Alfre Woodard entrega atuação poderosa em 'Clemency'

Após uma indicação ao Oscar em 1985 na categoria melhor atriz coadjuvante pelo seu desempenho em Retratos de uma Realidade de Martin Ritt, Alfre Woodard teve o destino de muitas de suas colegas. Pontualmente surgiu em produções como as séries Star Trek e Desperate Housewives longas como 12 Anos de Escravidão e Annabelle, mas nada que repetisse o feito da sua estreia na temporada de prêmios. 

O drama Clemency teve o potencial de trazer os holofotes de volta para Alfree Woodard, tendo sido elogiada em diversos festivais pelos quais o filme passou, mas infelizmente não conseguiu fazer frente à máquina publicitária que garantiu o êxito de suas concorrentes a uma indicação aos prêmios de melhor atriz. Apesar disso, Alfre Woodard não decepciona no drama, entregando uma atuação não menos que visceral que dá outro valor a Clemency, um filme que nem sempre compensa o público com uma história bem resolvida. 

Woodard interpreta uma burocrata responsável pelo "corredor da morte" que começa a avaliar as consequências de sua função. Bernadine Williams, personagem da atriz, tenta manter o controle da situação, estabelecendo um certo distanciamento emocional das condenações a morte da maioria dos presos cujos casos acompanha, mas em certo momento fica inevitável para a protagonista avaliar sua função. 

Bernadine lida diariamente com uma atividade que a coloca na delicada situação de acompanhar de perto o desespero dos condenados e seus familiares, que lhes suplicam por uma segunda chance, mas no fim das contas ela acaba podendo fazer muito pouco por todos. A sucessão de situações como esta no cotidiano da protagonista a levam a uma situação de completo desgaste mental em um terceiro ato catártico, responsável por um momento memorável de Woodard nas telas, que interpreta essa personagem com firmeza e controle e desconstrói toda essa casca para conseguir expressar enfim gradualmente sua empatia. É uma interpretação linda de se acompanhar na tela. 


Quem também tem um ótimo desempenho no drama é Aldis Hodge, intérprete de um dos principais condenados a pena de morte na história. Há uma fúria manifesta pela injustiça e uma integridade que o ator consegue manter durante toda a sua aparição no filme. É uma pena que o roteiro de Chinonye Chukwu não consiga encontrar muito o timing da sua história, demorando excessivamente para expor conflitos e os temas centrais da sua obra. O longa conta com uma direção interessante e que intervém muito pouco, o que confere uma sobriedade bem-vinda ao trabalho, mas fica evidente como uma "enxugada" na trama faria bem para a trama. 

Apesar de todos os defeitos e de, por vezes, a morosidade de Clemency fazer a experiência de acompanhar Clemency até o fim ser penosa, os momentos finais de Alfre Woodard no longa são magnéticos e demonstram todo o potencial da atriz, infelizmente desperdiçada na indústria dos anos de 1980 para cá. Alfree Woodard entrega densidade em sua interpretação e surpreende o espectador com sua performance extremamente técnica e comprometida com a composição traçada para a sua personagem desde o princípio. Resultados como esse deveriam abrir diversas "portas" para uma profissional do seu calibre, mas ao que tudo indica Clemency será um caso isolado em sua recente filmografia.  


Clemency, 2019. Dir.: Chinonye Chukwu. Roteiro: Chinonye Chukwu. Elenco: Alfre Woodard. Aldis Hodge, Richard Schiff, Wendell Pierce, Danielle Brooks, Michael O'Neill, Richard Gunn, LaMonica Garrett, Vernee Watson. Disponível no Google Play e Looke, 112 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,2,Crítica,313,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Ensaios e Artigos,11,Entrevista,2,Extras,9,Listão,26,Matéria Especial,26,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,25,Resenhas,82,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Alfre Woodard entrega atuação poderosa em 'Clemency'
Alfre Woodard entrega atuação poderosa em 'Clemency'
https://1.bp.blogspot.com/-oSd-QS58SL0/X3xeWRMnIUI/AAAAAAAAe9U/vhfO3XcGXmoYTwBasg8fX0zalfpBPVlTwCLcBGAsYHQ/w400-h229/Clemency2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-oSd-QS58SL0/X3xeWRMnIUI/AAAAAAAAe9U/vhfO3XcGXmoYTwBasg8fX0zalfpBPVlTwCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h229/Clemency2.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2020/10/alfre-woodard-entrega-atuacao-poderosa.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2020/10/alfre-woodard-entrega-atuacao-poderosa.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código