Um Crime para Dois é a típica comédia que insere um casal comum em uma situação completamente destoante da rotina deles. Os personagens interpretados por Issa Rae e Kumail Nanjiani estão casados faz algum tempo e passam por uma crise no relacionamento. Eles estão prestes a terminar a união quando acabam envolvidos em um assassinato com potencial de conexão da autoria do crime a ambos. Nesse momento, o casal se une para tentar provar a inocência em uma jornada que os levarão a criminosos e a uma sociedade secreta.
O filme de Michael Showalter (o mesmo do excelente Doentes de Amor, também protagonizado por Nanjiani) é uma variação pouco inventiva de longas do gênero que tem como alicerce o ótimo timing para a comédia da sua dupla principal. De talento comprovado em materiais como as séries Insecure (Issa) e Sillicon Valley (Nanjiani), o casal principal de Um Crime para Dois traz uma naturalidade muito benéfica para a dinâmica da longa e incomum DR que o filme se transforma. Há nos dois uma disposição para arrancar o cômico de situações e não de estereotipias aplicadas a seus personagens, como ocorre em muitos exemplares.
É curioso, entretanto, perceber como Showalter, que teve tanta habilidade para tirar da comédia romântica Doentes de Amor insights inteligentíssimos sobre choques culturais, não conseguiu explorar a acidez potencial para o comentário social que o filme tinha em mãos - mas também lá ele contava com roteiristas melhores do que aqui. Ocasionalmente tirando um sarro pelo fato dos seus protagonistas representarem grupos sociais comumente vítimas de injúria, o longa não consegue (ou não quer) explorar o potencial cômico e a ironia dessa situação na sua trama.
No lugar da comédia através do comentário social (algo que parece perscrutar o filme vez ou outra, como no momento em que os protagonistas são flagrados na cena do crime ou quando são pegos pela polícia), Um Crime para Dois se alicerça em situações de comicidade já exploradas em outros títulos e que soam rasas demais para o potencial das suas estrelas, entre elas, o fato da personagem de Issa Rae utilizar durante parte do longa uma roupa de unicórnio ou da dupla cair por acaso em uma grande orgia sexual. Esse tipo de truque para extrair riso está mais do que batido e infelizmente é o caminho que Um Crime para Dois prefere seguir. E convenhamos que colocar Issa e Kumail nesse tipo de comédia genérica é um completo desperdício ou mesmo desserviço.
The Lovebirds, 2020. Dir.: Michael Showalter. Roteiro: Aaron Abrams, Brendan Gall e Martin Gero. Elenco: Issa Rae, Kumail Nanjiani, Anna Camp, Moses Storm, Kyle Bornheimer, Aaron Abrams, Catherine Cohen, Kenneth Bryan. Disponível na Netflix, 86 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS