Adam Sandler tem uma carreira marcada por pontos baixíssimos, mas também por picos isolados de brilhantismo bruto. Ele é capaz de estrelar as comédias mais rasteiras e chulas como Cada um tem a gêmea que merece, mas também firma parcerias memoráveis com diretores do calibre de Paul Thomas Anderson e Noah Baumbach, entregando performances não menos que brilhantes. Joias Brutas é um dos casos do segundo grupo, trazendo Sandler dirigido por Ben e Josh Safdie, a mesma dupla que conduziu o ótimo Bom Comportamento, que também ficou marcado por trazer uma interpretação bem calibrada do seu protagonista Robert Pattinson.
Em Joias Brutas, Adam Sandler vive um joalheiro que se vê encurralado por toda sorte de problemas quando resolve faturar alto com uma pedra valiosa que para em suas mãos. Viciado em jogos de azar, o personagem faz uma aposta alta e cria uma dívida monstruosa que logo enxerga como um grande problema difícil de resolver.
Com Joias Brutas, os Safdie exploram mais uma vez aquela atmosfera scorsesiana nas ruas de Nova York com personagens que possuem uma certa elasticidade moral - curiosamente, desta vez, Martin Scorsese assina a produção do filme da dupla. Os diretores desenvolvem em uma crescente a teia de relações complicadas e negócios escusos da vida do seu protagonista Howard Ratner, jogando-o no olho de um furacão. Ao longo da narrativa, Ratner é pressionado por todos os lados, tem seus limites testados, equilibrando-se em uma corda bamba na qual não pode cometer o menor dos vacilos sob pena da irreversibilidade dos seus efeitos.
Conforme vai sendo cobrado pela sua família, namorada e pelos grupos com os quais tem dívidas (de mafiosos a astros do esporte), Ratner vai tendo seus nervos testados e nesse momento Sandler brilha e faz de Joias Brutas um dos solos mais brilhantes e enérgicos da sua carreira. Os Safdie são muito bons, estabelecem um jogo de tensão muito bem construído e sabem contar uma trama tão intrincada quanto aquela presente no roteiro do projeto, mas a maneira como Sandler transforma Howard Ratner em um sujeito inebriado por aquele universo é das coisas mais magnéticas que ele já fez em toda a sua carreira.
Uncut Gems, 2019. Dir.: Josh Safdie e Bennie Safdie. Elenco: Adam Sandler, Lakeith Stanfield, Tommy Kominik, Julia Fox, Pom Klementieff, Idina Menzel, Jonathan Aranbayev, Jacob Igielski, The Weeknd. Disponível na Netflix, 135 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS