Os "recentes" acontecimentos da vida de Woody Allen o transformaram em persona non grata. Em meio à troca de acusações entre Allen, o filho Ronan Farrow e a ex-esposa do diretor, a atriz Mia Farrow, atores de Um Dia de chuva em Nova York, que estava sendo rodado em pleno movimento #metoo, como Timothée Chalamet e Rebecca Hall devolveram seus salários e a Amazon, responsável pela distribuição do longa, recuou em seu lançamento. Com a promessa de fortalecer laços com a Europa a fim de viabilizar a produção dos seus próximos filmes, um já está no gatilho, Um Dia de chuva em Nova York chega aos cinemas em 2019.
Na produção, Chalamet vive um estudante que acompanha sua namorada durante uma viagem a Nova York para entrevistar um famoso diretor de cinema. O casal passa por alguns desencontros durante um dia na cidade, topando com toda sorte de personagens que acabam fazendo-os enxergar de outra forma esse relacionamento.
Um Dia de chuva em Nova York pertence àquela leva de filmes satisfatórios do diretor, com seus personagens de sempre povoando uma história sobre outsiders. Chalamet é o alter-ego do diretor e roteirista, um dos mais novos que já estiveram nessa função. Como não poderia deixar de ser, um jovem protagonista com espírito velho, mergulhado na nostalgia daquilo que não viveu, repleto de inquietações sobre a sua geração e sobre os interesses mundanos. O ator está bem, assim como a maior parte dos integrantes desse elenco, destacando Elle Fanning, brilhante e magnética como a jovem jornalista Ashleigh, Liev Schreiber como o cineasta em crise e Selena Gomez como a personagem que instaura a crise no protagonista. A ideia de concentrar seus principais eventos em um dia em Nova York funciona para a narrativa, conferindo um ritmo próprio das ocasionalidades de um dia incomum.
O longa não chega a ser um lampejo de genialidade do cineasta, mas é uma comédia gostosa de assistir. Então, se o cinema do diretor e roteirista ainda o interessar, mesmo com toda essa turbulência em torno do passado nebuloso do artista, talvez valha a pena investir em mais essa "carta de amor" à cidade que tanto povoou o imaginário e a mítica de Woody Allen. Os tempos são outros, mas o cenário e os protagonistas são velhos conhecidos.
A Rainy Day in New York, 2019. Dir.: Woody Allen. Roteiro: Woody Allen. Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez, Jude Law, Diego Luna, Liev Schreiber, Rebecca Hall, Kelly Rohrbach, Cherry Jones, Griffin Newman, Will Rogers. Imagem Filmes, 95 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS