'Resgate' ganha mais quando se concentra na sua ação


Joe e Anthony Russo fizeram seus nomes na Marvel com filmes como Capitão América: Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil e com os mega-eventos Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Baseado na HQ CiudadResgate é o primeiro projeto com o nome da dupla nos créditos na Netflix, tendo Joe Russo como roteirista e ambos creditados como produtores. Trata-se de um filme de ação sem grandes ambições que pretende ser o start dos voos da dupla longe da tutela da Marvel Studios. 

Na direção do projeto está Sam Hargrave, que atuou como coordenador de dublês das cenas de ação dessas produções dos Russo para a Marvel, uma escolha bem estratégica no caso já que Resgate depende muito das suas sequências de ação. Em Resgate, toda uma problemática geopolítica que envolve a Índia e seu crime organizado é pano de fundo para o seu plot. Nada que os estadunidenses não adorem fazer quando o assunto é o "terceiro mundo". Esse contexto é acessório para o propósito eminentemente escapista da produção.  

O longa conta a história do filho adolescente de um chefão do crime indiano preso. O garoto é sequestrado pelo grupo rival do pai e também passa a ser cobiçado por grupos da polícia local. O australiano Chris Hemsworth interpreta um caçador de recompensas responsável pelo resgate do garoto dando uma "forcinha" para os Russo enquanto cimenta seu nome como protagonista no gênero. 


Resgate não tem o ímpeto de desenvolver mais a sua trama para além da missão do personagem de Hemsworth, tendo um esquema bastante simples de dinâmica da sua trama. No filme, o espectador basicamente acompanhará esse protagonista se desvencilhando de uma série de obstáculos que se colocam no seu caminho, entre eles a própria arquitetura da cidade, uma gangue de garotos armados e um funcionário de alta confiança do pai do menino sequestrado. Toda a dinâmica de fuga do herói de ação relutante dessa história é conduzida por recursos que tornam as cenas verdadeiramente eletrizantes, entre eles, os planos sequência e o cuidado com o qual esses momentos são ensaiados.  

Dentro desse esquema, a direção de Hargrave "cai como uma luva" e oferece ao projeto aquilo que ele deveria trazer como excelência. Toda a ação de Resgate é muito bem conduzida, inclusive,  remetendo o espectador à crueza coreografada de Capitão América: Soldado Invernal, o melhor título da Marvel Studios e o mais certeiro nesse quesito. 

Há um final ambíguo que tenta fazer de Resgate algo mais sofisticado do que ele realmente é. Isso é um traço incomodo do filme, assim como a sugestão de um vínculo emocional mais forte entre a figura sisuda e atormentada pela culpa de Hemsworth com o garoto tutelado, algo jamais trabalhado a contento no longa, mas ainda assim aparece como trunfo no final da narrativa.


Extraction, 2020. Dir.: Sam Hargrave. Roteiro: Joe Russo. Elenco: Chris Hemsworth, Rudhraksh Jaiswal, David Harbour, Golshifteh Farahani, Randeep Hooda, Pankaj Tripathi, Shivam Vichare, Piyush Khati. Disponível na Netflix, 116 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,267,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Resgate' ganha mais quando se concentra na sua ação
'Resgate' ganha mais quando se concentra na sua ação
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkroNIlXOCbPm4VQl14gCWSKYFIspfS2veoD4xmHtPGAud7AGt5T14cn99A7tvzAo9zsyp27UtxcSvQAOpkyiOt2HOmEO39VmwmPxC8E1s0BKwf3QMZR8o8kGeAGEsvDd0KYlA2fGJTEDE/s400/Resgate__.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkroNIlXOCbPm4VQl14gCWSKYFIspfS2veoD4xmHtPGAud7AGt5T14cn99A7tvzAo9zsyp27UtxcSvQAOpkyiOt2HOmEO39VmwmPxC8E1s0BKwf3QMZR8o8kGeAGEsvDd0KYlA2fGJTEDE/s72-c/Resgate__.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2020/04/resgate-netflix.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2020/04/resgate-netflix.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código