A busca pelo tom de verdade nas relações em 'História de um Casamento'


por Enoe Lopes Pontes

Logo nos primeiros minutos do filme é possível descobrir como as personagens principais da obra se enxergam. O tema do seu enredo também é rapidamente descoberto. O que vem depois são as consequências do que já se é anunciado desde o início. Este é um longa sobre divórcio. As derrotas e sensações ruins podem ser logo previstas. O que, talvez, o espectador não consiga antecipar é a profundidade da visão sobre as relações humanas que o diretor e roteirista Noah Baumbach alcança.

São quase palpáveis as dores e mágoas performadas em cena. Em grande parte, isto se dá pelas atuações de Scarlett Johanson (Ela) e Adam Driver (Infiltrado na Klan), que evocam silêncios e olhares cruzados e opostos quando as situações são tristes ou constrangedoras demais. Mas, também são os movimentos de câmera, como o tracking shot* na sequência do encontro de Nicole (Johanson) e Nora (Laura Dern). Isto aproxima o espectador da realidade que está sendo mostrada e passa uma sensação maior de realismo, que também pode engrandecer a empatia e conexão com as personagens mostradas, o que contribui para o que Baumbauch quer transmitir.

No entanto, apesar da obra tentar causar a impressão de que mostra os dois lados da moeda de um relacionamento, resta também uma sensação de flerte com uma justificativa do abandono parental. Há um discurso proferido por Nicole das injustiças e repressões que ela vivenciou durante os mais de oito anos de casamento. Além disto, sua libertação também é demonstrada em seu fenótipo, tonalidade vocal e gesticulação. 



Porém, ainda que a opressão de Charlie (Driver) seja posta, ela é colocada numa medida extremamente menor se comparada com as lamúrias e situações trágicas inseridas no caminho do protagonista. A única parte que alivia todo o recheio da projeção que e preenchido das peripécias e infortúnios da figura do ex-marido é o desfecho da trama que expõe o tamanho do ego e do egoísmo das figuras paternas que estão sempre imersos na cegueira em possuir seus desejos e certezas concretizados ao ponto de ignorarem tudo que há ao redor. Baumbach acerta ao concluir assim o seu roteiro.

Além disso, o filme também demonstra um cuidado extremo com os aspectos imagéticos, principalmente em temperaturas, tanto no figurino como na direção de arte. As amarras de Nicole estão no verde piscina que está nas roupas da mãe e na parede de seu antigo quarto e no preto que seu marido está sempre usando e no qual ela estava imersa na cena da companhia teatral dele. Nela própria, vê-se o vermelho mais terroso, que até está em seu tom de cabelo. À medida que a exibição avança, é possível perceber como as cores vão se tornando mais suaves, indo mais para um salmão. Estes detalhes revelam uma construção cuidadosa das personagens e das ambientações, dando um arremate para o resultado final.

No geral, História de um Casamento é uma produção bem realizada da Netflix, com interpretações bem construídas e uma direção cuidadosa, porém que deixa um amargor de engano quando se reflete sobre a maneira como é o seu discurso é posto, que deixa resquícios da visão masculina de Baumbach sobre as mulheres, a família e o mundo.


Marriage Story, 2019. Dir.: Noah Baumbach. Roteiro: Noah Baumbach. Elenco: Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern, Alan Alda, Ray Liotta, Merritt Wever, Wallace Shawn, Azhy Robertson, Mickey Sumner, Matthew Shear, . Disponível na Netflix, 136 min.

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: A busca pelo tom de verdade nas relações em 'História de um Casamento'
A busca pelo tom de verdade nas relações em 'História de um Casamento'
https://1.bp.blogspot.com/-ZOTUIsWYSy0/XfBM8jeoz_I/AAAAAAAAANo/BDN_pRI-uPwA9TdUN2B3DXKPpX7JtA4RwCLcBGAsYHQ/s400/Historia%2Bde%2Bum%2BCasamento.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ZOTUIsWYSy0/XfBM8jeoz_I/AAAAAAAAANo/BDN_pRI-uPwA9TdUN2B3DXKPpX7JtA4RwCLcBGAsYHQ/s72-c/Historia%2Bde%2Bum%2BCasamento.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/historia-de-um-casamento.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/historia-de-um-casamento.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código