Crítica: Noite Passada em Soho

 


Em Noite Passada em Soho, uma estudante de moda recém-chegada em Londres é misteriosamente transportada para a década de 1960 quando adormece no quarto que aluga. Quando faz a viagem no tempo, a jovem Ellie (Thomasin McKenzie, de Jojo Rabbit) acompanha os passos de Sandie (Anya Taylor-Joy, de O Gambito da Rainha), uma aspirante a cantora que acaba se tornando garota de programa. Com essas idas e vindas ao passado para testemunhar a vida de outra mulher, Ellie começa a vivenciar no mundo real o temor de ser violentada por um homem e passa a se sentir perseguida por alguns vultos. 

O diretor Edgar Wright (de longas como Em Ritmo de Fuga e Chumbo Grosso) faz um filme de horror com o pior dos temores de uma mulher. E Wright faz isso com todo um verniz estilizado que consegue conferir a Noite Passada em Soho um tom meio lisérgico de perpétuo pesadelo, sobretudo quando o imaginário da protagonista fica cada vez mais presente no seu mundo real. O ponto positivo do filme é justamente como o diretor articula isso em prol de uma narrativa de horror. Um dos percalços centrais do projeto, todavia, é a maneira como Wright "cozinha" o espectador até que o mote central desse filme de fato dê as caras. 


Apesar do chamariz do projeto ser a atriz Anya Taylor-Joy - e não poderia ser diferente dado o sucesso do seu mais recente trabalho, a minissérie da Netflix O Gambito da Rainha -, o fio condutor do filme é a personagem de McKenzie, que está muito bem no papel. Taylor-Joy funciona como uma espécie de aparição mítica, mas também uma típica mocinha de giallo. Noite Passada em Soho também traz para o público uma participação marcante de Diana Rigg, recém falecida, impecável no papel da senhora que aluga o quarto para a protagonista. 

O longa tem momentos deslumbrantes com o jogo que Wright faz com McKenzie e Taylor-Joy, muitas vezes no mesmo quadro como duplos. Quando Noite Passada em Soho eleva o tom das alucinações da sua protagonista, também há situações inspiradíssimas, sobretudo quando há um twist no encerramento envolvendo a personagem de Taylor-Joy. É então que tudo tomar ares ainda mais angustiantes de pesadelo e Edgar Wright sabe muito bem fazer isso. 


Mais contido nos vícios de um cinema que quer se mostrar a todo custo jovial com referências culturais e elementos sígnicos, algo frequente na filmografia do diretor, Noite Passada em Soho tem como benefício a forma direta como apresenta sua chave de comunicação para o espectador. Bem mais direta que os demais longas do realizador. Sem rodeios ou frufrus, Wright faz um filme de horror e investe pesado nisso. Pode não ser o mais marcante exemplar da sua carreira e ter suas escorregadas na estrutura da jornada da sua protagonista, mas é certeiro no alcance dos seus objetivos. Na maior parte das vezes, eficiente. Sobretudo quando o propósito de sua narrativa se revela enfim para o espectador.  


Cotação


Título original: Last Night in Soho
Ano: 2021
Nos cinemas
Direção: Edgard Wright
Roteiro: Krysty Wilson-Cairns
Elenco: Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith, Diana Rigg, Synnove Karlsen, Aimee Cassettari, Rita Tushingham, Michael Ajao. 

Assista ao trailer: 


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,269,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Noite Passada em Soho
Crítica: Noite Passada em Soho
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKgmeXBkQs08CksbVF7PU5fqY53RFzlRP0AeHp8aE74jYlLq4Ii62bKvaWAfZHYPLCZ5DOVCSpoFMSfHt8Ts7LoIA-5RGA0mUOmi9Y33j6CvBhJQ2Fs3naJ4FeHM5UqGR7yofnvsgyX_ws/w400-h215/Noite+Soho.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKgmeXBkQs08CksbVF7PU5fqY53RFzlRP0AeHp8aE74jYlLq4Ii62bKvaWAfZHYPLCZ5DOVCSpoFMSfHt8Ts7LoIA-5RGA0mUOmi9Y33j6CvBhJQ2Fs3naJ4FeHM5UqGR7yofnvsgyX_ws/s72-w400-c-h215/Noite+Soho.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2021/11/critica-noite-passada-em-soho.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2021/11/critica-noite-passada-em-soho.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código