Construindo uma atmosfera pela luz em 'Doutor Sono'


por Hilda Lopes Pontes

Doutor Sono é a continuação da adaptação do livro de Stephen King O Iluminado e tem como diretor Mike Flanagan e diretor de fotografia Michael Fimognari. A escolha para a cinematografia foi feita por conta do trabalho de Fimognari em A Maldição da Residência Hill, marcado pela sua habilidade em construir uma atmosfera de horror.

Doutor Sono faz um jogo de luz e sombras por vezes muito demarcado, outras de maneira mais suave para reafirmar o caráter das personagens em tela. Existe uma tradução de quem são aquelas pessoas colocadas em cena a partir da luz.  Desde a primeira cena,  vemos  uma iluminação natural, mas que foi manipulada, pelo balanço de branco ou na pós, para atingir tons mais puxados para um cinza azulado, deixando o céu quase estourado e as personagens mais nas sombras. Esse efeito traça uma ambientação que desde o princípio do longa entende-se que aquelas pessoas ali mostradas são “vilões”.


Entre sombras e luz: as aparições da vilã de Rebecca Fergusson. 

Quando passamos para o protagonista vemos mais cenas internas. Então, começa a se perceber o trabalho de uma luz que se pretende parecer diegética. As cenas internas são sempre mais escuras e, aparentemente, iluminadas por objetos que estão dispostos em quadro ou de luzes do exterior que influenciam internamente.

O primeiro item muito usado no longa inteiro é o abajur.  A maioria das cenas internas são povoadas de abajures, pelo menos três, posicionados para a justificação da incidência da luz em certos lugares. A cor deles é sempre um âmbar alaranjado , contrastando com a arte que utiliza muito o azul. É como se a dualidade das ocasiões e do conflito interno do protagonista, estivesse representado visualmente. 
Isso torna possível que uma das interpretações possíveis para o filme é que o “shine”, o poder de Dany, representado pelas cores fortes, pelos tons de laranja que o cercam e o azul, é, às vezes, a tentativa de esconder esse brilho. 

A importância dos abajures nas cenas internas de Doutor Sono. 

Nota-se no quadro que há uma luz difusa que ilumina o plano inteiro e as luzes dos abajures são mais marcadas, ainda que não tão duras.  Essas luzes corroboram também com o mise-en-scène quando Dany caminha pelo quarto e vai usando cada parte dele em separado e a câmera acompanha, ele está sempre iluminado.  É como se essa luz sempre o acompanhasse, não deixasse de existir em sua vida.

É interessante também ressaltar a iluminação que, aparentemente, vem de fora das casas, nos locais onde Dany mora há sempre uma grande janela que ilumina o espaço e no hospital onde ele trabalha também. Assim, muitas das cenas têm luzes de postes que desenham no chão o cenário exterior. Por exemplo, em seu corredor há uma janela que se reflete no assoalho e, além do formato da mesma, vemos também árvores que se movem.

Outra cena com luz justificada é uma cena onde haverá o assassinato de uma criança num terreno abandonado. O local é quase todo escuro e os carros dos antagonistas estão em direção ao local de ação dos acontecimentos. Vemos um forte contra, que, unido à fumaça constrói quase um momento de espetacularização do sofrimento e casa bem com as emoções sentidas por aquelas pessoas que vivem da essência do corpo de crianças que só aparecem através do sofrimento das mesmas. Portanto, essa cena cria com sua luz, um tom macabro porque, além de tornar um momento extremamente doloroso em quase mágico, faz com que os vilões parecem ainda maiores, ainda mais assustadores.

Rituais macabros: Luzes que dimensionam a ameça dos seus vilões.

O filme consegue trazer uma atmosfera de um universo sombrio, onde o medo move por muito tempo a vida das personagens. A dualidade também é sempre presente e pode-se ver isso nas cores também: o que é ligado a um universo sombrio é azul, quando se quer falar dos iluminados ou como eles estão em risco ou oferecem risco, a luz tem mais tons laranja. Já Dany, tem uma mistura dos dois universos.

 Além disso, o uso da iluminação exterior, reconstrói a arte, no sentido que o que vem de fora, muitas vezes, toma forma em cena. A tentativa de sempre justificar de onde vem as luzes também é exitosa e traz uma integração entre as ações das personagens e o mise-en-scène.


O filme tem um proposta visual interessante e constrói bem sua proposta de fotografia o que, geralmente, se propõe em seu universo de filmes de horror, o que o mesmo termina pecando é em outro aspecto, o da construção de personagens e desenvolvimento do roteiro, deixando a obra perder sua potencialidade.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Construindo uma atmosfera pela luz em 'Doutor Sono'
Construindo uma atmosfera pela luz em 'Doutor Sono'
https://1.bp.blogspot.com/-B0tSOLLn4lQ/XfBOFyob2mI/AAAAAAAAAN4/ZUt8qRa_df0m3m72Fn9FVERw3zEjbRuvwCLcBGAsYHQ/s400/Doutor%2BSono.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-B0tSOLLn4lQ/XfBOFyob2mI/AAAAAAAAAN4/ZUt8qRa_df0m3m72Fn9FVERw3zEjbRuvwCLcBGAsYHQ/s72-c/Doutor%2BSono.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/construindo-uma-atmosfera-pela-luz-em.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/12/construindo-uma-atmosfera-pela-luz-em.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código