Repescagem 2021: Cry Macho

 



Cry Macho trabalha com ideias antigas no cinema de Clint Eastwood. Particularmente, desta fase "crepuscular" da carreira do diretor. Desde que chegou no final dos 70 anos (hoje com 91), o ator e diretor revisita o tipo clássico que forjou nas telas, aquele herói americano, modelo de masculinidade para os espectadores do cinema. Eastwood fez isso em Gran Torino (2008), talvez o melhor da leva, A Mula (2018) e agora em Cry Macho. Infelizmente, no último caso, não podemos dizer que o diretor e ator exiba a sua melhor forma. 

No longa, o ator interpreta um ex-astro de rodeios que topa assumir um trabalho para seu ex-chefe. O personagem de Eastwood tem que ir ao México e trazer de volta o filho desse homem. Durante a jornada de volta para os EUA, o personagem do ator estreita seus laços com o garoto e acaba conhecendo uma mulher por quem se apaixona. 


Quem gosta da iconografia lapidada em torno de Eastwood ao longo de uma carreira composta por clássicos do western como Por uns dólares a mais (1965), Três Homens em Conflito (1966) e até Os Imperdoáveis (1992), filme que lhe valeu o Oscar de melhor filme e diretor em 1993, pode até embarcar sem compromisso nos ares nostálgicos que Cry Macho evoca. Analisando mais a fundo a obra, no entanto, é sensível as diversas faltas do projeto com o próprio espectador que procura seduzir. 

A jornada do herói aposentado avaliando a sua vida e escrevendo seus últimos parágrafos não leva o espectador e seus personagens a qualquer ponto de chegada. Em Cry Macho, nem mesmo o tipão de poucas palavras que o ator costuma apresentar e que está presente aqui como o ex-astro de rodeios Mike Milo dá as caras. O filme não consegue inspirar o carisma que esse tipo de personagem vivido por Eastwood costuma exalar nas telas. Cry Macho parece construir sua narrativa no mais completo vácuo.


No filme, tudo é amarrado com conclusões que chegam de bandeja para o espectador e sequer se dão ao trabalho de ter o mínimo de desenvolvimento. O Mike Milo de Eastwood se envolve amorosamente com a personagem de Natalia Traven e o público sequer vê algum afeto ser de fato construído na trajetória dessas duas figuras. Além disso, todo o questionamento sobre a masculinidade na velhice, algo sugerido inclusive pela presença interessante de um galo chamado "Macho", não apresenta nenhuma ideia que extrapole sua premissa. 

A sensação que fica é que há elementos promissores espalhados por todo Cry Macho, mas parece que o filme carece de entusiasmo para abraçá-los em prol de obra com mais viço. E isso não tem nada a ver com idade, muito pelo contrário. Falta o entusiasmo e o brilho que o realizador imprimiu em filmes como Gran Torino, que fazia um inventário do mito em torno de Clint Eastwood comprometendo-se com nosso entretenimento e com a tessitura de uma belíssima obra. Aqui, Eastwood demonstra apenas um esboço.  


Avaliação:



Título original: Cry Macho
Ano: 2021
Disponível na HBO Max
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk e N. Richard Nash
Elenco: Clint Eastwood, Eduardo Minett, Natalia Traven, Dwight Yoakam, Daniel V. Graulau, Fernanda Urrejola, Ivan Hernandez, Horacio Garcia Rojas. 

Trailer:






COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Repescagem 2021: Cry Macho
Repescagem 2021: Cry Macho
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiNWQqPsTccy2n8tWBt57IxGw3vopuBoaImzCoFfRJkgCFQSf4wVfpHC1JeMlKpvvB8DZNhDtXZGXXjy8WtbEicAC-g7lFhBRX4bXc4MjsbDcuxuniMmxu7HIs7lDqc2YZ692MG3X9mjAqJjxg8t_bJYDw4R-FRfu5T1fBSiQaUsPShBY1X-mx6tovHBw=w400-h216
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiNWQqPsTccy2n8tWBt57IxGw3vopuBoaImzCoFfRJkgCFQSf4wVfpHC1JeMlKpvvB8DZNhDtXZGXXjy8WtbEicAC-g7lFhBRX4bXc4MjsbDcuxuniMmxu7HIs7lDqc2YZ692MG3X9mjAqJjxg8t_bJYDw4R-FRfu5T1fBSiQaUsPShBY1X-mx6tovHBw=s72-w400-c-h216
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2021/12/repescagem-2021-cry-macho.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2021/12/repescagem-2021-cry-macho.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código