Crítica: What happened, Brittany Murphy?


Em 2009, o mundo foi surpreendido com a morte da atriz Brittany Murphy aos 32 anos de idade. Conhecida por papéis em filmes como As Patricinhas de Beverly Hills, Garota, Interrompida, 8 Mile e Recém-Casados, Murphy teria morrido de pneumonia após viver os últimos anos da sua carreira em crise reclusa com seu marido, o roteirista Simon Monjack. Pelas razões tolas da sua morte, logo uma série de especulações foram levantadas sobre o caso, gerando todo tipo de conspiração em torno desse episódio na biografia da atriz, todas elas responsabilizavam personagens como Monjack e até a mãe de Murphy pelo seu seu destino trágico. 

O documentário What happened, Brittany Murphy? dirigido por Cynthia Hill é uma produção original HBO Max dividida em duas partes e tenta recontar o caminho que levou Brittany Murphy a desaparecer tão precoce e tragicamente dos holofotes. A estrutura de What happened, Brittany Murphy? é protocolar, intercalando entrevistas com personagens que passaram pela vida da atriz no período que o documentário retrata com algumas imagens de arquivo. 

A jornada de Brittany contada no documentário também não se diferencia muito daquela percorrida tragicamente por estrelas precoces. Hill conta como Murphy rapidamente conquistou Hollywood com a sua espontaneidade, sobretudo a partir de As Patricinhas de Beverly Hills, sendo tragada pelo julgamento midiático sobre sua aparência quando passou a apresentar sintomas de uma depressão. Da percepção distorcida que a atriz tinha sobre o seu corpo, compreendendo que adequar-se a padrões seria necessário para conseguir papéis, para a dependência química foi um pulo. Tudo está lá no trabalho de Cynthia Hill.

Um aspecto da biografia de Brittany que o documentário esmiúça é sua relação com Simon Monjack, uma personagem de intenções nebulosas que entra na vida da atriz para destruí-la por completo em uma relação marcada por abusos. No documentário, o marido de Brittany é retratado como um homem controlador, minando as relações pessoais da atriz, uma vigilância que prejudicou bastante os últimos anos da sua carreira. Monjack também era um verdadeiro vigarista e, no fim da vida da atriz, tirou boa parte da sua fortuna. Enfim, um combo que só ajudou a levar Brittany para a autodestruição.  


 O traço singular da narrativa de What happened, Brittany Murphy? escapa aos olhos da própria Hill. As mortes de celebridades como Murphy geraram no auge de plataformas como o YouTube uma espécie de indústria de cliques para blogueiros que irresponsavelmente lançavam na web especulações sensacionalistas sobre tragédias como esta. A onda por cliques transformando o caso Brittany Murphy em uma espécie de lenda urbana vinha revestida de preocupações com a atriz só prejudicou o andamento das investigações do caso e trouxeram danos irreparáveis para a imagens das pessoas envolvidas na história. 

No projeto, sentimos falta do depoimento de personagens fundamentais como a mãe de Brittany, já outras que surgem como peças interessantes na construção do perfil de Simon Monjack, como a mãe, o irmão e a ex do marido da atriz, têm uma participação apressada na segunda parte do documentário. No fim das contas, What happened, Brittany Murphy? acaba ancorado nas manchetes sensacionalistas não extraindo questões mais aprofundadas e revelações exclusivas do caso, flertando contraditoriamente com toda uma indústria que ele mesmo critica de maneira assertiva quando expõe trechos de vídeos de youtubers e fazem figuras como Perez Hilton realizarem uma autocrítica. 



Cotação


Título original: What happened, Brittany Murphy?
Ano: 2021
Disponível no HBO Max
Direção: Cynthia Hill
Documentário.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: What happened, Brittany Murphy?
Crítica: What happened, Brittany Murphy?
https://1.bp.blogspot.com/-hLz8RKfrN5M/YWh06hSL6JI/AAAAAAAAfVk/f_opGgb0iV8BaJF3YMuZO5ZsM9zhP4FIgCLcBGAsYHQ/w400-h223/brittanymurphy.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-hLz8RKfrN5M/YWh06hSL6JI/AAAAAAAAfVk/f_opGgb0iV8BaJF3YMuZO5ZsM9zhP4FIgCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h223/brittanymurphy.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2021/11/critica-what-happened-brittany-murphy.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2021/11/critica-what-happened-brittany-murphy.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código