45ª Mostra SP: O Perfeito David




Todos os dias, a artista plástica Joana Galucci tem como compromisso cuidar da forma física do seu único filho, David. O adolescente que está saindo do colégio tem uma rotina de exercício rígida que desemboca em cuidados com sua alimentação e vida social regrada, algo sufocante para a maioria dos rapazes da sua idade. Em O Perfeito David, o cineasta Felipe Gomez Aparicio mergulha nessa relação entrecruzada entre expectativas de pais e filhos e a formação de uma personalidade na adolescência para, ao mesmo tempo, abordar questões relacionadas com o mundo do fisiculturismo e fazer uma versão própria de Frankenstein, clássico da literatura gótica de Mary Shelley. 

No contexto narcísico que Joana envolve seu filho, David é uma criação da sua própria mãe, exposto publicamente por ela para avaliação anatômica. David faz parte de um ambicioso projeto profissional da artista que posteriormente teremos conhecimento. Joana é obcecada pela forma física do filho e se relaciona com o corpo dele como um objeto de trabalho, excluindo disso qualquer tratamento humanizador em sua interação com o rapaz. Chamado de "besta" pelo seu preparador físico, David não é um sujeito, mas um corpo e, tal qual as demais obras da artista plástica, é esculpido pela disciplina de Joana. A personagem alarga exaustivamente as metas do filho em busca de uma perfeição física. 

A frieza praticamente sintética da relação que Joana estabelece com David se embaralha com lógicas operantes desse mundo de culto a forma física que o adolescente gradualmente assimila como seu. Isso também está refletido em O Perfeito David através de uma estética e de uma encenação que prioriza o distanciamento na representação das personagens e de suas relações. De forma coerente, O Perfeito David não é um filme caloroso, mas sombrio que só oferece algum lampejo de vitalidade e de frescor nos olhos do seu protagonista na sua cena final, justamente quando o personagem se aparta dessa lógica doentia imposta pela mãe e descobre sua vocação.  


Enquanto David é forjado como uma criatura para atender aos propósitos da mãe, ele, gradualmente, vai criando uma autonomia e descobre os seus reais interesses com as ferramentas que sua criadora lhe dá, se rebelando do controle sufocante da matriarca. Aos poucos, David deixa de ser títere da sua progenitora e encontra sua verdadeira vocação, realizando um percurso muito próximo daquele que Mary Shelley empreendeu com o seu clássico romance gótico quando o monstro em crise existencial se rebela contra o criador Victor Frankenstein. Quando passa a existir como sujeito e perceber-se com vontades próprias, a relação entre criador e criatura entra em crise e o segundo passa a procurar o seu próprio caminho. Nós não temos controle sobre nossas criações uma vez que elas passam a existir, interagir com o mundo. O Perfeito David também trata disso.  

Além dessa interessante intertextualidade entre O Perfeito David e o clássico de Mary Shelley, Aparicio faz do seu filme um curioso exercício de linguagem, como já destacamos quando falamos da estética do filme. O longa faz um uso original e consciente da fotografia, do som e da trilha sonora em prol da história que conta. As batidas eletrônicas da música em meio aos barulhos dos aparelhos da academia e aos sons emitidos pelo protagonista em seus esforços físicos soam como uma "bomba relógio", dimensionando conflitos internos de um rapaz que está prestes a cortar seu "cordão umbilical". Ao mesmo tempo, é interessante como Aparicio registra os corpos masculinos nesse filme, utilizando jogo de luzes que valorizam suas formas como objeto de apreciação, os registrando como  espécies de esculturas gregas.   



Como primeiro longa, Felipe Gomez Aparicio faz um um filme que se apropria com muita consistência e maturidade dos conceitos que quer imprimir na tela. O Perfeito David é um filme que, do ponto de vista plástico, apresenta para o espectador uma experiência estética singular. A vocação esteta da obra adere muito bem à narrativa que ela tece. Não é um longa que apresente as personagens mais carismáticas, o calor humano passa longe de O Perfeito David, mas essa possível frieza sentida pelo espectador na sua relação com essas figuras só demonstra como o realizador concebeu uma obra extremamente autoral que não joga para a plateia ou cede a caprichos industriais, mas sim a um projeto artístico muito bem executado.


Cotação



Título original: El perfecto David
Ano: 2021
Integra a "Competição Novos Diretores" da 45ª Mostra de São Paulo
Disponível na Mostra Play
Direção: Felipe Gómez Aparicio
Roteiro: Felipe Gómez Aparicio, Leandro Custo
Elenco: Mauricio De Yorio, Umbra Colombo, Diego Starosta, Pablo Staffolarini, José Luis Sain. 



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 45ª Mostra SP: O Perfeito David
45ª Mostra SP: O Perfeito David
https://1.bp.blogspot.com/-x5ZTWL8m8FY/YXgAx1DUHBI/AAAAAAAAfc0/ROTyVEEsq0Ey91nElwLprMnfvQKHygKTwCLcBGAsYHQ/w400-h231/o%2Bperfeito%2Bdavid.png
https://1.bp.blogspot.com/-x5ZTWL8m8FY/YXgAx1DUHBI/AAAAAAAAfc0/ROTyVEEsq0Ey91nElwLprMnfvQKHygKTwCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h231/o%2Bperfeito%2Bdavid.png
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2021/10/45-mostra-sp-o-perfeito-david.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2021/10/45-mostra-sp-o-perfeito-david.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código