A repreensão a uma performance de um artista em Brasília, a agressão à filósofa Judith Butler em sua chegada ao Brasil e o cancelamento da exposição Queer Museu introduzem a principal questão debatida em Quem tem medo?: a violenta represália do atual governo à classe artística brasileira. A violência vivenciada por qualquer manifestação divergente ao atual governo do país é denunciada pelo documentário de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr. Os diretores escancaram como o cerco atual às artes, grande opositor de uma extrema direita fascista, passa pela intolerância à divergência de ideias, mas também de gênero e sexualidade.
Lima, Zanoni e Alves Jr. trazem para o seu filme uma estrutura convencional para o formato, a narração por intermédio dos trechos de depoimentos dos envolvidos em cada um dos casos abordados, os artistas censurados, com imagens de arquivos das declarações ignorantes de parte da nossa classe política sobre as artes. O que se vê da parte dos políticos, em sua maioria vinculados à bancada evangélica, é um conjunto de falas atrozes que escancaram a falta de conhecimento mínimo sobre arte, o que seria fundamental para tecer os julgamentos que fazem, e a apologia a tortura e violência contra artistas. Ainda que opte por uma estrutura narrativa tradicional, Quem tem medo? é um documentário provocador, crítico e urgente, a denúncia de uma realidade presente e silenciada.
A pergunta do título do documentário parte dos registros das entrevistas com o performer Wagner Schwartz. Ela se refere aos ataques que Schwartz sofreu quando em 2017 passou por um linchamento virtual quando sua apresentação La Bête no MAM de São Paulo repercutiu na internet. Ao mesmo tempo, também ficamos à par do caso do dramaturgo José Neto Barbosa da peça A Mulher Monstro e da atriz trans Renata Carvalho que sofreu com a repercussão da peça que protagonizava, O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, em grupos de extrema direita, que, claro, foram extremamente transfóbicos com a artista. Os diretores fazem os artistas confessarem para as câmeras seus temores e as sequelas emocionais de tudo o que passaram. Assim, eles conseguem dimensionar o terror psiquico emergente do atual contexto socio-político para as artes.
Quem tem medo? é um longa indigesto, mas extremamente preciso como registro e análise do seu tempo. É um filme desesperançoso sobre cenários de mudança (e como é difícil manter a esperança diante da possibilidade de perpetuação do atual governo federal por quatro anos ou mais). Os diretores entendem que as sequelas de tudo o que vivemos tendem a ecoar por gerações futuras, sendo difícil de superar a herança maldita que tivemos. Ao mesmo tempo, o filme é lúcido ao trazer como resposta para a crise nas artes a própria expressão artística que, desafiada pela repressão, costuma render uma produção cáustica no seu olhar para nossos problemas sociais. O documentário, como as obras que tematiza, é mais uma das expressões inquietantes, assustadoras e necessárias desse contexto.
Avaliação:
Título original: Quem tem medo?
Ano: 2022
Filme integra a seleção do 27º É Tudo Verdade
Saiba como assistir acesse o link
Direção: Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS