Responsável por títulos como Estranhos no Paraíso, Flores Partidas e Paterson, Jim Jarmusch é um dos nomes americanos mais celebrados no circuito de festivais europeu. Com Os Mortos não Morrem, Jarmusch se aventura mais uma vez em um gênero não tão prestigiado historicamente por essas instâncias de consagração de elite, o cinema de horror. Se em Amantes Eternos o realizador trazia uma história sobre vampiros, agora o cineasta quer deixar registrado na sua filmografia o seu filme sobre zumbis.
Os Mortos não Morrem conta com toda uma cartela reverencial a uma iconoclastia do gênero, com direito a menção a seus filmes e personagens, e toca em questões alegóricas centrais desse tipo de cinema ao estabelecer um paralelo entre as condições dos mortos vivos e da nossa sociedade de consumo. Na história, a Terra é vítima de um evento bizarro e os mortos de uma cidadezinha americana mexem com com sua rotina bucólica.
Jarmusch acerta no tom da trivialidade que a bizarra situação de um ataque zumbi provoca em uma comunidade pacata e que preza pela monotonia e simplicidade no cotidiano. O realizador coloca no centro das suas ações um trio de policiais interpretados por Bill Murray, Adam Driver e Chloe Sevigny que, possivelmente, pela primeira vez na vida têm que enfrentar uma situação realmente perigosa em suas rondas. Ao mesmo tempo, o filme dá oportunidade para um mosaico de personagens interessantes dar as caras como a administradora samurai do necrotério adepta do budismo (e que, posteriormente, revela uma outra identidade) interpretada por Tilda Swinton, um aficionado por cultura pop que toma conta do balcão de uma loja de conveniências vivido por Caleb Landry Jones, além de participações ilustres de Iggy Pop, Steve Buscemi, Selena Gomez e Tom Waits.
Jarmusch poderia fazer algo a mais que o protocolo dos filmes zumbis costumam cumprir, sobretudo nas suas metáforas? Poderia, mas ele entrega um exemplar do gênero cheio de momentos divertidos e que agradam aos fãs desse tipo de história de terror com humor e bastante ironia. É um exemplar na carreira do cineasta que não conseguimos classificar como um dos seus melhores momentos, mas está longe de ser tão ruim ou mesmo morno quanto foi alardeado desde o Festival de Cannes do ano passado, onde abriu as atividades da mostra competitiva.
The Dead don't Die, 2019. Dir.: Jim Jarmusch. Roteiro: Jim Jarmusch. Elenco: Bill Murray, Adam Driver, Chloe Sevigny, Tilda Swinton, Caleb Landry Jones, Selena Gomez, Steve Buscemi, Iggy Pop, Tom Waits, Donald Glover, RZA, Rosie Perez. Disponível no Net Now e no Google Play, 104 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS