'Frozen 2', de Jennifer Lee e Chris Buck


por Enoe Lopes Pontes

Frozen II traz a continuação da história da rainha Elsa (dublada por Idina Menzel) e sua irmã, a princesa Ana (voz de Kristen Bell). Com quase duas horas de projeção, a sensação que o filme traz é de má distribuição de ritmo, intensidade e progressão narrativa. Procurando um estilo e demorando a revelar o fio condutor da trama, a animação peca por demorar em engatar. Ainda assim, o resultado geral é uma produção que, no final das contas, consegue ser equilibrada e um tanto divertida.

A questão principal está na aparente indecisão do tipo de linguagem que será selecionada por Jennifer Lee (roteiro e direção) e Chris Buck (direção), pois a projeção horas parece um especial de final de ano, horas um longa de fato. Isto porque nos primeiros minutos do segundo Frozen é complicado saber qual será o foco de seu conteúdo, quando um tempo intenso de tela é usado para noite de jogos entre as personagens principais e reinteração de acontecimentos da obra anterior, mas nó não surge.

O constante fan service, inclusive, para de ser engraçado depois da terceira ou quarta citação apresentada. O único momento que poderia ser mantido é quando Olaf faz um resumo de tudo que já aconteceu com as irmãs até então, porque é engraçado e faz sentido dentro da exibição. Parte do mérito está para a dublagem feita por Fábio Porchat. Para os que vão ver dublado, a voz do ator para o boneco de neve é o ponto alto aqui. O tom corriqueiro dado ao texto com falas pesadas e sombrias remete a um estilo quase absurdista, de forma proposital, criando uma espécie de complexidade para ele, fugindo um pouco da sua planificação mostrada anteriormente.



Outro fator destacável é a qualidade que o enredo ganha quando começa a se aproximar de seu desfecho. No instante em que o público já sabe qual é o foco do filme, ele parece ganhar um fôlego e a protagonista passa a revelar amadurecimento e consciência de seus atos. O ritmo flui e tem-se ação e respiros equilibrados, porque os autores cessam as amarras que estavam colocando para no texto. Contudo, esse desenrolamento ocorre um tanto tarde e a finalização é abrupta. No ápice de suspensão, a solução chega instantaneamente e dispara-se para o encerramento.

Apesar das pontas desconexas – início que enrola e final que se apressa – a premissa da produção é justificável e não soa como uma forçação para a realização de uma continuação.  SPOILER Elsa, Ana e Olaf amadurecem e transformam Arandelle em um lugar mais coerente e que busca reparação por um passado injusto dos governantes anteriores. O triste é que Lee e Buck não fazem tudo isto de forma mais certeira e deixam a força que Frozen II poderia ter se esvair.



Frozen 2, 2019. Dir.: Jennifer Lee e Chris Buck. Roteiro: Jennifer Lee. Vozes de: Idina Menzel, Kristen Bell, Jonathan Groff, Josh Gad, Sterling K. Brown, Evan Rachel Wood, Alfred Molina, Martha Plimpton, Jason Ritter. Disney, 103 min. 

Assista ao trailer: 



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Frozen 2', de Jennifer Lee e Chris Buck
'Frozen 2', de Jennifer Lee e Chris Buck
https://1.bp.blogspot.com/-w0p8dogHFS8/XfquJ_nxW1I/AAAAAAAAAOU/Rj-As0cW43gbODp13ojiqTWjK-K4tGsZgCLcBGAsYHQ/s400/frozen%2B2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-w0p8dogHFS8/XfquJ_nxW1I/AAAAAAAAAOU/Rj-As0cW43gbODp13ojiqTWjK-K4tGsZgCLcBGAsYHQ/s72-c/frozen%2B2.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/frozen-2.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/frozen-2.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código