Repescagem 2021: Maligno


Maligno marca o retorno de James Wan (Invocação do Mal) ao terror após uma breve pausa no universo de super-heróis com Aquaman. O recente longa do realizador no gênero chegou aos cinemas cheio de mistérios sobre o teor da sua trama, segredos que, por sinal, só fazem bem para a recepção da obra se forem mantidos. Quanto menos sabemos de Maligno, mais interessante ele fica e mais gratificante é nossa experiência com ele. 

Nosso texto inevitavelmente terá SPOILERS pois é impossível analisar esta obra sem esmiuçar alguns dos seus detalhes. Portanto, se não assistiu e não quer saber de muitas informações sobre sua trama, recomendo parar a leitura por aqui.  

Maligno conta a história de uma jovem que tem visões de assassinatos reais depois que sua gravidez é violentamente interrompida pela morte do seu marido. Logo ela se transforma em peça fundamental da investigação dos assassinatos que testemunha, ajudando uma dupla de policiais a descobrirem a identidade do autor e sua ligação psíquica com a protagonista, um dos segredos centrais da obra. 

Diferente de outros trabalhos de James Wan, Maligno tem uma certa dificuldade para decolar a princípio. As interrogações iniciais são muitas e deixam o longa em um estado de indeterminação inquietante. A trama do filme demora a dar as caras e durante um bom tempo o espectador fica tentando encontrar  especificamente o tema daquela história, onde James Wan quer chegar com aqueles assassinatos, as estranhas alucinações da sua protagonista e um bizarro experimento científico que é dado logo no início do filme. A protagonista sofre com uma dupla personalidade? Trata-se de uma possessão demoníaca? O assassino é uma pessoa muito importante no passado da sua protagonista e daí o forte vínculo psíquico que eles possuem? 

Acontece que quando o mistério por trás da história de Maligno é revelado, as qualidades da trama criada por James Wan vêm à tona porque, ao mesmo tempo, ela é marcada por uma simplicidade e uma engenhosidade. Nesse sentido, o que o diretor faz aqui é flertar com temas recorrentes do gênero de forma extremamente original. Maligno traz a obsessão do horror por histórias de gêmeos, mas nada é tão simples assim, e Wan cria uma ficção sobre uma criatura mal desenvolvida durante a gestação da mãe da protagonista que se transforma em uma espécie de parasita ou um tumor que ganha corpo e tem personalidade própria, dificultando a vida da heroína com sua personalidade extremamente violenta. 



Assim, James Wan cria um vilão grotesco, abusando do gore em um roteiro que desenvolve sua jornada e seu vínculo com a personagem principal sem pontas soltas. A questão central é entender quem domina quem, o gêmeo parasita ou a protagonista? Isso é colocado como um desafio para o próprio desenvolvimento da personagem principal vivida por Annabelle Wallis, que gradualmente ganha mais segurança. Em certa medida, se instaura uma rivalidade interessante entre heroína e serial killer que nos remete ao slasher, porém com os dois pólos da ação habitando o mesmo corpo. A sinergia entre vilão e mocinha normalmente abordada nesses filmes se materializa em Maligno pois ambos habitam o mesmo corpo e foram constituídos pela mesma mãe. 

O longa evidencia James Wan como um habilidoso realizador que mantém o suspense da sua história e não decepciona na revelação do seu segredo, mas é também um filme que explora duas qualidades sensíveis (e comprovadas) do realizador. Maligno é habilidoso ao envolver público em uma atmosfera de horror gradualmente angustiante, tal qual Invocação do Mal e Sobrenatural, e exibe cenas de ação muito bem realizadas quando acompanha os assassinatos do gêmeo parasita Gabriel, algo que o diretor demonstrou fazer muito bem em Velozes e Furiosos 7 e no próprio Aquaman com o famoso plano sequência protagonizado pelos personagens de Jason Momoa e Amber Heard fugindo do vilão Arraia Negra. Assim, Wan faz de Maligno uma espécie de encontro entre Irmãs Diabólicas, clássico horror de Brian DePalma sobre gêmeas, e Nikita de Luc Besson, mas lida de maneira simples, objetiva e eficiente com suas referências cinematográficas, de forma que a gente perceba os voos solos do diretor. É um entretenimento no mais elevado nível de satisfação. 


Avaliação

Título original: Malignant
Ano: 2021
Disponível no HBO Max
Direção: James Wan
Roteiro: James Wan, Ingrid Bisu e Akela Cooper
Elenco: Annabelle Wallis, Maddie Hasson, George Young, Michole Briana White, Jean Louisa Kelly, Susanna Thompson, Jake Abel, Jacqueline McKenzie. 

Trailer:





 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Repescagem 2021: Maligno
Repescagem 2021: Maligno
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ1j8HqFKFFuayx4PzoIUs9M4EeC2AjBLoh9uWlbwAh52X0xuU-d7aRJyVvBDsWQNAkNOvyCnCldUBwsJuSs-pPwNg3hsmsU89D16mQ__e71tNkgvoOVGRe3mPKBTcKUNbRTFDLhXXUp3X/w400-h211/Maligno+James+Wan.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ1j8HqFKFFuayx4PzoIUs9M4EeC2AjBLoh9uWlbwAh52X0xuU-d7aRJyVvBDsWQNAkNOvyCnCldUBwsJuSs-pPwNg3hsmsU89D16mQ__e71tNkgvoOVGRe3mPKBTcKUNbRTFDLhXXUp3X/s72-w400-c-h211/Maligno+James+Wan.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2021/12/repescagem-2021-maligno.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2021/12/repescagem-2021-maligno.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código