Crítica: Moonfall

 
Tendo realizado filmes como Independence Day e O Dia depois de Amanhã, o diretor Roland Emmerich ganhou o status de especialista em cinema catástrofe em Hollywood. Moonfall é a mais recente aposta dos estúdios estadunidenses com o diretor narrando a jornada de um grupo de cientistas que tenta conter um evento "natural": a lua sai da órbita da Terra, ameaçando colidir com o nosso planeta. 

A premissa estapafúrdia de Moonfall não é um dos seus pontos falhos, afinal, esse tipo de "piração" que subverte lógicas científicas encontra uma certa margem de aceitação quando ela é feita em prol do entretenimento (ainda que temeroso, afinal, vivemos em tempos de negação da ciência). O cinema catástrofe sempre viveu da falta de lógica muitas vezes. O problema do mais recente filme de Emmerich é como tudo soa absolutamente genérico. É como se a esta altura do campeonato o veterano soasse como um arremedo de si mesmo.

Tudo em Moonfall evidencia o teor barato da sua proposta de cinema. Dos efeitos visuais grosseiramente mal feitos ao roteiro pedestre que apela para personagens que explicam o tempo todo não só os eventos catástróficos, mas suas relações e seus sentimentos. Nesse sentido, o longa de Emmerich fica ainda pior quando tenta ser mais do que um blockbuster descartável no circuito e procura algum tipo de profundidade no desenvolvimento da sua história, algo que Moonfall jamais consegue dar conta. 

Atores habitualmente competentes como Halle Berry, Patrick Wilson e John Bradley fazem o que podem mas a trama relega seus personagens a conflitos banais, a maioria deles envolvendo suas relações familiares. Nesse departamento, Moonfall apela para aquele melodrama preguiçoso que sequer dá espaço para o desenvolvimento de conflitos psicológicos com suas figuras humanas, se valendo de muito pouco para gerar qualquer tipo de empatia no público. Por exemplo, o filme assume a relação mal resolvida entre Wilson e o filho interpretado apaticamente por Charlie Plummer como algo que possui algum nível de importância na história ou representa o "coração" de um longa que se sustenta no espetáculo da destruição da Terra. Ao mesmo tempo, a produção faz muito pouco para criar elementos que façam o espectador de fato se importar com esta relação. 


O terceiro ato confuso que apela para o CGI, deixa claro como o filme é mais um desses blockbusters sem "alma". É triste notar como a filmografia de Roland Emmerich se reduziu a uma nota só, pior, como a cada filme que passa fica mais evidente que o "midas" do cinema catástrofe hollywoodiano passou a trabalhar no piloto automático. 



Título original: Moonfall
Ano: 2022
Duração: 120 minutos
Nos cinemas
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser e Spenser Cohen
Elenco: Halle Berry, Patrick Wilson, John Bradley, Charlie Plummer, Kelly Reilly, Michael Peña, Donald Sutherland, Carolina Bartczak, Chris Sandiford. 

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Moonfall
Crítica: Moonfall
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi6kgApw9jcvoDKKryrCEPAPQOI77UqCawDbfEBgbcifDPOKotWbgN9cwy5awldRnUKQv0fihPu57KtILAw0Uv9SNhhKOa0fNBkjXL4TCI_MrOBwRZNngkVZKVPCvdV_WRJGGWnnN5yXVaa3c1II9QutP1dTJEZdX8cR5XGkwaXZqCRfhfqEY6zqTBGfQ=w400-h209
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi6kgApw9jcvoDKKryrCEPAPQOI77UqCawDbfEBgbcifDPOKotWbgN9cwy5awldRnUKQv0fihPu57KtILAw0Uv9SNhhKOa0fNBkjXL4TCI_MrOBwRZNngkVZKVPCvdV_WRJGGWnnN5yXVaa3c1II9QutP1dTJEZdX8cR5XGkwaXZqCRfhfqEY6zqTBGfQ=s72-w400-c-h209
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/02/critica-moonfall.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/02/critica-moonfall.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código