A empatia por adultos destruídos em 'Um Lindo dia na Vizinhança'


Fred Rogers não é uma figura muito conhecida no Brasil, mas teve uma legião de fãs nos EUA. Rogers se transformou em ícone da cultura pop ao apresentar um programa infantil matutino na TV aberta americana, tornando-se ídolo por diversas gerações. Um Lindo dia na Vizinhaça da diretora Marielle Heller, a mesma de Poderia me Perdoar?, é baseado em uma matéria da Esquire escrita por Tom Junod. O texto era um perfil de Rogers que, na verdade, acabou se mostrando mais um relato pessoal do jornalista sobre a superação da sua depressão. 

Heller toma a melhor das perspectivas quando o assunto é esse tipo de narrativa centrada em figuras célebres. No lugar de tentar dar conta de todos os episódios da vida do seu biografado a fim de dimensionar sua personalidade e impacto cultural, Heller faz um recorte preciso e constrói o seu retrato sobre Fred Rogers a partir do impacto de suas ações na vida do jornalista da Esquire, aqui chamado de Lloyd Vogel. Interpretado por Matthew Rhys, Vogel é um homem com depressão que não consegue perdoar o pai por ter abandonado sua mãe. O convívio com Rogers faz Lloyd ter contato com uma outra forma de encarar seus problemas emocionais.


Ao longo de Um Lindo dia na Vizinhança, Heller toma uma série de decisões interessantes na condução da sua narrativa, como a de incluir elementos de metalinguagem, fazendo com que a história de Lloyd seja contada como um episódio especial do programa de Rogers. O filme tematiza conflitos de família, depressão e infância com uma espontânea abertura para o melodrama que torna tudo ainda mais doce a caloroso, construindo relações e desenlaces. Isso tudo contribui na concepção de uma atmosfera narrativa que está sempre à serviço do retrato que a diretora faz de Fred Rogers. O legado, a personalidade e a filosofia de vida de Rogers são lembrados e reverenciados pela diretora a partir da conciliação entre Lloyd e seu pai. 

Para completar o quadro de predicados, Um Lindo dia na Vizinhança ainda conta com Tom Hanks como Fred Rogers, uma interpretação conduzida com maestria pelo ator. Em um daqueles casos impecáveis de escalação, Hanks personifica a natureza nobre de Rogers com muita facilidade. Matthew Rhys tem ótimos momentos como o jornalista da Esquire e Chris Cooper também está muito interessante na pele do pai negligente do protagonista. 

Um Lindo dia na Vizinhança é outro título primoroso na filmografia de Marielle Heller, diretora que se destaca como um dos nomes mais promissores da atual safra. O longa apresenta muitos predicados e retrato afetuoso que Hanks faz de Rogers, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, inclusive, é só uma cereja no delicioso "bolo de chocolate" que a realizadora tem a oferecer com esse belo drama.  


A beautiful day in the neighborhood, 2019. Dir.: Marielle Heller. Roteiro: Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster. Elenco: Matthew Rhys, Tom Hanks, Chris Cooper, Susan Kelechi Watson, Tammy Blanchard, Maryann Plunkett, Enrico Colantoni, Wendy Makkena. Sony, 109 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,270,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: A empatia por adultos destruídos em 'Um Lindo dia na Vizinhança'
A empatia por adultos destruídos em 'Um Lindo dia na Vizinhança'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSf6Xafk-fMBcUoE80io0bcL637ETnRtTvIN6FdAax60JcsLuEwiKJjU6-IxEdsBF0zntFQ8oulxwqp4cRyujIma6Hmr9BGzWJ-bCIp7t0gZ8YOqf2iAPSFnAQsrcMia2eaLY2RYWaWkPy/s400/Um+Lindo+dia+na+Vizinhan%25C3%25A7a.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSf6Xafk-fMBcUoE80io0bcL637ETnRtTvIN6FdAax60JcsLuEwiKJjU6-IxEdsBF0zntFQ8oulxwqp4cRyujIma6Hmr9BGzWJ-bCIp7t0gZ8YOqf2iAPSFnAQsrcMia2eaLY2RYWaWkPy/s72-c/Um+Lindo+dia+na+Vizinhan%25C3%25A7a.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2020/02/um-lindo-dia-na-vizinhanca.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2020/02/um-lindo-dia-na-vizinhanca.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código