo, Félix e Iván são tomados pela insegurança na procura pelo tom adequado para seus personagens. Em um segundo momento, quando o processo de realização da obra chega ao fim e ela é lançada em um festival de cinema, percebemos Lola Cuevas emocionalmente consumida pela disputa entre Félix e Iván, chegando à exaustão psicológica ao final do processo. O mesmo não pode ser dito sobre seus atores. No meio da disputa, um deles acaba se sobressaindo e demonstra estar intacto e extremamente dispostos a apresentar a "cria" (o filme) para o mundo. Esta construção de Concorrência Oficial, figurativamente ou não, diz muito sobre a jornada da realização cinematográfica e o processo de consagração altamente personalizado em circuitos de festivais e temporadas de premiações, nos quais a percepção do trabalho coletivo, própria do audiovisual, se dilui diante da distinção individual. 


Na maior parte das vezes, Concorrência Oficial sustenta muito bem a sua sátira - Adam McKay de Vice e Não olhe para cima teria muito o que aprender com Mariano Cohn e Gaston Duprat. É um filme autoconsciente, metalinguístico e ácido, mas consegue uma organicidade como narrativa, é desprendida do próprio ego dos seus cineastas e os seus personagens assumem personalidade própria, não parecem reféns do desejo dos seus diretores e roteiristas de quebrarem tabus. O longa ainda ganha bastante pela performance de Penélope Cruz, Antonio Banderas e Oscar Martínez.
 

Avaliação


Título original: Competencia Oficial
Ano: 2021
Duração: 115 minutos
Disponível no Star+
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Roteiro: Mariano Cohn, Gastón Duprat e André Duprat
Elenco: Penélope Cruz, Antonio Banderas, Oscar Martínez, José Luiz Gomez, Irene Escolar, Manolo Solo, Pilar Castro, Koldo Olabarri. 

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Concorrência Oficial
Crítica: Concorrência Oficial
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqc6_FkRFmJVcCi5uUlxB5_-iiJ4pstqNS6JXPzA37FhwtGK34d_OdylSwzyMFMZFBH3zkfd9HhxywgywptUHavGkUgJRn2R-NOSf5-1K_PrXS4aZVpGK-bzqM9n1sSG24Ez5VgdvE75ZPxg3sEpH9ALVxUG_SHNuYTDvMQKG2hfmq5HoZ4rx6tligAg/s16000/duprat_competencia_oficial.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqc6_FkRFmJVcCi5uUlxB5_-iiJ4pstqNS6JXPzA37FhwtGK34d_OdylSwzyMFMZFBH3zkfd9HhxywgywptUHavGkUgJRn2R-NOSf5-1K_PrXS4aZVpGK-bzqM9n1sSG24Ez5VgdvE75ZPxg3sEpH9ALVxUG_SHNuYTDvMQKG2hfmq5HoZ4rx6tligAg/s72-c/duprat_competencia_oficial.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/07/critica-concorrencia-oficial.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/07/critica-concorrencia-oficial.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código