'Superman: Entre a Foice e o Martelo' leva mitologia DC para a Guerra Fria



Em mais um esforço de adaptar alguns dos clássicos no catálogo de HQs da DC Comics, a divisão de animação da Warner que tem cuidado dos títulos do selo traz para o público Superman: Entre a Foice e o Martelo, de Mark Millar e publicada como minissérie em 2003. A ideia da HQ era reimaginar a mitologia dos super-heróis da DC Comics no cenário da Guerra Fria, introduzindo ao público uma versão soviética do Superman. 

Superman: Entre a Foice e o Martelo é um dos clássicos da editora e sua versão animada segue com a mesma qualidade do material original. Um dos pontos altos dessa história é saber reescrever um momento importante da história da humanidade - e, consequentemente, vislumbrar todas as possíveis consequências futuras dos seus eventos - inserindo todo o seu catálogo de super-heróis que, ao mesmo tempo, se adaptam a esse novo contexto, mas também preservam suas principais características. 


Assim, temos o mesmo Superman com senso de justiça e retidão de caráter que conhecemos, mas a adaptação imagina como seria a trajetória desse personagem caso tivesse sido manipulado pelo governo soviético e tivesse tomado a frente do comunismo. Nesse universo, o Batman se transforma em um terrorista opositor do Superman impulsionado pelo mesmo trauma da morte dos pais em sua infância e investido no propósito de promover o caos. Enquanto isso, Diana Prince, a Mulher Maravilha, atua como uma diplomata tentando aparar as arestas entre Superman de um lado e Lex Luthor, líder americano e defensor ferrenho do capitalismo, do outro. Nesse meio tempo, Superman: Entre a Foice e o Martelo ainda insere dentro desse contexto a tropa dos Lanternas Verde, Brainiac etc.

Essa capacidade de preservar a mitologia DC e, ao mesmo tempo, reinventá-la para servir ao propósito de narrar um importante episódio histórico e traçar um incisivo discurso político sobre o tema conferem excelência a um material que acaba repetindo o êxito em sua versão animada. O filme ainda confere múltiplas camadas às suas personagens, fazendo questão de pontuar traços dúbios mesmo em uma figura que ainda aqui preserva sua inspiração heroica como o Superman. A qualidade técnica da animação segue os melhores trabalhos da Warner com o catálogo da DC, prezando pela plasticidade e inventividade na composição dos seus planos e ainda por conferir dinamismo às suas empolgantes cenas de ação.

 Seguramente, Superman: Entre a Foice e o Martelo é um dos melhores, mais corajosos e adultos trabalhos do estúdio com os personagens da DC. O filme adapta muito bem e de maneira muito concisa o seu material de origem e consegue trabalhar com organicidade e complexidade uma trama com tantos personagens e vias de leitura. 


Superman: Red Son, 2020. Dir.: Sam Liu. Vozes de: Jason Isaacs, Amy Acker, Diedrich Bader, Vanessa Marshall, Phil Morris, Paul Williams, Greg Chun, Phil LaMarr, Jim Meskimen, Sasha Roiz, William Salyers. Google Play, 84 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,267,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Superman: Entre a Foice e o Martelo' leva mitologia DC para a Guerra Fria
'Superman: Entre a Foice e o Martelo' leva mitologia DC para a Guerra Fria
https://1.bp.blogspot.com/-lGSspNg65ec/XtmuI_yxndI/AAAAAAAAd68/h-SQTHbOs-8jk0twx-QR7u9B3RT-f7ImQCK4BGAsYHg/w400-h229/Superman%2BEntre%2Ba%2Bfoice%2Be%2Bo%2Bmartelo_____.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-lGSspNg65ec/XtmuI_yxndI/AAAAAAAAd68/h-SQTHbOs-8jk0twx-QR7u9B3RT-f7ImQCK4BGAsYHg/s72-w400-c-h229/Superman%2BEntre%2Ba%2Bfoice%2Be%2Bo%2Bmartelo_____.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2020/06/superman-entre-a-foice-e-o-martelo.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2020/06/superman-entre-a-foice-e-o-martelo.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código