Pelo drama Listen, co-produção Portugal e Reino Unido, a cineasta Ana Rocha de Sousa levou prêmios importantes na edição de 2020 do Festival de Veneza, um de melhor estreia e uma premiação do Júri. O drama conta a história de um casal de imigrantes portugueses no Reino Unido que corre o risco de perder os três filhos depois que o Serviço Social bate em sua porta e alega que as crianças estão sofrendo maus tratos dos pais.
Uma sucessão de eventos leva o casal Bela e Jota a esse lugar. A situação financeira da família começa a ficar apertada e a filha do meio, com problemas de audição, tem o seu aparelho quebrado e começa a apresentar alguns hematomas nas costas. Quando as crianças são levadas dos pais, o longa de Sousa passa a se dedicar ao drama dessa família e à solução que Bela e Jota encontram para reaver os filhos. Eles contam com a ajuda de uma assistente social inglesa que trabalha na clandestinidade. A ideia dela é que diante da falta de alternativas da legislação local, Bela e Jota retornem para o país de origem às escondidas com as crianças.
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O drama de Ana Rocha de Sousa é uma crítica direta a onda conservadora na Europa pós-Brexit que escancarou a xenofobia, implementando políticas públicas nada amigáveis com imigrantes como os protagonistas dessa história. Listen "desromantiza" todo o ideário da vida do estrangeiro em países ricos da Europa, trazendo no lugar da utópica "terra das oportunidades" uma realidade hostil e repleta de dificuldades. Assim, os protagonistas do filme passam a ter problemas maiores do que aqueles que os fizeram sair de Portugal.
As dificuldades de comunicação do casal central, que já perdeu a habilidade de expressar afeto e de se entender diante de uma realidade tão opressora é um ponto forte do longa. Com os nervos à flor da pele, Bela e Jota, que ainda gostam um do outro, tem que encontrar uma forma de se harmonizar novamente e o processo é bastante complicado. A dinâmica ríspida entre os dois vai cedendo espaço à retomada da cumplicidade e é nessa jornada que as interpretações de Lúcia Moniz e Ruben Garcia são o ponto alto do filme. O atores funcionam muito bem juntos, sempre em tom colaborativo.
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Há momentos nos quais Listen carrega um pouco no drama, fazendo com que sua crítica social por vezes ande em círculos com discursos de uma nota só e seja sufocada pelas reações emocionais dos personagens diante da situação. Em outros, porém, curiosamente por essa mesma via, a cineasta recupera o fôlego e consegue engajar o espectador na situação delicada das suas protagonistas, fazendo um retrato muito humano delas. Assim, a diretora conjuga um olhar clínico para questões sociais com um grande domínio no melodrama. Tendo em vista que Listen é sua estreia em longas, a gente só pode esperar um amadurecimento dessa equação muito bem-vinda no cinema e que, por preconceito tolo com gêneros cinematográficos, poucos diretores estão abertos a empreender.
Cotação
Título original: Listen
Ano: 2021
Integra a "Perspectiva Internacional" da 45ª Mostra de São Paulo
Direção: Ana Rocha de Sousa
Roteiro: Ana Rocha de Sousa, Paula Vaccaro e Aaron Brookner
Elenco: Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, James Felner, Kiran Sonia Sawar.
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