A Despedida é um filme peculiar pela proximidade da história da sua diretora Lulu Wang com a trama da imigrante chinesa que sai dos EUA e retorna a seu país de origem para acompanhar aqueles que seriam os últimos dias da sua avó, portadora de um câncer em estágio terminal. Também roteirista do longa, Wang trouxe para as telas parte da sua relação com sua nai nai (como eles chamam avó em mandarim) e o choque cultural que o enfrentamento de temas como a morte sempre trazem no diálogo entre as perspectivas ocidentais e orientais sobre o assunto.
Wang faz de A Despedida uma narrativa sobre o choque cultural de uma jovem chinesa há anos nos EUA interpretada por Awkwafina (de Oito Mulheres e um Segredo e Podres de Ricos) e parte da sua família que acabou ficando na China. Ao longo da história, o grupo de personagens discordam e lidam com a incompreensão sobre a manutenção do sigilo no que diz respeito ao diagnóstico da nai nai.
Ao longo de A Despedida, é interessante perceber como Lulu Wang conseguiu conciliar os diversos interesses do longa. Ao mesmo tempo em que A Despedida é uma imersão nessa junção cultural e consegue dimensionar seu tema tanto pela perspectiva dos chineses "americanizados" e seus sentimentos de "despatrialização", já que acabam "não pertencendo" a nenhum dos dois territórios, consegue trazer um olhar ocidental cheio de empatia para a cultura oriental, algo que possivelmente só consegue pelo vínculo da realizadora com essa ramificação da sua árvore genealógica.
O longa também consegue ser um drama sensível, capaz de construir arcos complexos e cheios de introspecção para suas protagonistas, o que arranca dos seus atores, sobretudo Awkwafina e a adorável Shuzhen Zhao (a nai nai da família), que têm desempenhos repletos de nuances sugeridas em detalhes. Nesse sentido, A Despedida acaba se tornando terreno fértil para Wang exercitar com poesia e plasticidade os momentos de emoção mais singelas do filme, explorando com elegância cada um dos sentimentos que a história sugere, sem grandiloquência no uso de recursos à moda chinesa.
Assim, o que temos ao final da jornada de Billi (Awkwafina) é um processo de reconhecimento de si através da refamiliarização com suas origens. Lulu Wang traça toda essa trajetória com bastante propriedade e apreço aos traços mais humanos dos seus personagens. A Despedida também é uma bela reverência aos antepassados e à importância de valorizar cada momento, o mais banal possível, com eles.
The Farewell, 2019. Dir.: Lulu Wang. Elenco: Awkwafina, Shuzhen Zhao, X Mayo, Tzi Ma, Diana Lin, Yang Xuejian, Aoi Mizuhara, Xiang Li, Hongli Liu, Shimin Zhang. Disponível no Locke, 100 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS