Crítica: Licorice Pizza


Depois de Trama Fantasma, melodrama soturno de 2017, Paul Thomas Anderson retorna para as telas com Licorice Pizza, um romance juvenil na tradição das clássicas histórias sobre ritos de passagem. No centro da sua trama está os adolescentes Alana e Gary, interpretados respectivamente por Alana Haim e Cooper Hoffman, verdadeiras revelações do longa (como trivia, ele é filho de Philip Seymour Hoffman, um dos maiores colaboradores de Paul Thomas Anderson).

O longa narra os encontros e desencontros do casal a partir do momento em que se conhecem. Com uma pequena, mas, paradoxalmente, significativa diferença de idade, dado o amadurecimento de Alana, os dois lidam com as mudanças dos seus interesses, expectativas sobre a vida e frustrações enquanto assimilam o que verdadeiramente sentem um pelo outro e o que querem de fato com esta relação. 


Ao longo do filme, Paul Thomas Anderson exerce a sua cinefilia pincelando pela Los Angeles dos anos de 1970 - cidade mítica, claro -, personagens como o astro de cinema William Holden, aqui batizado de Jack Holden, papel de Sean Penn; o produtor de cinema e cabelereiro Jon Peters, vivido por Bradley Cooper; e o político Joel Wachs, interpretado por Ben Safdie. Todos são figuras que passam pela vida de Alana e Gary, mas servem como contextualização do tempo e do ambiente que os jovens viviam. O interesse de Anderson é mesmo pela relação que os dois desenvolvem ao longo dessa jornada. 

Licorice Pizza soa como um exemplar apartado do restante da biografia de Anderson, uma espécie de Quase Famosos (longa de 2000 de Cameron Crowe) da sua filmografia. É um filme que consegue incorporar na sua condução a ingenuidade do contexto das suas protagonistas, além de apresentar um humor incomum aos filmes do diretor, bem diferente da ironia de Vício Inerente de 2014, por exemplo. O longa não apresenta nenhuma grande ambição temática, tampouco aspirações de pincelar simbologias em sua história, apelando mesmo para o teor universal da sua narrativa. 


A simplicidade e o charme de Licorice Pizza está sobretudo no retrato da Los Angeles dos anos de 1970, sempre uma atração convidativa. Ao mesmo tempo, Anderson conduz uma história que perpassa esse cenário com simpatia aos não familiarizados ou interessados na continuidade das marcas e grandes temas da sua carreira, ao mesmo tempo que exibe coerência com o seu estilo e uma interessante variação do seu olhar. O diretor ainda consegue com Alana Haim e Cooper Hoffman  conceber dois protagonistas carismáticos, o que também facilita todo o processo de adesão do espectador ao filme. 

Não é o capítulo mais brilhante da trajetória de Paul Thomas Anderson, mas uma confirmação do seu talento e um certo desapego a qualquer grande projeto cinematográfico. Em Licorice Pizza, Anderson mira na universalidade e simplicidade de uma história coming of age, olhando de maneira empática para as perspectivas, personalidades, estágios e vivências dos seus dois protagonistas. Licorice Pizza traz para o público um P.T.A. confortável de assistir, que, certamente, "joga mais para a plateia" que o habitual, mas que nem por isso se esquece da originalidade com a qual tece os eventos das suas histórias. 


Avaliação:


Título original: Licorice Pizza
Ano: 2021
Duração: 133 minutos
Nos cinemas
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Bradley Cooper, Sean Penn, Ben Safdie, Tom Waits, Moti Haim, Donna Haim, Danielle Haim, Este Haim, John Michael Higgins. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Licorice Pizza
Crítica: Licorice Pizza
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiCnrfvaoXzwhnWfU78BJWYhSzb-fZ75J-foRcmBE2JYuz0Ys5NhpZ6u8KXBt_2uBSElOtFKzP4YRfspB4BZJNi3PaGiFLmAw1MpqPdgJsblanx5QiFpSudgfIvU0_kRjCuUG3IQbe5eElsBuwndXUeNlDsNbuMEVEm5bawShINf4P0cdWz1VRqYy9Ajg=w400-h200
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiCnrfvaoXzwhnWfU78BJWYhSzb-fZ75J-foRcmBE2JYuz0Ys5NhpZ6u8KXBt_2uBSElOtFKzP4YRfspB4BZJNi3PaGiFLmAw1MpqPdgJsblanx5QiFpSudgfIvU0_kRjCuUG3IQbe5eElsBuwndXUeNlDsNbuMEVEm5bawShINf4P0cdWz1VRqYy9Ajg=s72-w400-c-h200
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2022/02/critica-licorice-pizza.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2022/02/critica-licorice-pizza.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código