Assim que o trailer de Sonic: O Filme foi lançado no ano passado, toda uma comoção foi gerada no público que desaprovava o visual do protagonista do longa criado pela equipe de efeitos visuais do projeto. E as torcidas de nariz se justificavam. Na primeira versão do projeto, o Sonic era uma criatura esquisita humanóide musculosa. Dada a onda de reprovação, a equipe do projeto adiou sua estreia e optou por uma tentativa de conter danos futuros, repaginando o visual do personagem ao substitui-lo por uma versão mais "fofinha".
A decisão foi uma das mais acertadas, afinal, definitivamente, soaria esquisito ter aquela versão no projeto que estamos assistindo hoje. Não fosse essa repaginação emergencial, certamente o projeto, que já não é nada singularmente marcante, tinha tudo para ser um verdadeiro colapso cinematográfico. Como está, evita a bizarrice técnica (olá, Cats) e peca apenas pelo teor genérico da sua narrativa.
Sonic tenta construir um universo próprio adaptado de referências dos games e consegue, em certa medida, criar algo minimamente consistente. A trama do filme é a mesma de um cem número desses projetos que visam apenas lucrar com esses símbolos da cultura pop que não se sustentam em uma narrativa mais consistente em sua mídia de origem. Como fora criado sob o selo Sega, o Sonic não inspira nenhuma narrativa minimamente relevante e cabe aos roteiristas criá-la. Porém, no lugar, o que eles fazem é o que se vê aplicado a uma meia dúzia desses títulos caça-níqueis baseados nesses personagens animados, tornando o filme completamente "bobinho" com sua trama ingênua e sem personalidade.
A premissa central versa sobre a amizade do Sonic, um alienígena solitário na Terra, e um humano de bom coração, o oficial rodoviário interpretado por James Marsden. O que poderia ser o "ás na manga" do longa, a participação de Jim Carrey como o vilão Robotnik, é mera perfumaria. Carrey é menos aproveitado do que poderia em cena e só assume o visual mais cartunesco do personagem no finalzinho do filme, soando como uma espécie de aperitivo para futuras continuações.
Sonic, the Hedgehog, 2020. Dir.: Jeff Fowler. Roteiro: Joshua Miller. Elenco: James Marsden, Jim Carrey, Tika Sumpter, Neal McDonough, Adam Pally, Michael Hogan, Natasha Rothwell, Malik Bentalha. Paramount, 109 min.
COMENTÁRIOS